sábado, 28 de fevereiro de 2015

É Branco e dourado. Não, “péra”, é azul e preto.

O mistério que envolveu a internet ontem não tem nada mais do que a Ciência e a forma como nosso cérebro tenta ajudar a ler as informações do ambiente. Se você não sabe da história, veja a foto abaixo e diga de que cor que ela é.
Branco e dourado, não? Eu respondi isto pela primeira vez que vi a imagem. Mas parece que estamos errados. O vestido é azul e preto... Isto mesmo, azul e preto. Não ache que você está ficando louco, existe uma explicação plausível para que isto aconteça e a resposta está em nosso cérebro.
Esta imagem provoca na gente uma ilusão de ótica. Nós só enxergamos as coisas porque elas refletem a luz. Nossos olhos captam esta luz emitida pelos objetos. Os olhos somente captam, quem informa a qualidade da cor é o cérebro. A cor nada mais é do que a luz sendo emitida em diversas frequências (como você vê abaixo).
Um certo objeto tem qualidade de refletir determinadas cores, porém, o ambiente está imerso de uma diversidade incontável de luz em diferentes frequências. E como eu disse logo em cima, o olho capta tudo, mas o cérebro é quem toma as decisões sobre o que vemos. Assim, dependendo das condições em que foram tiradas as imagens, nosso cérebro tenta corrigir as interferências da luz no ambiente.
Para funcionar bem, o cérebro desconsidera algumas informações do ambiente e dá prioridade a outras. Isto é o que acontece com a imagem. Abaixo nós podemos ver uma modificação da foto original através do Photoshop feita pela revista Wired. O que acontece é a mesma coisa que acontece no nosso cérebro e por isso algumas pessoas dizem que o vestido é branco e dourado e outras azul e preto.
Existem dois tipos de pessoas nesta situação. Aqueles que mantém a atenção no dourado e assim, automaticamente, o cérebro julga que o que está próximo do dourado é branco. Porém, se você focar sua atenção no vestido, vai ver que ele não é branco. Ele é azul com faixas douradas. Mas se você prestar atenção no azul nesta foto, o que era dourado fica escuro, portanto, preto.
Ainda na mesma revista Wired, o neurocientista Jay Neitz, que estuda há 30 anos a diferença sobre como as pessoas enxergam a qualidade da cor, disse que esta situação saída do Tumblr é muito rara. A comoção entre as pessoas e também a zoeira que nunca termina deram a oportunidade de saber mais sobre como funcionamos.
A lição que fica é que nosso cérebro, apesar de ser um nível órgão patrão, para conseguir fazer tudo o que faz, precisa dar prioridades. Mas com um pouco de esforço podemos ver as duas situações e um mundo novo se revela em nossa frente. Abaixo a prova pixel a pixel da análise que revela: o vestido é azul e preto. Mas acho que ainda vai ter gente discordando... :]

Fonte: Biologia Total

Débora Bloch revela que já fez aborto: “Não tive nenhum arrependimento”

image

Débora Bloch revela que fez aborto quando tinha 20 anos (Divulgação/TV Globo)
Protagonista da próxima novela das 18 horas, “Sete Vidas”, que estreia no dia 09 de março, Débora Bloch, 51, fez uma revelação surpreendente em entrevista à edição do próximo mês da revista “Marie Claire”.
A atriz contou que fez um aborto há cerca de 31 anos. “Quando tinha uns 20 anos, engravidei sem querer de um namorado e abortei. Meu ginecologista me indicou uma clínica. Não tive nenhum arrependimento depois”, afirma.
Para a artista, é errado tratar o tema como se não existisse mesmo que às escondidas. “É hipócrita fingir que não existe porque não é legalizado, enquanto mulheres morrem em decorrência de abortos malfeitos”, explica.
Débora é mãe de Julia, 20, e Hugo, 17, frutos do casamento de 15 anos com o ex-marido, o chef de cozinha Olivier Anquier, 55.

ESTUDANTES DA UFRB REIVINDICAM TRANSPORTE PÚBLICO EM SAPEAÇU.

