segunda-feira, 21 de abril de 2014

Desmando em obras públicas de Sapeaçu.

Vejo nas redes debates de todos os tipos sobre a situação de Sapeaçu. Uns a favor à administração e outros contra. Porém, o que temos que fazer é tenta ajudar a melhorar esse município de alguma forma. Mesmo que seja apenas criticando e apontando os erros que estão espalhados pelos quatros cantos do município. Vemos também acerto. Por tanto, muito pouco de ante das possibilidades.
Outra coisa são os benefícios que os Governos Federal e Estadual estão destinando aos municípios brasileiros, que estamos vendo os governistas propagarem aos ventos. Mérito ou não do atual Gestor isso não importa, porque é esse o papel de um homem que se predispõem ser Prefeito e administrar um município é buscar recursos e benefícios para a população.
Bem, estou querendo chegar aos recursos públicos que são gerados a partir dos impostos pagos por cada compra que fazemos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o recurso do FUNDEB, recurso do “Mais Educação” que por sinal as escolas que estão realizando esse Programa não estão dando almoço, do dinheiro da Saúde e outros que são destinados à manutenção do município como INFRAESTRUTURA e etc., que não estamos vendo nenhum progresso neste sentido.  Sobre esses recursos eu não vejo nenhuma propagando por parte dos governistas do município. Não vejo nenhum foguete ser tocado, buzinaço ou coisa do tipo. Aqui nas redes sociais não vejo ninguém comentar. Porém vem muito dinheiro por ano como mostra o link.
ACESSE ESSE LINK para os recursos de 2013:
http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2013&SelecaoUF=1&SiglaUF=BA&NomeUF=BAHIA&CodMun=3891&NomeMun=SAPEACU&ValorMun=25.447.714,37&Pagina=1
ACESSE ESSE LINK PARA OS RECURSOS DE 2014:
http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2014&SelecaoUF=1&SiglaUF=BA&NomeUF=BAHIA&CodMun=3891&NomeMun=SAPEACU&ValorMun=4.621.316,36

E falando em recurso, ou melhor, DINHEIRO PÚBLICO eu vou mostrar uma obra que está sendo feita há quase um ano nesse município que é a Praça do Parque das Laranjeiras. Essa praça começou ser feita pelo meado do ano passado e até os dias de hoje ela ainda está no começo. Ela começou toda irregular. Quando uma obra pública vai ser construída, é dever do gestor público “PREFEITO” apresentar a população o PROJETO dessa obra o que não foi feito pelo Prefeito do município. Outra coisa, no local da obra deve ter placas indicando a fonte dos recursos, a contra partida do Município, placa do CREA e placa da empresa responsável pela construção. Ou seja, uma obra transparente para todas as pessoas do município ficar sabendo do que está acontecendo. Mas, nada disso podemos ver lá. Nem os funcionários usam fardas ou capacetes da empresa que é responsável pela obra. O que vemos lá é a praça sendo desmanchada para refazer porque o cimento que colocaram foi pouco e a chuva que deu quebrou as partes feitas. Outra coisa é a forma que a praça está sendo feita sem nivelamento. Não fizeram uma base nivelada para começar construí-la, e por isso a praça está toda rachada.


Veja as fotos:








Outra coisa que aproveito pra relatar é sobre o calçamento da mesma rua da praça que teve um projeto aprovado em 2009 que autorizava o ex-prefeito a tomar 550 mil reais no DESENBAHIA para a construção da mesma. Porém, não deu pra terminar e a construção ficou parada. No ano passado eu questionei sobre essa rua no portal (ASCOM - Prefeitura Municipal de Sapeaçu/www.sapeacu.ba.gov.br/https://www.facebook.com/prefeiturasapeacue) e obtive a seguinte resposta: “Bom dia! Se for a rua que liga a estrada de Castro Alves, passando pelo Parque Laranjeiras a BR 101, temos um projeto de drenagem e calçamento já aprovado, esperando apenas a liberação da parte documental por parte do DESENBAHIA. Jonival”.
 Bem, isso significa que foi tomado mais empréstimos no DESENBAHIA. Certo. Nada contra o empréstimo, mas, a forma que a rua esta sendo construída é uma vergonha. Essa semana passou um caminhão e já mostrou que o calçamento não está com capacidade para passar carretas com 60 a 70 toneladas como passam aqui na Rua Nova todos os dia.
Veja essas fotos: 


Só gostaria de saber do Gestor público desse município se ele tem conhecimento desses acontecimentos? Ou seja, do dinheiro público que está sendo jogado fora por quem está construindo essas obras, que antes de terminarem têm que refazer por faltar qualidade na construção?
Isso só faz atrasar as obras, além de deixar mais caras.
Qual a posição Prefeito que Vossa Excelência vai tomar em relação a esse desmando?

Alex Silva