quarta-feira, 14 de março de 2012

1ª Conferência do Meio Ambiente de Sapeaçu.


 


      Depois de tanto tempo de luta em favor do meio ambiente pela sociedade organizada de Sapeaçu, o governo municipal, trás esse tema como algo novo a ser discutido pelos governos e cidadãos.
     A palestra foi ótima, porem, atrasada. Porque há alguns anos atrás o MOVA-SE cansou de fazer palestra com esses mesmos conteúdos; aquecimento, efeito estufa, desperdício de água, energia, uso de venenos descriminados no agronegócio e agricultura familiar. Além da preservação das árvores e de plantio de novas em lugares desflorestados. E era criticada por muito do governo municipal, achando que, o que estava sendo feito era coisa de apaixonados pela natureza, por quem venera a natureza a ponto de retardar o “progresso”.      Mas, hoje se vê a importância do que era feito.
     A conferência foi muito proveitosa. E espero que as propostas que ali foram elaboradas com a participação da comunidade, não fiquem apenas no papel, e, que elas sejam atendidas. Pois, sabemos que muitas dessas conferências são apenas para gerar números. E consequentemente trazer recursos para os políticos fazerem politicas e não atenderem as necessidades comuns.
    O primeiro passo foi dado, cabe à população participar mais, e cobrar para que os resultados apareçam. Não devemos esperar muito dos nossos governantes. Porque já vimos do que são capazes para se alto beneficiarem. Então, o povo deve está presente em todos os eventos que decidirão o nosso futuro e o futuro das próximas gerações.
    Fiquei reparando uma coisa muito triste na conferência de hoje. Não havia um representante legítimo da população, ou seja, o prefeito e os vereadores, que são os que mais conhecem os problemas da cidade, ou, deveriam saber, para ajudar no desenvolvimento das propostas que serão enviadas para as instancias superiores.
    Essa atitude mostra claramente que os interesses de nosso município estão sempre em segundo planos para eles. Pois, sempre eles têm outros compromissos que alegam ser mais importantes que o desenvolvimento do município e o bem estar da população.
Alex Silva