Resultado de imagem para foto de onibus escolar

Nós estudantes da UFRB ficamos indignados com a injustiça social que acontece aqui em Sapeaçu. Existe um transporte para levar e buscar os alunos da Famam durante o dia e a noite, tem transporte para levar estudantes pra o cursinho pré-vestibular Lavoisier e, para os estudantes da UFRB não tem.
Nós queremos saber Jonival Lucas, Maria Luiza e o secretário de transporte que, “segundo o prefeito foi acionado para disponibilizar o transporte, porém o mesmo nada fez, e ainda pior, acatou as ordens dos estudantes da Famam”.
Por quê nós que estudamos em universidade pública, adentramos através da UPT não temos os mesmo direitos?
Durante todo ano passado nós procuramos vocês, que ficavam num descaso um empurrando a responsabilidade para o outro, o ano se passou e a secretária de educação além de promessas nada fez.
No inicio desse ano conseguimos uma reunião com o prefeito, e lá, foi determinado que, o ônibus que leva os alunos da Famam iria nos levar no campus da UFRB às 7:00 horas e nos buscar 12:30 depois que viesse da Famam  e que às 18:00 horas iria um ônibus nos buscar. Só que não é isso que está acontecendo. O ônibus só entrou uma única vez no campus no horário de 12:30 e o de 18:00 nunca apareceu. Ele estava realmente entrando às 7:00 só que fomos informados que a partir do dia 27/02 não vai entrar mais por quê os alunos da Famam não querem.
Como assim não querem?
Nós queremos saber com que direito eles decidem isso?
Queremos saber, baseado em que nossas “AUTORIDADES” aceitam isso?
Queremos saber qual a lógica de pensamento dessas pessoas que acham que estudantes de faculdades particulares têm mais necessidades desse transporte do que nós de universidade pública?
O prefeito e a secretária de educação amparam prioritariamente aqueles que têm maior poder aquisitivo, deixando-os de lado aqueles que realmente precisam de recurso, que são os estudantes de universidade pública.
Qual o futuro dessa cidade em que as pessoas de baixa renda não têm oportunidade de estudar?
As pessoas fazem Enem, adentram através de cotas e no momento em que mais precisam dos órgãos que deveriam proteger seus direitos, eles os negam. Esperamos sinceramente que eles se conscientizem e nos apoiem para que no futuro, nossa cidade possa colher os frutos do trabalho em conjunto de todos.
MORADORES DE SAPEAÇU ESTUDANTES DA UFRB.

Governo do estado reafirma apoio para criar pacto nacional contra homicídios


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se reuniu nesta quinta-feira (26), em Brasília, com os secretários estaduais de segurança pública do país para discutir a criação do Pacto Nacional de Combate à Violência. Ele defendeu uma série de mudanças legislativas para dar mais responsabilidade para a União e promover uma integração entre os entes federados para tentar solucionar o problema. "Só uma mudança constitucional efetiva pode trazer os resultados que esperamos", disse o ministro ao defender que segurança pública é uma política de Estado, não de governo. Também esteve presente na reunião o secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Barbosa, que enalteceu o pacto e o classificou como imprescindível para a efetiva diminuição dos homicídios no estado e no país. "É fundamental que a União acene para a possibilidade de modificação do panorama constitucional, discutindo com os estados. Hoje, temos 90% das responsabilidades e 10% dos recursos necessários para tocar essas obrigações", afirmou o secretário.

Cônjuges gays de deputados também terão direito a passagens aéreas

A medida que libera o pagamento de passagens aéreas para cônjuges de deputados federais também beneficiará os parceiros de parlamentares homossexuais, segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A Casa usará o mesmo critério do Ministério das Relações Exteriores para conceder passaportes diplomáticos. O Itamaraty exige certidão de casamento ou de união estável reconhecida em cartório para conceder documentos diplomáticos. "[A relação] tem que ser registrada em cartório", definiu Cunha. Diante da repercussão negativa da medida, as bancadas de PPS, PSOL e PSDB já anunciaram que abririam mão das passagens aéreas para cônjuges.

Desembargador derruba decisão que suspendia WhatsApp no país


O desembargador Raimundo Nonato Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí, derrubou a decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, que pedia a suspensão do aplicativo WhatsApp no Brasil por não colaborar com as leis brasileiras. De acordo com o desembargador, o ato punitivo aplicado pelo juiz não é razoável. “A suspensão de serviços afeta milhões de pessoas em prol de investigação local”, justificou Alencar na sentença, publicada nesta quinta-feira (26), um dia após o polêmico pedido de suspensão ter vazado na internet. Correia encaminhou um mandado aos provedores de infraestrutura (backbones, ou seja, os serviços que conectam o Brasil à internet) e aos provedores de conexão (operadoras de telefonia móvel, entre outras), para que suspendessem temporariamente o aplicativo de mensagem instantânea, até que a empresa cumprisse determinações judiciais de 2013. A suspensão atingiria os domínios whatsapp.net e whatsapp.com..

Hotel do doleiro Youssef é saqueado e pichado na Bahia


O hotel que o doleiro Alberto Youssef construiu no sul da Bahia foi alvo de vandalismo. O Web Hotel Príncipe da Enseada, que fica entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, teve bens saqueados, cômodos destruídos e paredes pichadas. Algumas pessoas foram conduzidas para a DT/Porto Seguro (Delegacia Territorial). Segundo a polícia, como não houve flagrante e não podia confirmar quem teria participado da ação, todos foram liberados. Ainda de acordo com a DT/Porto Seguro, a ação é comum nos municípios, que têm vários hotéis abandonados. O caso foi repassado para a delegada Teronite Bezerra, da DT/ Santa Cruz Cabrália. *R7 Bahia

Homem mais rico do país, Jorge Paulo Lemann diz que Brasil 'não é tão ruim quanto falam'


