sábado, 28 de fevereiro de 2015

É Branco e dourado. Não, “péra”, é azul e preto.

O mistério que envolveu a internet ontem não tem nada mais do que a Ciência e a forma como nosso cérebro tenta ajudar a ler as informações do ambiente. Se você não sabe da história, veja a foto abaixo e diga de que cor que ela é.
Branco e dourado, não? Eu respondi isto pela primeira vez que vi a imagem. Mas parece que estamos errados. O vestido é azul e preto... Isto mesmo, azul e preto. Não ache que você está ficando louco, existe uma explicação plausível para que isto aconteça e a resposta está em nosso cérebro.
Esta imagem provoca na gente uma ilusão de ótica. Nós só enxergamos as coisas porque elas refletem a luz. Nossos olhos captam esta luz emitida pelos objetos. Os olhos somente captam, quem informa a qualidade da cor é o cérebro. A cor nada mais é do que a luz sendo emitida em diversas frequências (como você vê abaixo).
Um certo objeto tem qualidade de refletir determinadas cores, porém, o ambiente está imerso de uma diversidade incontável de luz em diferentes frequências. E como eu disse logo em cima, o olho capta tudo, mas o cérebro é quem toma as decisões sobre o que vemos. Assim, dependendo das condições em que foram tiradas as imagens, nosso cérebro tenta corrigir as interferências da luz no ambiente.
Para funcionar bem, o cérebro desconsidera algumas informações do ambiente e dá prioridade a outras. Isto é o que acontece com a imagem. Abaixo nós podemos ver uma modificação da foto original através do Photoshop feita pela revista Wired. O que acontece é a mesma coisa que acontece no nosso cérebro e por isso algumas pessoas dizem que o vestido é branco e dourado e outras azul e preto.
Existem dois tipos de pessoas nesta situação. Aqueles que mantém a atenção no dourado e assim, automaticamente, o cérebro julga que o que está próximo do dourado é branco. Porém, se você focar sua atenção no vestido, vai ver que ele não é branco. Ele é azul com faixas douradas. Mas se você prestar atenção no azul nesta foto, o que era dourado fica escuro, portanto, preto.
Ainda na mesma revista Wired, o neurocientista Jay Neitz, que estuda há 30 anos a diferença sobre como as pessoas enxergam a qualidade da cor, disse que esta situação saída do Tumblr é muito rara. A comoção entre as pessoas e também a zoeira que nunca termina deram a oportunidade de saber mais sobre como funcionamos.
A lição que fica é que nosso cérebro, apesar de ser um nível órgão patrão, para conseguir fazer tudo o que faz, precisa dar prioridades. Mas com um pouco de esforço podemos ver as duas situações e um mundo novo se revela em nossa frente. Abaixo a prova pixel a pixel da análise que revela: o vestido é azul e preto. Mas acho que ainda vai ter gente discordando... :]

Fonte: Biologia Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário