sábado, 28 de fevereiro de 2015

É Branco e dourado. Não, “péra”, é azul e preto.

O mistério que envolveu a internet ontem não tem nada mais do que a Ciência e a forma como nosso cérebro tenta ajudar a ler as informações do ambiente. Se você não sabe da história, veja a foto abaixo e diga de que cor que ela é.
Branco e dourado, não? Eu respondi isto pela primeira vez que vi a imagem. Mas parece que estamos errados. O vestido é azul e preto... Isto mesmo, azul e preto. Não ache que você está ficando louco, existe uma explicação plausível para que isto aconteça e a resposta está em nosso cérebro.
Esta imagem provoca na gente uma ilusão de ótica. Nós só enxergamos as coisas porque elas refletem a luz. Nossos olhos captam esta luz emitida pelos objetos. Os olhos somente captam, quem informa a qualidade da cor é o cérebro. A cor nada mais é do que a luz sendo emitida em diversas frequências (como você vê abaixo).
Um certo objeto tem qualidade de refletir determinadas cores, porém, o ambiente está imerso de uma diversidade incontável de luz em diferentes frequências. E como eu disse logo em cima, o olho capta tudo, mas o cérebro é quem toma as decisões sobre o que vemos. Assim, dependendo das condições em que foram tiradas as imagens, nosso cérebro tenta corrigir as interferências da luz no ambiente.
Para funcionar bem, o cérebro desconsidera algumas informações do ambiente e dá prioridade a outras. Isto é o que acontece com a imagem. Abaixo nós podemos ver uma modificação da foto original através do Photoshop feita pela revista Wired. O que acontece é a mesma coisa que acontece no nosso cérebro e por isso algumas pessoas dizem que o vestido é branco e dourado e outras azul e preto.
Existem dois tipos de pessoas nesta situação. Aqueles que mantém a atenção no dourado e assim, automaticamente, o cérebro julga que o que está próximo do dourado é branco. Porém, se você focar sua atenção no vestido, vai ver que ele não é branco. Ele é azul com faixas douradas. Mas se você prestar atenção no azul nesta foto, o que era dourado fica escuro, portanto, preto.
Ainda na mesma revista Wired, o neurocientista Jay Neitz, que estuda há 30 anos a diferença sobre como as pessoas enxergam a qualidade da cor, disse que esta situação saída do Tumblr é muito rara. A comoção entre as pessoas e também a zoeira que nunca termina deram a oportunidade de saber mais sobre como funcionamos.
A lição que fica é que nosso cérebro, apesar de ser um nível órgão patrão, para conseguir fazer tudo o que faz, precisa dar prioridades. Mas com um pouco de esforço podemos ver as duas situações e um mundo novo se revela em nossa frente. Abaixo a prova pixel a pixel da análise que revela: o vestido é azul e preto. Mas acho que ainda vai ter gente discordando... :]

Fonte: Biologia Total

Débora Bloch revela que já fez aborto: “Não tive nenhum arrependimento”

image

Débora Bloch revela que fez aborto quando tinha 20 anos (Divulgação/TV Globo)
Protagonista da próxima novela das 18 horas, “Sete Vidas”, que estreia no dia 09 de março, Débora Bloch, 51, fez uma revelação surpreendente em entrevista à edição do próximo mês da revista “Marie Claire”.
A atriz contou que fez um aborto há cerca de 31 anos. “Quando tinha uns 20 anos, engravidei sem querer de um namorado e abortei. Meu ginecologista me indicou uma clínica. Não tive nenhum arrependimento depois”, afirma.
Para a artista, é errado tratar o tema como se não existisse mesmo que às escondidas. “É hipócrita fingir que não existe porque não é legalizado, enquanto mulheres morrem em decorrência de abortos malfeitos”, explica.
Débora é mãe de Julia, 20, e Hugo, 17, frutos do casamento de 15 anos com o ex-marido, o chef de cozinha Olivier Anquier, 55.

ESTUDANTES DA UFRB REIVINDICAM TRANSPORTE PÚBLICO EM SAPEAÇU.

Resultado de imagem para foto de onibus escolar

Nós estudantes da UFRB ficamos indignados com a injustiça social que acontece aqui em Sapeaçu. Existe um transporte para levar e buscar os alunos da Famam durante o dia e a noite, tem transporte para levar estudantes pra o cursinho pré-vestibular Lavoisier e, para os estudantes da UFRB não tem.
Nós queremos saber Jonival Lucas, Maria Luiza e o secretário de transporte que, “segundo o prefeito foi acionado para disponibilizar o transporte, porém o mesmo nada fez, e ainda pior, acatou as ordens dos estudantes da Famam”.
Por quê nós que estudamos em universidade pública, adentramos através da UPT não temos os mesmo direitos?
Durante todo ano passado nós procuramos vocês, que ficavam num descaso um empurrando a responsabilidade para o outro, o ano se passou e a secretária de educação além de promessas nada fez.
No inicio desse ano conseguimos uma reunião com o prefeito, e lá, foi determinado que, o ônibus que leva os alunos da Famam iria nos levar no campus da UFRB às 7:00 horas e nos buscar 12:30 depois que viesse da Famam  e que às 18:00 horas iria um ônibus nos buscar. Só que não é isso que está acontecendo. O ônibus só entrou uma única vez no campus no horário de 12:30 e o de 18:00 nunca apareceu. Ele estava realmente entrando às 7:00 só que fomos informados que a partir do dia 27/02 não vai entrar mais por quê os alunos da Famam não querem.
Como assim não querem?
Nós queremos saber com que direito eles decidem isso?
Queremos saber, baseado em que nossas “AUTORIDADES” aceitam isso?
Queremos saber qual a lógica de pensamento dessas pessoas que acham que estudantes de faculdades particulares têm mais necessidades desse transporte do que nós de universidade pública?
O prefeito e a secretária de educação amparam prioritariamente aqueles que têm maior poder aquisitivo, deixando-os de lado aqueles que realmente precisam de recurso, que são os estudantes de universidade pública.
Qual o futuro dessa cidade em que as pessoas de baixa renda não têm oportunidade de estudar?
As pessoas fazem Enem, adentram através de cotas e no momento em que mais precisam dos órgãos que deveriam proteger seus direitos, eles os negam. Esperamos sinceramente que eles se conscientizem e nos apoiem para que no futuro, nossa cidade possa colher os frutos do trabalho em conjunto de todos.
MORADORES DE SAPEAÇU ESTUDANTES DA UFRB.