Em reunião com empresários no Instituto Endeavor, Jorge Paulo Leman, um dos donos da AB Inbev, a maior cervejaria do mundo, afirmou que as grandes operações do grupo que comanda aconteceram em tempos de crise. Diante dos resultados apresentados pela economia brasileira nos últimos meses, com crescimento do PIB abaixo das expectativas e inflação próximo ao teto da meta, o empresário explicou as melhores formas para captação de recursos para investimentos. A receita, segundo ele, estaria em "engordar o porquinho antes de buscar dinheiro dos outros". Leman é apontado pela revista Forbes como o homem mais rico do Brasil, com patrimônio estimado em R$ 49,85 bilhões. Além da cervejaria, ele também possui investimentos na Burger King e na Heinz. Somente na última quinta-feira (26), segundo a revista Época Negócios, Lemann aumentou sua fortuna em 2,5%, ganhando cerca de R$ 1,9 bilhões.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

"Trabalhador é que não pode pagar o pato", diz Rui Costa sobre fechamento da Estaleiro Paraguaçu

O governador Rui Costa comentou, durante entrega de 920 moradias do programa Minha Casa Minha Vida pela presidente Dilma Rousseff em Feira de Santana, a suspensão das obras no Estaleiro Paraguaçu, em Maragogipe. Segundo ele, as investigações não devem paralisar o país e o povo trabalhador não "pode pagar o pato".

Até sábado, serão demitidos os últimos 100 trabalhadores do consórcio, que chegou a empregar diretamente sete mil pessoas no pico de obras ano passado. A decisão da Enseada Indústia Naval, responsável pelo empreendimento, seria motivada pela crise financeira enfrentada pela Petrobras por conta das investigações da Operação Lava Jato.
Rui afirmou que as apurações de casos de corrupção não podem afetar a geração de empregos e  agradeceu a coragem e determinação da presidente Dilma em não abrir mão da apuração da legalidade em contratos, nem da geração de empregos.


"Aqui na Bahia temos da Enseada, que gera cinco mil empregos diretos e vai gerar seis mil na operação, com os quais contamos que continuem sendo gerados. Qualquer apuração não pode paralisar o Brasil, não pode prejudicar o povo trabalhador. Defendemos a apuração e transparência, inclusive nas suspeitas sobre a obra do metrô de São Paulo, que não foram paralisadas, e que se apure todos os depósitos irregulares do banco HSBC, mas o povo trabalhador é que não pode pagar o pato", afirmou. (Correio)

Deputados Tom Araújo Alex da Piatã e têm o primeiro embate na Assembleia Legislativa

alex-e-tom
O primeiro embate entre os deputados Tom Araújo (DEM) e Alex da Piatã (PMDB) na tribuna da Assembleia Legislativa, aconteceu no meio da tarde de terça-feira (24). Tudo começou depois que o deputado Tom Araújo, que cumpre seu segundo mandato, ocupou a tribuna para comentar sobre a administração do município de Conceição do Coité, em especial a greve de professores e a situação das BAs 409, que liga Serrinha e 120, na direção de Riachão do Jacuípe. Tom foi prefeito do município de Conceição do Coité de 2001 a 2004.


O deputado Alex da Piatã (PMDB) eleito vice-prefeito em 2012 na chapa do prefeito Francisco de Assis (PT) e renunciou no inicio deste ano para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa com vínculo político ao prefeito Assis (PT), rebateu o democrata lembrando, ao contrário do que falou o deputado Tom, na gestão de Assis houve conquistas históricas para a educação municipal de Coité e citou o exemplo da redução de 1/3 da carga horária e cumprimento do piso nacional dos salários dos professores. O peemedebista lembrou também que a educação em Conceição do Coité era caótica no período que o grupo político liderado pela família do democrata tinha o comando do município e praticava muitas arbitrariedades e citou o caso do INSS que eram recolhidos dos professores, mas não repassava ao Erário.


Sobre as estradas, Alex relatou que sua primeira audiência, após a posse, foi com o secretário de Infraestrutura, assume Marcus Cavalcanti, que garantiu que os trabalhos de tapa-buracos serão realizados no inicio de março.

Fonte: CN

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Prefeitura diminui merenda a pretexto de prevenir obesidade


Protesto: mães ocupam plenário da Câmara de São Bernardo do Campos
Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

SÃO PAULO - A prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) cortou parte da merenda escolar servida em 80 das 200 unidades da rede municipal. Na gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), desde o início das aulas deste ano as crianças do período matutino não têm mais direito ao café da manhã. Os que estudam à tarde perderam o direito ao almoço e ficaram apenas com o lanche do intervalo.

A prefeitura alegou que a mudança tem o objetivo de “evitar desperdício de comida e prevenir a obesidade infantil”. A situação, que pegou pais e alunos de surpresa, levou o Ministério Público estadual a instaurar inquérito civil.

Inconformados, os pais fizeram um protesto durante sessão na Câmara Municipal. Antes da mudança, entre 7h e 7h10m era servido um café da manhã, geralmente com pão com manteiga e café com leite, ou cereais com achocolatado, segundo relataram alunos ouvidos pelo O GLOBO. Agora, a única refeição do aluno é um almoço às 10h40m. No período da tarde, o almoço às 13h foi suspenso. O único lanche ocorre por volta das 15h40m (pode variar conforme a escola). Nesse cardápio, na maioria dos dias, alunos comem pão de cachorro quente com carne moída, salsicha ou frango desfiado.

