sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Dilma sanciona LDO de 2016 com vetos

Dilma

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016 que estabelece meta de superávit primário do setor público consolidado equivalente a 0,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com edição extra do Diário Oficial da União de quinta-feira.

Entre os dispositivos vetados pela presidente está a proibição imposta pelo Congresso à concessão ou renovação de empréstimos do BNDES para a realização de investimentos ou obras no exterior.

Nas razões apresentadas para vetar esse item, a presidente afirmou que o dispositivo poderia impedir que empresas exportadoras brasileiras ofertassem seus produtos e serviços no mercado externo em condições compatíveis com seus concorrentes internacionais.

"Com a sanção da proposta, exportadores brasileiros podem ter sua competitividade reduzida no ambiente internacional, resultando em redução de participação do país no mercado internacional e dificuldades na conquista de novos mercados, com prejuízo na geração de emprego e renda no País, além da redução da entrada de divisas", afirmou a presidente no Diário Oficial.

Outro ponto vetado pela presidente ao sancionar a LDO foi o que estabelecia previsão de recursos para o Bolsa Família em valor suficiente para assegurar o reajuste dos benefícios de acordo com o índice oficial de inflação.

Na justificativa, a presidente apontou que o reajuste proposto, "por não ser compatível com o espaço orçamentário, implicaria necessariamente o desligamento de beneficiários do programa".

A LDO foi aprovada pelo Congresso em 17 dezembro, endossando a diminuição da meta de superávit primário de 2016 do setor público consolidado para 0,5 por cento do PIB, correspondente a 30,554 bilhões de reais. A meta anterior era de economia para o pagamento de juros da dívida pública de 0,7 por cento do PIB.

(Por Pedro Fonseca)

Sexo: Estes são os países onde as pessoas andam mais ‘satisfeitas’


A marca de preservativos Durex fez um inquérito para descobrir qual o país onde as pessoas se sentem mais satisfeitas sexualmente, explica o site Independent.

A sondagem foi feita a 26 mil pessoas, com mais de 16 anos, em 26 países. A Durex chegou à conclusão que apenas 44% dos inquiridos se sente satisfeito com a sua vida sexual.

A empresa diz que para se ter uma vida sexual satisfatória é necessário estar bem em termos de saúde física e mental, não viver com muito stress ou com uma disfunção sexual e ter relações sexuais com frequência.

Aqui estão os países que ocupam o top 12:

1)    Suíça

2)    Espanha

3)    Itália

4)    Brasil

5)    Grécia

6)    Holanda

7)    México

8)    Índia

9)    Austrália

10)    Nigéria

11)    Alemanha

12)    China