Governo do estado reafirma apoio para criar pacto nacional contra homicídios


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, se reuniu nesta quinta-feira (26), em Brasília, com os secretários estaduais de segurança pública do país para discutir a criação do Pacto Nacional de Combate à Violência. Ele defendeu uma série de mudanças legislativas para dar mais responsabilidade para a União e promover uma integração entre os entes federados para tentar solucionar o problema. "Só uma mudança constitucional efetiva pode trazer os resultados que esperamos", disse o ministro ao defender que segurança pública é uma política de Estado, não de governo. Também esteve presente na reunião o secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Barbosa, que enalteceu o pacto e o classificou como imprescindível para a efetiva diminuição dos homicídios no estado e no país. "É fundamental que a União acene para a possibilidade de modificação do panorama constitucional, discutindo com os estados. Hoje, temos 90% das responsabilidades e 10% dos recursos necessários para tocar essas obrigações", afirmou o secretário.

Cônjuges gays de deputados também terão direito a passagens aéreas

A medida que libera o pagamento de passagens aéreas para cônjuges de deputados federais também beneficiará os parceiros de parlamentares homossexuais, segundo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A Casa usará o mesmo critério do Ministério das Relações Exteriores para conceder passaportes diplomáticos. O Itamaraty exige certidão de casamento ou de união estável reconhecida em cartório para conceder documentos diplomáticos. "[A relação] tem que ser registrada em cartório", definiu Cunha. Diante da repercussão negativa da medida, as bancadas de PPS, PSOL e PSDB já anunciaram que abririam mão das passagens aéreas para cônjuges.

Desembargador derruba decisão que suspendia WhatsApp no país


O desembargador Raimundo Nonato Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí, derrubou a decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, que pedia a suspensão do aplicativo WhatsApp no Brasil por não colaborar com as leis brasileiras. De acordo com o desembargador, o ato punitivo aplicado pelo juiz não é razoável. “A suspensão de serviços afeta milhões de pessoas em prol de investigação local”, justificou Alencar na sentença, publicada nesta quinta-feira (26), um dia após o polêmico pedido de suspensão ter vazado na internet. Correia encaminhou um mandado aos provedores de infraestrutura (backbones, ou seja, os serviços que conectam o Brasil à internet) e aos provedores de conexão (operadoras de telefonia móvel, entre outras), para que suspendessem temporariamente o aplicativo de mensagem instantânea, até que a empresa cumprisse determinações judiciais de 2013. A suspensão atingiria os domínios whatsapp.net e whatsapp.com..

Hotel do doleiro Youssef é saqueado e pichado na Bahia


O hotel que o doleiro Alberto Youssef construiu no sul da Bahia foi alvo de vandalismo. O Web Hotel Príncipe da Enseada, que fica entre Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, teve bens saqueados, cômodos destruídos e paredes pichadas. Algumas pessoas foram conduzidas para a DT/Porto Seguro (Delegacia Territorial). Segundo a polícia, como não houve flagrante e não podia confirmar quem teria participado da ação, todos foram liberados. Ainda de acordo com a DT/Porto Seguro, a ação é comum nos municípios, que têm vários hotéis abandonados. O caso foi repassado para a delegada Teronite Bezerra, da DT/ Santa Cruz Cabrália. *R7 Bahia

Homem mais rico do país, Jorge Paulo Lemann diz que Brasil 'não é tão ruim quanto falam'


Em reunião com empresários no Instituto Endeavor, Jorge Paulo Leman, um dos donos da AB Inbev, a maior cervejaria do mundo, afirmou que as grandes operações do grupo que comanda aconteceram em tempos de crise. Diante dos resultados apresentados pela economia brasileira nos últimos meses, com crescimento do PIB abaixo das expectativas e inflação próximo ao teto da meta, o empresário explicou as melhores formas para captação de recursos para investimentos. A receita, segundo ele, estaria em "engordar o porquinho antes de buscar dinheiro dos outros". Leman é apontado pela revista Forbes como o homem mais rico do Brasil, com patrimônio estimado em R$ 49,85 bilhões. Além da cervejaria, ele também possui investimentos na Burger King e na Heinz. Somente na última quinta-feira (26), segundo a revista Época Negócios, Lemann aumentou sua fortuna em 2,5%, ganhando cerca de R$ 1,9 bilhões.