A redução da merenda envolve crianças da pré-escola e do ensino fundamental, que têm entre cinco e dez anos de idade. A prefeitura nega que tenha havido corte. Diz que foi feita adequação no cardápio conforme as necessidades nutricionais dos estudantes durante sua permanência em sala de aula. Ainda segundo a prefeitura, foram escolhidas as escolas que mais desperdiçam alimento.

A administração diz que foi constatado índice de sobrepeso nos alunos após uma avaliação física — um dos fatores considerados para a mudança. Não foram apresentados dados para comprovar a tese.

Os pais contaram ainda que está proibido mandar lanche de casa na mochila da criança.

PUBLICIDADE
— Só podem comer o que é servido na escola. Cadê a obesidade? Ninguém mostrou resultado de estudo algum — reclama Janaina Feitosa, mãe de um estudante de 10 anos.

PROMOTOR PODE ENTRAR COM AÇÃO CIVIL

O promotor de Justiça da Infância e Juventude na Comarca de São Bernardo, Jairo Edward de Luca, solicitou informações e esclarecimentos à Secretaria Estadual de Educação. Se constatadas irregularidades, poderá ser proposto um termo de ajustamento de conduta (TAC) ou a promotoria entrará com ação civil pública.

A prefeitura diz que segue o que determina a Lei 11.947/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e uma resolução de junho de 2013. Um dos itens da resolução prevê que os cardápios deverão ser planejados para atender, no mínimo, “20% das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para os demais alunos matriculados na educação básica, em período parcial

Fonte: O GLOBO

Filme produzido na região de Canudos vai para as escolas públicas

Para realizar esse projeto foram pesquisadas: a “Cartilha de Canudos”, de Antenor Júnior; “OS SERTÕES”, de Euclydes da Cunha; “Cartografia de Canudos”, de José Calasans; e “Euclydes da Cunha – esboço biográfico”, de Roberto Ventura (in memoriam).
gravação de filme em euclides da cunha -4

O município de Euclides da Cunha foi contemplado com um filme curta-metragem. O idealizador da proposta foi o documentarista, fotojornalista e pesquisador da Campanha de Canudos, Antenor Júnior, que elaborou um projeto intitulado – Canudos: História de Meninos. O benefício veio através do Prêmio Pontinhos de Cultura, que integra uma das ações do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e Secult/Ba.
 gravação de filme em euclides da cunha -5

As atividades do curta-metragem estão sendo realizada com os alunos de ensino fundamental do Centro Educacional Professora Durvalina Andrade de Abreu, situado no bairro da Nossa Senhora da Conceição (URBIS), e, tem uma parceria com o Núcleo de Comunicação Digital OS SERTÕES do Ponto de Cultura OS SERTÕES da cidade de Euclides da Cunha. Para realizar a proposta, Antenor Júnior convidou o cineasta Paulo Tavares, da cidade de Santa Maria-RS, integrante de um dos Pontos de Cultura no Estado de Rio Grande do Sul, para, em conjunto, dirigir o curta-metragem. “As locações foram realizadas em tempo recorde nos municípios de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo”, observou Antenor Júnior.
 gravação de filme em euclides da cunha -3

O roteiro elaborado por Antenor Júnior e Paulo Tavares envolveu de forma importante os jovens no processo narrativo cinematográfico, bem como estar contribuindo bastante para o desenvolvimento intelectual desses euclidenses. No último dia 02, um grupo de alunos que participaram de uma oficina de teatro durante três meses, dirigida pela estudante em licenciatura em teatro pela Universidade Federal da Bahia (Ufba.) Jamile Cruz, realizada pelo Ponto de Cultura OS SERTÕES, se deslocou pela primeira vez, juntamente com uma equipe de produção cinematográfica, para o interior do município de Canudos, para participar pela primeira vez das gravações de um curta-metragem. Com os rostos estampados de alegria e muita emoção, os jovens-atores, protagonistas, escolhidos para participar do projeto, vestiram os figurinos para iniciar um sonho: participar de um filme. Os atores, Jodson Jesus, Anderson Ferreira e Adilene Silva, são exemplos desse processo envolvidos nesse processo. Eles estão fazendo vários personagens no filme.

Filme será utilizado nas escolas públicas
gravação de filme em euclides da cunha - 1

Uma das principais metas da produção desse filme que estar sendo gravado na região de Euclides da Cunha é fortalecer o conhecimento da história da Campanha de Canudos nas escolas públicas.“Precisamos levar esse conteúdo importante, através dessa nova linguagem que é o audiovisual, para dentro das salas de aulas. Sabemos que os professores estão precisando de material da história da Guerra de Canudos para ser trabalhado com seus alunos e o filme CANUDOS: HISTÓRIA DE MENINOS será uma importante ferramenta”, observou Atenor Junior.
Antenor Junior e Tavares
Antenor Junior e Paulo Tavares
 O roteiro elaborado por Júnior e Tavares envolveu de forma importante os jovens no processo narrativo cinematográfico, bem como estar contribuindo bastante para o desenvolvimento intelectual desses euclidenses. Os atores, Jodson Jesus, Anderson Ferreira e Adilene , são exemplos desse processo. Eles estão fazendo vários personagens no filme. Para realizar esse projeto foram pesquisadas: a “Cartilha de Canudos”, de Antenor Júnior; “OS SERTÕES”, de Euclydes da Cunha; “Cartografia de Canudos”, de José Calasans; e “Euclydes da Cunha – esboço biográfico”, de Roberto Ventura (in memoriam).
gravação de filme em euclides da cunha -6
Esse projeto tem o apoio financeiro do Programa Mais Cultura; Secult/BA e Ministério da Cultura. Colaboração: euclidesdacunha.com; diretoria do Centro Educacional Professora Durvalina Andrade de Abreu; Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Educação; e Hotel Quirino.

