sábado, 24 de janeiro de 2015

ProUni vai oferecer mais de 213 mil bolsas de estudo


O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai ofertar 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. O número representa crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas.
As inscrições começam nesta segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 29 na página do ProUni. Já estão disponíveis para consulta no site as bolsas ofertadas nesta edição. O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.
Em 2015, as bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. De acordo com o Blog do Planalto trata-se da maior oferta de bolsas desde que o programa foi criado. O aumento, no entanto, é menor que no ano passado, quando a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre de 2013.
A maior parte das bolsas concentra-se na Região Sudeste (48%), seguida pela Região Sul (22%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%).
Podem concorrer às bolsas, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar a renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.
Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.
Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.
Segundo dados do Ministério da Educação, ao longo de dez anos, o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o País. Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o País.
Veja a lista dos cursos com maior oferta de bolsas:
1. Administração – 22.050
2. Pedagogia – 15.562
3. Direito – 15.010
4. Ciências contábeis – 11.917
5. Engenharia civil – 8.405
6. Educação física – 8.181
7. Gestão de recursos humanos – 6.854
8. Enfermagem – 6.801
9. Psicologia – 5.307
10. Engenharia de produção – 5.284

Ministro da Fazenda diz que seguro-desemprego é um benefício "completamente ultrapassado"

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times durante o Fórum Econômico Mundial na Suíça, nesta sexta-feira (23), o ministro da Fazenda afirmou que o seguro-desemprego é um benefício "completamente ultrapassado" e disse ser necessária uma reforma em diversas áreas. Entretanto, ele afirmou que não irá alterar o Bolsa Família. "O mundo está mudando e é hora de o Brasil mudar", afirmou ele, citando as economias de países como Estados Unidos e China. "Acho que um crescimento zero não pode ser descartado como possibilidade apesar de o crescimento do Brasil ser resiliente", declarou.

Humberto Leite sobre a extinção da Dires: "Não disseram isso durante a campanha"


A extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), após reforma administrativa do governador Rui Costa (PT), continua causando polêmica entre prefeitos de municípios baianos e deputados. A discussão entre políticos e profissionais de saúde tomou corpo depois do ex-secretário de Saúde, eleito deputado federal, Jorge Solla (PT), atacar o governo baiano, chamando-o de “insensível” em relação às demandas da área de saúde em diversas regiões que dependeriam das Diretorias.
Com a extinção, 205 servidores foram exonerados. “Não considerou as consequências tanto para as pessoas envolvidas, quanto para a própria estrutura do sistema de saúde do estado. Foram exonerados funcionários que desempenhavam funções essenciais ao bom funcionamento do sistema”, disse Solla.
Além do temor de perder assistência de saúde por conta das extinções, diversos prefeitos afirmam que não foram informados desta decisão da reforma administrativa e que não houve audiências para que o novo secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, apresentasse como será o apoio do estado aos municípios. Eles esperam, com urgência, um encontro esclarecedor com o gestor.
O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), é um dos que estão temerosos com a situação da saúde nos próximos meses. Segundo ele, diversos prefeitos aguardam uma audiência com o secretário de saúde para esclarecer como funcionarão os núcleos regionais de saúde, cujas funções de coordenação, regulação e cooperação técnica e financeira com os municípios serão assumidas pelo Estado.
“Não gostamos de saber que a Dires vai se transformar num núcleo. Núcleo para sumir é daqui para ali. Isso que ia acontecer não foi nos dito durante a campanha, foi surpresa pra gente”, afirmou para uma rádio local.
Em nota à Tribuna da Bahia, Vilas-Boas ressaltou que “o Governo da Bahia apoiará técnica e financeiramente a conformação dos consórcios regionais de saúde e que o sentido da extinção das Dires é de “tornar mais eficiente a gestão da saúde e aprimorar a articulação do estado com os municípios, sem que o estado continue a assumir atribuições que são dos municípios”.
Conforme a Sesab, a Lei que criou os Núcleos Regionais de Saúde (NRS) deu ampla margem de discricionariedade ao gestor estadual da saúde para reconfigurar a atuação regional. “Nesse sentido, constitui-se uma oportunidade ímpar de se redefinir a forma de atuação da Sesab, para se avançar na regionalização e na formação das redes de atenção à saúde, melhorando os serviços oferecidos à população.”
Para o deputado estadual Carlos Gaban (DEM), o governo está descumprindo com as promessas de campanha e deixando de dar um apoio à população, seja em campanha de vacinação ou em estrutura necessária de apoio às prefeituras municipais.
“O Estado está privatizando a saúde. E quem está pagando o pato é a população, cada vez mais mal atendida. Não se preocupa mais com o atendimento do cidadão, mas com o faturamento de entidades pseudofilantrópicas. À medida que você tira instrumento de apoio no interior, está colaborando para aumentar os problemas aqui na capital”, declarou.
Apesar de também afirmarem que não houve audiência para explicar melhor como seria a extinção das Dires e a atuação dos NRS, os prefeitos Zenildo Santana, de Lafayete Coutinho, João Bosco, de Teixeira de Freitas, e Maria Quitéria, de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), preferiram aguardar como vai ser o desenrolar desta nova gestão da saúde regionalizada. Segundo Maria Quitéria, como de fato as ações não foram discutidas com os gestores, não é possível tomar nenhuma atitude ou posição.
“Eu acredito muito no governo. Tudo que é novo causa estranheza. Acredito que seja mais uma questão estrutural. Aguardamos uma reunião com o secretário de Saúde Fabio Vilas-Boas”, afirmou.
Já Zenildo não acredita que a saúde dos municípios será prejudicada “porque a proposta é criar consórcios públicos e este trabalho deverá ser melhor do que o desenvolvido pelas Dires”, opinou.
João Bosco diz: “Não acredito que vai ficar um buraco aberto e vazio. Eu não sei de que forma será feita, não conheço o projeto. Não conhecemos o projeto, mas estamos na verdade aguardando para saber como é que será. Não fomos informados, por isso acreditamos que é cedo para analisar”, definiu.

Inscrições para eleição do Conselho de Assistência Social vão até o dia 13 de fevereiro

Inscrições para eleição do Conselho de Assistência Social vão até o dia 13 de fevereiro
O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Sapeaçu vai realizar no dia 27 de fevereiro, eleição dos novos conselheiros para entidades da sociedade civil do biênio 2015/ 2017. Podem participar do pleito representante de entidades públicas, usuários dos serviços (CRAS, Programa Bolsa Família, entre outros), organizações de assistência e seus trabalhadores residentes em Sapeaçu.
A eleição acontece na Secretaria de Assistência e Integração Social, Parque das Laranjeiras, Centro S/N, mas as entidades interessadas em indicar representantes às vagas deverão se inscrever impreterivelmente de 05 até 13 de fevereiro.
Os interessados em participar do processo devem preencher a ficha de inscrição disponível na própria Secretaria de Assistência e Integração Social apresentar documento de identificação com foto, cópia da matrícula, cartão de frequência, declaração da entidade ou documento firmado pelo presidente do serviço assistencial de Sapeaçu. Além de declaração de disponibilidade de participar das reuniões e compromissos do Conselho.

Outras informações sobre o assunto podem ser acessadas na edição online de no. 698 do Diário Oficial do Município do dia 14 de janeiro de 2015, no site oficial da Prefeitura - www.sapeacu.ba.gov.br.

Santo Antonio de Jesus: Homem é preso e linchado após roubar TV, veja os vídeos

Na tarde desta quinta-feira (22), um homem que não teve os dados divulgados, entrou em uma residência na Rua Ruy Barbosa e subtraiu uma TV, em seguida fugiu pelas ruas do centro da cidade quando foi identificado por populares que o capturaram e começaram a linchar o assaltante que não teve como escapar até a chegada da Polícia Militar no local. O criminoso foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia. O aparelho de TV furtado foi devolvido ao dono.