sábado, 30 de julho de 2011

Fotos dos integrantes do MOVA-SE na Alemanha

Fotos dos integrantes do  MOVA-SE (Movimento Verde de Ação Social e Ecológica) no 5º Simpósio Brasil-Alemanha de desenvolvimento sustentável.
O MOVA-SE participou desse evento, graça a vitória do MTJ (Movimento Termoelétricas Jamais) nas lutas contra a implantação de duas termoelétricas no município de Sapeaçu na localidade de Janico. O MTJ na época das lutas contra as térmicas promovel várias audiências públicas no estado da Bahia em especial nas cidades do Recôncavo Baiano, e participou do Fórum Mundial do Meio Ambiente em Salvador, tratando do assunto a respeito das usinas térmicas, que estaria sendo sorrateiramente instalada em Sapeaçu. Essa luta foi travada por que os responsáveis pela implantação das usinas e os representantes políticos municipais, tentarem enganar a população dizendo que seria instalada no município outra subestação energia, tomaram documentos de varias pessoas prometendo emprego na suposta sub-estação. Depois, deram sementes de mamonas e gira-sol ao povo das localidades aonde iriam construir as térmicas, dizendo que essas sementes seriam para que no futuro eles as vendessem para serem usadas na produção de bio-diesel na usina que seria construída naquela localidade, Janico. Então, a população ficou achando que seria uma coisa boa, porque, além, de dar emprego ao povo, iria dar oportunidade aos produtores rurais.

 Na única audiência publica a pedido do IMA (Instituto do Meio Ambiente), para ouvir a empresa e a opinião publica sobre o empreendimento, foi que veio a tona, que aquela suposta usina de produção de biodiesel, seria duas usinas termoelétricas movida a óleo combustível pesado BPF (OCB1), que iria queimar 60 tonelada desse óleo por dia. Então, o professor Sivanildo PhD em química, presente na audiência fez alguns questionamentos sobre as térmicas, e os representantes delas ficaram sem saber o que dizer. Pois, estava diante de uma pessoa que sabia dos reais impactos que a queima desse combustível causaria à população e ao meio ambiental. Com o passar do tempo, foram feita diversas audiências, como já foi citado acima, é que foi descoberto que os valores que o Relatório de Impacto Ambiental que a empresa elaborou para que o IMA estudasse os impactos que essas usinas pudessem causar ao meio ambiente, foram todos irreais. Ou seja, muito abaixo de sua realidade. Em uma audiência com um do dono da empresa, o professor Sivanildo lhe pergunta; “qual a real quantidade do óleo que será queimado por dia nas usinas, já que para o IMA o relatório da empresa diz 60 ton. dia, e o meu calculo dar uma quantidade bem maior, entorno de 1600 toneladas, queremos saber quanto de óleo será queimado por dia? Então o empresário diz:  que a real quantidade de óleo que será queimado por dia é de 1300 toneladas dia”. Ai foi provado mais uma enganação por parte deles, para fazer com que as térmicas fossem de forma truculenta implantadas aqui em Sapeaçu. Assim como este caso, muitos outros foram feitos para tentar burlar os estudos sobre os impactos desse empreendimento aqui. E mesmo assim, o IMO (Instituto de Meio Ambiente), não deu o parecer favorável, alegando que os estudos mostraram que esse empreendimento causaria sérios impactos ambientais, problema grave a população e para econômicos da região, visando que os imóveis seriam desvalorizados e os investimentos na região cairiam.
Outras batalhas como essa foram travadas e graças a Deus e o apoio do povo de Sapeaçu, do Recôncavo enfim, de todos baianos, foram vencidas, e assim, prevaleceu através da lei, à vontade do povo.
Depois do MTJ o povo desejou que os movimentos continuassem, pois foi provado que é preciso o povo está unido em busca de seus benefícios.
Então foi criado o MOVA-SE, no qual o professor Sivanildo é o presidente.
Com o MOVA-SE, o grupo já realizou diversos projetos, na área social, como: a construção de uma residência beneficiando uma moradora que morava em estado de calamidade, fez protesto na pista para que o DNIT colocasse quebra-molas na pista para que pudesse para de morrer pessoas atropeladas, que já foram colocados dias depois, no dia sete de setembro 2010 realizou um desfile em protesto, já que o poder público não realiza a muito tempo, no dia das crianças apoiou a associação Criança Solidária a realiza um grande evento na cidade e no dia mundial do meio ambiente realizou uma manifestação em prol das árvores derrubadas da Praça da Matriz, com a plantação de 100 árvores em um terreno no Bairro do Adeládio Menezes.  
Com essas e outras ações realizada pelo grupo que formava o MTJ e agora o MOVA-SE, ficou mais que provado que a sociedade deve se organizar, para que seus anseios sejam atendidos pelo poder público. Visto que os políticos do nosso país não têm interesses em fazer nada para beneficiar a população sem que eles tirem algum proveito.
Os movimentos, como esse que aqui em Sapeaçu já tem realizado e obtido seus objetivos com sucesso, tem sido a chave para que a população tenha coragem de reivindicar seu direito e fazer com que o poder público o atenda. Pois, a população unida tem o poder de tirar políticos do poder. Então, essa é uma da forma mais eficiente que temos para fazer com que um dia veremos o país mais justo e com políticos menos corruptos.
Fotos algumas de Manifestações.
Faixas que o MTJ usava para as manifestações.

Caminhada do MTJ ao lugar onde seria implantada as térmicas.

MTJ panfletando em Cruz das Alma.

Fotos de integrantes do MTJ.

Desfile de Sete de Setembro de 2010.
Casa construída pelo MOVA-SE com doações da população.
Protesto para a colocação dos quebra-molas.
Alex Silva