Exibição de filmes em salas de aulas será obrigatório

A presidente da República Dilma Rousseff assinou no ano passado a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, que obriga as escolas brasileiras a exibirem no mínimo duas horas mensais de filmes nacionais como complemento à grade curricular. A proposta é exibir filmes e promover um debate dos conteúdos nas salas de aulas com os alunos.
Fotos: Tainara Santos.

Fonte: Ascom/ACEC

ABERTURA DA COPA FUTSAL/SOCYTE DA CRIANÇA

No sábado 21/02/15 na Arena Batuca e no Espaço Capim Dourado foi realizado a abertura da COPA FUTSAL/SOCYTE DA CRIANÇA realizada por Pite.
Na Arena Batuca pela manhã houve uma partida entre São Paulo Sapeaçuense sub. 12 e Canabrava onde o São Paulo venceu por 10X2.
Pela tarde no Espaço Capim Dourado houve três partidas entre Batuca x Lins F.C A, Água Branca x Lins F.C B e Água Branca Mirim x Lins F.C Mirim.

O placar foi:
  1. Batuca 1 X 2 Lins F.C A
  2. Água Branca 1 X 1 Lins F.C B
  3. Água Branca Mirim 1 X 0 Lins F.C Mirim


TIME LINS ESPORTE CLUBE
BATUCA SUB. 10
TIME DE ÁGUA BRANCA
LINS F.C A
SÃO PAULO SAPEAÇUENSE SUB 12
COPA FUTSAL/SOCYTE DA CRIANÇA
MIRIM SUB-12 E FRALDINHA SUB-10 EDIÇÃO 2015
1.    TAÇA THIAGO NEIVA DE SENA
2.    TAÇA ERIC BUNE
LOCAL: CAPIM DOURADO E BATUCA
REALIZAÇÃO: AISDECS
ALEX SILVA

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Senado aprova punição mais dura para juízes e promotores

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (6) proposta de emenda à Constituição que permite ao Judiciário e ao Ministério Público afastar, demitir e cassar a aposentadoria de juízes, procuradores e promotores envolvidos em irregularidades. Atualmente, a punição máxima nesses casos, em âmbito administrativo, é a aposentadoria compulsória.
A PEC foi aprovada em dois turnos: no primeiro, houve 64 votos favoráveis e, no segundo turno, 62 dos 81 senadores votaram a favor. Para ser promulgada, a PEC ainda passa por duas votações na Câmara dos Deputados.
O texto prevê que, nos casos de condenação com trânsito em julgado na Justiça (sem possibilidade de recurso), o juiz, promotor ou procurador será punido com a perda do cargo. Ele passará a se aposentar no regime geral do INSS, cujo teto atual é de R$ 4.159. Hoje, mesmo sendo condenados, os ocupantes desses cargos têm direito a se aposentar com com o recebimento de aposentadoria equivalente ao posto que ocupavam.
Pela PEC, assim que for aberta a ação na Justiça, o juiz ou membro do MP fica afastado por 90 dias. Ele permanece em regime de indisponibilidade por até 2 anos, período no qual recebe salário proporcional ao período trabalho. Só depois da condenação ele tem o salário normal cortado.
Qualquer crime
O texto não especifica os tipos de crime que levará à perda do cargo. No entanto, segundo o relator da proposta, senador Blairo Maggi (PR-MT), a proposta valerá para condenação para qualquer tipo de delito. “Não tem distinção se é crime leve, hediondo ou pesado. Cometeu o crime, ele cairá nessa condição”, disse Maggi.
“Não veremos mais no Brasil juízes e promotores que foram condenados por corrupção continuando com seus vencimentos integrais como víamos antigamente. A partir de agora, qualquer membro da magistratura ou MP que for condenado por algum tipo de perderá esses vencimentos que tinha e cairá no regime geral da previdência. Acabamos com os privilégios que tinham”.
A aprovação do texto só foi possível após o relator costurar um acordo com a categoria e com os senadores deixando a proposta mais branda que a original, que previa o fim da aposentadoria compulsória também para os casos de ato por improbidade administrativa.

“O próprio Ministério Público e a magistratura perceberam que tinham que ceder alguma coisa. Eles eram contra qualquer tipo de mudança, mas a partir das manifestações das ruas criou-se um ambiente favorável e consegui negociar com a categoria”, disse Maggi.

DILMA ROUSSEFF PROÍBE POLICIA FEDERAL INVESTIGAR CORRUPÇÃO EM SEU GOVERNO.

