quarta-feira, 1 de maio de 2013

Inscrições para o curso Universidade para Todos começam hoje


 
 
 
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
Diretoria Regional de Educação – DIREC 04
Santo Antônio de Jesus – Bahia

A partir do dia 30 de abril as inscrições para o processo seletivo do curso Universidade para Todos já podem ser feitas pelos estudantes interessados em se preparar para o vestibular. A seleção acontece em 183 municípios baianos irá preencher as 23.625 vagas oferecidas pelo programa. O Universidade para Todos é executado em parceria com universidades estaduais e federais.
Em Santo Antonio de Jesus o programa disponibiliza 100 vagas. “A nossa expectativa é que todas as elas sejam preenchidas e que os estudantes permaneçam no programa até o final do ano”, relatou a coordenadora do Universidade para Todos no Campus V da Uneb, Conceição Silva. Este campus coordena também as aulas do programa nas cidades de Dom Macedo Costa e Varzedo, cada uma com disponibilidade de também 100 vagas.
Podem concorrer às vagas, estudantes do 3º ano do ensino médio, 4º ano da Educação Profissional ou egressos da rede pública estadual ou municipal. Nos três casos, os interessados deverão ter cursado o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o 1º e 2º ano do Ensino Médio ou modalidades correspondentes em unidades escolares da rede pública.
As inscrições podem ser feitas até 10 de maio de 2013, exclusivamente através do link www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, além de preencher integralmente o formulário de inscrição.
O curso é presencial com carga horária de 25 horas semanais e acontece a partir de parcerias com universidades estaduais e federais. Na região da DIREC 4 são a Universidade do Estado da Bahia – Uneb e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB que executam o programa. Além das aulas, os estudantes recebem também material didático, fardamento e isenção de taxa nos vestibulares das universidades estaduais para aqueles que tiverem freqüência igual ou superior a 75% nas aulas ministradas.