domingo, 15 de março de 2015

Via Bahia instala placas de passe livre para ambulâncias em pedágios da BR 324; Alex da Piatã havia dado entrada em projeto de Lei na AL

Vale salientar que ambulância não paga pedágio, mas era tratada como um carro qualquer e também pegava fila.
Ambulâncias não precisarão mais ficar em fila junto aos demais veículos.
Mesmo antes de ser aprovado o projeto de lei 21.075/2015, de autoria do deputado Alex Lopes (PMDB), conhecido por Alex da Piatã, que dispõe sobre a obrigatoriedade de passe livre para as ambulâncias dos hospitais, clínicas e empresas médicas no estado da Bahia, foram instaladas nas praças de pedágios situados na BR 324, sentido Feira de Santana/Salvador e no sentido contrário, placas informativas que orientam aos motoristas de ambulâncias passarem pela direita, local de acesso dos veículos que tem o equipamento que permite passar sem parar.

 PRAÇA DE PEDAGIO NA BR 324
Antes da tramitação do projeto, as ambulâncias eram obrigadas a passarem pelos locais por onde trafegam a maioria dos veículos e, segundo o deputado, o tempo era um fator determinante e “alguns minutos em uma fila de espera no pedágio, ou alguns segundos, que sejam, podem resultar na morte de um paciente”, ressaltou o parlamentar.

PRAÇA DE PEDAGIO NA BA 099 
A equipe do CN esteve observando a passagem dos carros oficiais nos pedágios e eles são obrigados a permanecerem nas filas e ao passar pelas cabines, suas placas são anotadas e depois são liberados. “Era assim que funcionava e hoje já mudou” informou Paulo Roberto, motoristas de ambulância, natural de Paulo Afonso. Enquanto o CN permaneceu no local, percebeu outra ambulância, cujo motorista estava desinformado, passando juntamente com os demais veículos.

Motoristas devem ficar atentos a placa informando o tráfego livre.
Segundo Alex de Piatã, uma vez que estes veículos se destinam a atender a necessidades de ordem social e são utilizados somente para busca ou transporte de pacientes, é de vital importância que tenham passe livre dos pedágios. “Infelizmente são constantes os casos de pacientes que vão a óbito, algumas vezes por falta de atendimento, mas, em outras, porque o socorro não chegou a tempo hábil”, disse.

O projeto de lei propõe que as ambulâncias do estado façam parte do sistema de serviços vale-pedágio via fácil.


O CN também passou pelos pedágios da BA 099 e verificou que estas placas ainda não foram fixadas. Na foto acima o pedágio do Km 8 da BA 526, no trecho Cia/Aeroporto. Na Bahia funcionam pedágios no trecho Salvador a cidade de Estância (SE), ou seja, na BA 099 (Linha Verde) /SE 318, BA 099, no KM 14, BR 324, Salvador/ Feira de Santana (BA), Km 598 Simões Filho e Km 552 Amélia Rodrigues. Na BA-093 (MG/BA), em Feira de Santana (BA) e na BR 116, no Km 482, (Rafael Jambeiro), Km 566, (Milagres), Km 698 (Jequié), Km 773, (Planalto), Km 873 (Vitória da Conquista) e na BA-093 (Salvador, Candeias, Simões Filho, Camaçari, Candeias, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca). Na BA 093, os pedágios foram instalados nos Kms 8 (Simões Filho) e 44 (Mata de São João). Nas BAs 524, Km 11 (Canal de Tráfego), 526, Km 8 (Cia/Aeroporto) e 535, Km 8 (Via Parafuso).

Fonte: Calila Notícias

Segunda rodada do 2° Campeonato da Arena Batuca

1° jogo foi entre o time do COOPERSUL e Água Branca. A partida terminou empatada por 2 X 2 com os gols de Josemar  camisa 11 e Pérsio camisa 7 para o COOPERSUL  e, os gols de Gabriel Santos camisa 7 e Ney camisa 10 para o Bahia de Água Branca. 
ÁGUA BRANCA
COOPERSUL
Árbitros da Partida e Capitães dos times
de Água Branca e COOPERSUL.
2° jogo foi entre o time do Batuca e São Paulo. O Batuca venceu o São Paulo por dois tempos a zero. Sendo um gol de Patrício camisa 3 e um de Robson camisa 14.

BATUCA
SÃO PAULO
3° jogo foi entre o time campeão do Primeiro Campeonato do Batuca o Internacional de Castro Alves e o time dos Meninos da Vila de Conceição do Almeida. Essa partida foi bem disputada e em alto nível. O time dos Meninos da Vila venceu o Time de Castro Alves por 5 X 3.

Os gols do time de Castro Alves foram feitos por:
  • Antônio José camisa 4 um gol.
  • Rafael camisa 9 um gol.
  • Fred camisa 6 um gol.

 Os gols dos Meninos da Vila foram feitos por:
  • Lucas camisa 32 dois gols.
  • Luiz Paulo camisa 87 um gol.
  • Edson camisa 20 um gol.
  • Marcos camisa 33 um gol. 

INTERNACIONAL DE CASTRO ALVES 
MENINOS DA VILA
A segunda rodada do Campeonato da Arena Batuca teve as presenças de vários apoiadores e a população compareceu em massa para prestigiar o evento. 

Árbitros das Partidas: Edvan Lima e José Lourenço ambos da Confederação Baiana de Arbitragem. 
O Campeonato está sendo realizado pelo Vereador Ramon de Sena e a Liga Sapeaçuense de Futebol.

Alex Silva