Brigas internas e estratégia do Planalto travam operações da PF contra corrupção
Na corporação, delegados e agentes divergem sobre atribuições; por ordem do governo, prioridade agora está em grandes eventos e combate ao tráfico de drogas

Considerada uma das instituições com maior credibilidade no País, a Polícia Federal (PF) vive uma crise de identidade. Segundo delegados e agentes, uma mudança de orientação do governo federal tem consequências diretas nas operações de combate à corrupção, que nos últimos anos se tornaram marca registrada do órgão. Além disso, segundo integrantes da corporação, a crise se agrava diante de uma disputa velada de poder entre agentes e delegados.
Leia mais: Cartilha sobre "trabalho dentro da lei" pode travar operações da PF
No ano passado, o governo Dilma Rousseff (PT) redirecionou o planejamento estratégico da PF e mudou o foco de trabalho no órgão. Se antes o órgão tinha como prioridade ações contra a improbidade administrativa e desvio de recursos públicos, hoje as ações prioritárias da PF estão voltadas ao combate ao tráfico de drogas, resguardo das fronteiras brasileiras e ações estratégicas dos grandes eventos.
Essa mudança de prioridade irritou uma parcela dos delegados e agentes da PF. Para eles, a alteração transformou a Polícia Federal de um órgão estratégico dentro do governo para uma polícia de caráter meramente administrativa. De acordo com um delegado ouvido pelo iG , a avaliação é de que, embora também sejam “importantes”, as medidas de combate ao tráfico e segurança em eventos não garantem à Polícia Federal a mesma “notoriedade” conquistada com grandes operações de combate à corrupção dos anos 2000.
Segundo fontes da PF, os principais eventos realizados este ano, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os meses de junho e julho, praticamente paralisaram as investigações.
Hoje, a PF tem aproximadamente 13 mil servidores, incluindo os delegados. Desses, 3,5 mil servidores, entre os quais investigadores, foram deslocados especificamente para o esquema de segurança da Copa das Confederações. Os homens da PF foram usados, por exemplo, como guarda-costas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, no período em que eles estiveram no Brasil.
A situação foi semelhante na Jornada Mundial da Juventude. Pelo menos mil agentes e servidores da PF foram deslocados também de ações de investigação para atuar na segurança do papa .
“O órgão passa por uma falência total. Enquanto não acontecer um grande encontro para que possamos trabalhar em um novo projeto de instituição, a PF está com os dias contados”, declara o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Jones Borges Leal. Essa mudança de foco é um dos motivos apontados pela Fenapef pelo alto grau de insatisfação dos agentes. Segundo pesquisa divulgada em julho pela Fenapef, 90% dos servidores sentem-se subaproveitados. “Se antes era orgulho trabalhar na PF, hoje servidores mais antigos contam os dias para entrar com pedido de aposentadoria”, diz Leal.
Disputa
Se de um lado a mudança de foco e os constantes contingenciamentos de investigadores são apontados como um obstáculo ao combate à corrupção, do outro delegados e agentes disputam o poder para comandar e dar encaminhamento às investigações.
Os delegados reclamam de atos de insubordinação de agentes. E os investigadores se proclamam vítimas de assédio moral e alegam que, somente no ano passado, 12 servidores teriam cometido suicídio por esse motivo. Uma assertiva classificada como desonesta pelos delegados.
Hoje, os agentes lutam por uma reestruturação da PF e querem dividir o órgão em três áreas: polícia técnica (responsável por laudos e perícias), comandada por peritos; polícia administrativa (responsável por expedição de passaportes, por exemplo) e polícia judiciária, esta a ser comandada por delegados. Nessa estrutura, os agentes conseguiriam tirar força e poder dos delegados de polícia, responsáveis pelo comando de todas as áreas da PF.
Essa disputa de poder resultou, por exemplo, em algumas situações inusitadas. No início deste ano, o iG revelou que houve a distribuição de uma cartilha recomendando que os agentes cruzassem os braços diante de serviços que não estejam dentro das atribuições previstas em lei . Pela legislação, o responsável pelos inquéritos é o delegado de polícia. Assim, alguns agentes passaram a não transcrever escutas telefônicas das operações relacionadas ao combate à corrupção. Agora, essa função, considerada uma das mais importantes (e tediosas) do processo de investigação, passou a ser feita apenas pelos presidentes dos inquéritos.
Esses atos de indisciplina provocaram uma reação dos delegados, que pediram maior rigor do diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra. Os delegados cobram punições mais pesadas contra os investigadores que desacatem ordens superiores. “Esses agentes querem que o rabo abane o cachorro”, comparou um delegado que preferiu não se identificar.
O desentendimento entre agentes e delegados ficou ainda mais evidente em junho deste ano, quando foi expedido um comunicado interno ratificando as diretrizes da lei 12.830/2013, que regulamenta a investigação criminal dos delegados de polícia (inclusive os da PF).
Além de ratificar que cabe “ao delegado de polícia, na qualidade de autoridade policial, a condução da investigação criminal” a lei ainda afirma que o cargo de polícia é privativo de bacharel de Direito “devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados”. Na interpretação dos agentes, o comunicado interno obrigou os agentes de polícia a chamar os delegados da PF de “vossas excelências”. Os delegados negam.
A situação acirrou o ânimo entre agentes e delegados. “Os delegados entendem as reivindicações legítimas dos agentes, mas esperam que haja a superação desse momento de negociação com o governo para que possamos retomar as atividades da PF à normalidade”, amenizou o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal, Marcos Leôncio Ribeiro.
A disputa entre delegados e agentes é tão evidente que dentro da PF não houve consenso nem quanto a um posicionamento oficial relacionado à PEC 37, que retirava o poder de investigação do Ministério Público. Caso a PEC 37 tivesse sido aprovada pelo Congresso, a PF e as polícias estaduais monopolizariam as investigações criminais e de combate à corrupção. Por isso, delegados da PF são favoráveis à PEC 37; já os agentes, temendo um ganho de poder dos delegados, lutaram pela derrubada da emenda.
A direção Polícia Federal foi procurada pela reportagem para comentar esses desentendimentos internos, mas preferiu não se pronunciar.
Leia tudo sobre: PF • Polícia Federal • corrupção • tráfico de drogas

