O promotor de
Marselha Brice Robin revelou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26) os
detalhes que antecederam o desastre com o Airbus 320, que matou 150 pessoas, na
França. Com base nos primeiros 20 minutos de áudio recuperados da caixa-preta,
o piloto e o copiloto conversam normalmente. Depois de um comissário de bordo
anunciar a preparação para a chegada do voo em Düsseldorf, o piloto pediu ao copiloto
Andrea Lubitz, 28 anos, para assumir o controle da aeronave. Pelo áudio,
ouve-se o som de uma cadeira sendo empurrada para trás e, em seguida, a porta
sendo fechada, indicando que o piloto tenha saído para usar o banheiro.
"Neste ponto, o copiloto é o único no cockpit", disse Robin.
"Então, é quando ele está sozinho que ele manipula os botões do sistema de
monitoramento de voo para acelerar a descida do avião. Repito, ele estava
sozinho no comando desse plano", disse o promotor. O promotor explicou que
a única forma para que a aeronave tivesse iniciado a descida seria de forma
intencional, deliberada. Após alguns minutos, o piloto acionou o sistema de
comunicação interna da aeronave para avisar a Lubitz que liberasse o retorno à
cabine. Neste momento, a porta já estava trancada por dentro, impedindo que,
mesmo que o piloto digitasse a senha de acesso, a porta se abrisse.
"Nós
ouvimos vários gritos do piloto pedindo para entrar na cabine", disse
Robin. "Pelo sistema de interfone, ele se identifica, mas não há nenhuma
resposta. O piloto bate na porta, mas não há resposta do coiloto", diz. Do
lado de dentro da cabine, é possível perceber a "respiração normal"
do copiloto, o que, segundo o promotor, descartaria a hipótese de um mal súbito
do copiloto. "Ele estava vivo e respirando", disse o promotor. Nesse
instante, controladores de tráfego aéreo de uma torre de controle em Marselha
pediram sinal de socorro em virtude da mudança de altitude. Do lado de fora da
cabine, ouve-se sons de golpes violentos na porta, possivelmente do piloto
tentando retornar à cabine.
O promotor
destaca que o sistema de travamento da porta contra invasões terroristas impede
que qualquer pessoa acesse a cabine, que estava trancada por dentro, pelo
copiloto. O sistema ficou mais reforçado após os atentados do 11 de setembro
contra as Torres Gêmeas. Segundo o BuzzFeed, ouve-se som de um primeiro impacto
do avião, o que indica que pode ter havido um primeiro choque antes do impacto
final.
Correio