quarta-feira, 18 de maio de 2016

Professores reivindicam os 60% da indenização do FUNDEF pago pela União!

Ontem 17 de Maio a população de Sapeaçu foi surpreendida com um Ato Público nas ruas da cidade.

Os Professores efetivos do município foram às ruas reivindicar seus direitos no que diz respeito ao benefício que o município recebeu da União e que 60% dessa verba indenizatória será rateada entre os professores.

Precatório é o processo que os municípios impetraram contra a União quando o Governo Federal parou de repassar o valor real por aluno, durante a vigência do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) que vigorou de 1998 a 2006 sendo substituído pelo  FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que vigora até hoje.
Na gestão atual, Sapeaçu foi contemplada com uma indenização no valor de 13.666.009,13 (TREZE MILHÕES SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS MIL NOVE REAIS E TREZE CENTAVOS). Desse valor, 60% terá que ser dividido em forma de pagamento aos professores efetivos do município. Segundo a representante da APLB de Sapeaçu, a verba já está na conta da prefeitura e que tiveram uma reunião no dia 16 com a plenária da categoria, e ficou acordado que, mesmo antes da reunião com o Sr. Prefeito eles fariam o ato público apenas como forma de sensibilização.


Fotos: APLB