Fontes: Sítios da web.

2° CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DO ANDARAÍ

Domingo 22 de fevereiro jogos entre:

  •      CORINTHIANS X BAHIA 8H
  •       SÃO PAULO X ITAPICURU 9;30

 Podendo haver uma terceira rodada entre;
  •     LAGOINHAS X PIPOCA F.C 10;30

1ª PARTIDA
CORINTHIANS COFEL
X
BAHIA
2ª PARTIDA
SÃO PAULO SAPEAÇUENSE
X
ITAPICURU

3ª PARTIDA SERÁ ENTRE LAGOINHA
 X
PIPOCA F.C.
TABELAS DAS PRÓXIMAS RODADAS
 
 

CAMPEONATO DE FUTEBOL SOCIETY DO ANDARAÍ (CRUZ DAS ALMAS) É REALIZADO POR EDGAR THERRY.


 ALEX SILVA
FOTOS: EDGAR THERRY

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

NOVAS DELAÇÕES PODEM LEVAR LULA À CADEIA E DILMA AO

corrupcao

Reportagem da revista Veja do último fim de semana evidencia o propósito da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, em sua nova fase. O objetivo da força-tarefa comandada pelo juiz federal Sergio Moro é obter elementos para a eventual prisão do ex-presidente Lula e o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a reportagem, assinada pelos jornalistas Rodrigo Rangel, Robson Bonin e Bela Megalle, o juiz Moro corre para soltar até março as primeiras sentenças de prisão dos empreiteiros que estão reclusos preventivamente há quase três meses no Paraná.
Uma vez condenados, eles terão mais dificuldades para recorrer em liberdade e poderão passar vários anos atrás das grades – uma ameaça velada que tem sido repetida no cárcere paranaense. Nesse ambiente de terror, a aposta é que alguns empreiteiros farão delações premiadas. E o objetivo dos investigadores é chegar ao ex-presidente Lula e também a Dilma Rousseff.

Por isso mesmo, um dos focos é tentar obter uma delação premiada da empreiteira baiana OAS, tida pela força-tarefa da Lava Jato como uma das mais próximas ao ex-presidente Lula.

A reportagem relata desabafos de personagens como José Adelmário Pinheiro, o principal executivo da empreiteira, e de Agenor Medeiros, seu diretor internacional. No entanto, aponta que o personagem escolhido pela OAS para fazer sua delação premiada é Ricardo Breghirolli, que seria o "homem da mala" da OAS.

A mesma reportagem também cita o caso da prisão de José Sócrates, ex-primeiro-ministro português, evidenciando que o objetivo é constranger o ex-presidente Lula, que é também pré-candidato do PT à presidência da República em 2018.

Em outra frente, aposta-se também na delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, acionista da UTC Engenharia. Neste caso, com o propósito de atingir a presidente Dilma Rousseff. Segundo o texto, Pessoa estaria estudando vincular doações oficiais à campanha de 2014 a empréstimos oficiais. De acordo com a reportagem, o atual presidente do BNDES, Luciano Coutinho, teria sinalizado que faria um financiamento a uma empresa do grupo, mas alertou que Pessoa seria visitado logo depois por Edinho Silva, tesoureiro do PT – Coutinho nega.

A revista também relata que o jurista Ives Gandra Martins foi contratado por um pool de empreiteiras para produzir um parecer em que defende o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Gandra diz ter sido contratado por um advogado amigo.


A mesma reportagem também envolve o ex-ministro Antonio Palocci. O motivo é a atuação de Juscelino Dourado, um dos seus braços direitos, na empresa Estre Ambiental, controlada pelo BTG Pactual, que, segundo Paulo Roberto Costa, também teria pago propina a ele. O clima esquenta e os novos alvos da Lava Jato são Lula e Dilma. (brasil 247.com)

Fonte: The Brazilian Post

Marcelo Nilo Presidente da Assembléia Legislativa por 5 mandatos consecutivos.

