quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SESSÃO DO DIA 01/11/2011.

Para a sessão compareceram:
-- Vereadores de situação. Carlos Alberto, Durval Santana, Manoel dos Santos, Roberto Flávio, Temístocles de Araujo Lopes Neto e Zelino.

-- Vereadores de oposição. Durval Lago, Edgar de Jesus, Luciano Borges e Ramon de Sena.

A primeira Sessão Ordinária realizada pela manhã todo mundo esperava que ela começasse no horário como prometido das 9 às 11 horas. Mas, como e de praxe a sessão começou exatamente 30 minutos atrasada. Uma vergonha, um descaso, um absurdo sei lá, a desorganização que as sessões estão. Mudou pra de manha, porque a cidade está perigosa e violenta, para que os vereadores possam ir a todas as sessões e não faltarem nelas. A primeira começou com esse atraso.

Bem, não adianta ficar batendo nessa tecla, pois o que muitos vereadores fazem ali é bem pior que as faltas e os atrasos.

Os vereadores estão divididos como se fossem dois times de futebol. Um com o elenco mais forte que o outro, que quando jogam o mais forte sempre vence e, fica debochando do que perdeu. Assim, é o que está acontecendo nas votações que acontece nas sessões. Os vereadores de situação estão aprovando o que eles querem como eles bem entendem. Na sessão passada o presidente cometeu um erro sabendo que o Regimento Interno da Casa o condenava. E pior cometeu sabendo. Pois os vereadores Luciano e Durval o avisaram, e mesmo assim ele cometeu o erro.

Que foi colocar projetos em votação sem ter coro para a deliberação.

Quando foi hoje o presidente colocou a ata em votação e os vereadores de situação reprovou a ata devido o erro que o presidente cometeu na semana passada. Isso mostra que ha uma conveniência grupal que favorece os interesses dos vereadores de situação e seu grupo. Alem disso, os projetos que o executivo envia para a câmara estão sendo votados em primeira e única votação. Por que, os vereadores de situação pedem para o presidente colocar-lo em votação e eles aprovam o pedido e em seguida aprovam o projeto, sem que os vereadores de oposição possam estudar o que se trata de fato o projeto. E desse jeito tem projetos que vão fazer com que a cidade venha se prejudicar futuramente está sendo aprovado de forma a beneficiar apenas o grupo deles.

E quando eles aprovam, ficam sorrindo, ironizando os que votaram contra o projeto, dizendo que estão dando pau, dando porrada, enfim, fazendo gozação dos vereadores de oposição.

Eu fico reparando que eles estão brincando, se divertindo, fazendo chacotas encima de algo que é fundamental para o desenvolvimento do município, o bem estar da população, e que pode trazer séria conseqüência futura para todos. Agora que as sessões serão pela manha, seria bom que bastantes pessoas possam ir conhecer como as sessões são conduzidas.

 Alex Silva