Marcelo Nilo (PDT) foi escolhido para comandar a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA-BA) pelo quinto mandato consecutivo, dos sete como deputado estadual. Rosemberg Pinto (PT-BA) retirou a candidatura e saiu do plenário com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que não votou em protesto ao método de reeleição por tempo indeterminado. A sessão aconteceu na tarde desta segunda-feira (2), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Com 11 parlamentares petista a menos, Nilo foi eleito com 51 votos favoráveis e um branco. 
A bancada do PT decidiu, de forma unânime, em reunião no domingo (1°), a posição contrária à reeleição para presidência da Assembleia Legislativa por tempo indefinido. O líder do governo na Alba, Zé Neto (PT-BA), diz não ter votado para acompanhar o governador Rui Costa no voo inaugural que liga agora Feira de Santana a Campinas, em São Paulo (SP). "Me mantive distante disso tudo, foi uma preferência do partido. Eu não estaria lá por conta do voo inaugural. Na condição de líder, vou servir mais de bombeiro do que de gasolina. Fiquei distante desse processo e quero encontrar uma saída tranquila", afirma.

Presidente - Marcelo Nilo (PDT)

Mesa diretora
1° vice-presidente - Adolfo Menezes (PSD)
2° vice-presidente - Tom Araújo (DEM)
3° vice - Carlos Geilson (PTN)
4° vice - Pastor Sargento Isidório (PSC)
1° secretário - Leur Lomanto Júnior (PMDB)
2° secretário - Aderbal Caldas (PP)
3° secretário - Fabricio Falcão (PCdoB)
4° secretário - Sidelvan Nóbrega (PSL).








Fontes da web e fotos Alex Silva

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Cunha conquista postos estratégicos e deixa PT mais fraco na Câmara

BRASÍLIA - AO TER COSTURADO O MAIOR BLOCO PARLAMENTAR NA CÂMARA, O LÍDER DO PMDB EDUARDO CUNHA (RJ) TERÁ DIREITO AOS MAIS IMPORTANTES POSTOS DA MESA DIRETORA E AS TRÊS MAIS RELEVANTES COMISSÕES DA CASA, ENTRE ELAS AS DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA (CCJ) E A DE FINANÇAS E TRIBUTAÇÃO (CFT).


Já o PT contabiliza os prejuízos. Na tentativa de derrotar Cunha e emplacar Arlindo Chinaglia (SP) na presidência da Câmara, o partido formou um bloco com 58 deputados a menos do que o construído pelo peemedebista. Os petistas e seus aliados - PSD, PR, PROS e PCdoB - perderão relevantes espaços na estrutura da Casa: poderão indicar os presidentes de sete comissões temáticas, enquanto que o bloco comandado por Cunha ficará com nove. Além do mais, o PT terá direito apenas a quarta escolha nas comissões. Na Mesa Diretora, os partidos liderados pelos petistas terão três cargos, ante cinco dos peemedebistas.

O afastamento dos petistas dos postos-chave na Câmara deverá ser longo: para as comissões, os blocos formados hoje valem por quatro anos e, para a Mesa Diretora, por dois.

O controle de comissões relevantes é fundamental para ditar o ritmo das propostas analisadas pelo Legislativo. As mais importantes, e que devem ficar na mão do grupo de Cunha, são a de Constituição e Justiça e a de Finanças e Tributação.

Em tese, todos os projetos que tramitam pela Câmara precisam passar, antes da votação do Plenário, pelo crivo da CCJ, que determina se eles são ou não compatíveis com a Constituição.

Eventuais processos de cassação de mandato ocasionados pelos desdobramentos da Operação Lava Jato também devem passar por análise preliminar no colegiado. Na última legislatura, a CCJ foi comandada pelo PT.

Já a CFT, que nos últimos três anos esteve nas mãos de peemedebistas, é considerada a segunda mais valiosa na Casa. Ela é responsável por dar parecer às inúmeras propostas econômicas que tramitam pela Câmara.

Mesa Diretora. Cunha e seu grupo poderão fazer aindas as duas primeiras indicações para a Mesa Diretora da Casa, uma estrutura formada por 11 funções que formam a cúpula da Câmara. Os postos mais disputados costumam ser a primeira vice-presidência e a primeira secretaria, esta responsável por encaminhar requerimentos e convocações a ministros de Estado aprovados pelos deputados. Por isso, discute-se que a primeira vice-presidência pode ficar com um deputado do PP e a primeira secretaria com um petebista.

Renan Calheiros presidirá o Senado pelos próximos dois anos

Ele foi eleito para a Presidência do Senado com 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos e um foi nulo. Ele exercerá o cargo até o final de 2016
O senador Renan Calheiros  (PMDB/AL) foi eleito para a Presidência do Senado com 49 votos. Luiz Henrique teve 31 votos e um foi nulo. Ele exercerá o cargo entre 2015 e 2016. Maior partido da Casa, a bancada peemedebista indicou Renan Calheiros (PMDB-AL) para o segundo mandato e Luiz Henrique (PMDB-SC) apresentou candidatura própria. O catarinense integra o grupo independente do PMDB. A partir de agora, os partidos indicarão os nomes para os demais cargos da Mesa Diretora. O tamanho das bancadas partidárias definirá a prioridade nas indicações.

Como segunda maior bancada no Senado, o PT tem direito a segunda indicação que deve ser a primeira vice-presidência. No discurso aos senadores, após a contagem de votos, Renan disse que as decisões no Senado serão coletivas. "O entendimento nunca será supressão de quem pode menos por quem pode mais", disse.