quinta-feira, 26 de março de 2015

Promotor revela os detalhes de como o copiloto derrubou o avião na França: "Morte foi instantânea"


O promotor de Marselha Brice Robin revelou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26) os detalhes que antecederam o desastre com o Airbus 320, que matou 150 pessoas, na França. Com base nos primeiros 20 minutos de áudio recuperados da caixa-preta, o piloto e o copiloto conversam normalmente. Depois de um comissário de bordo anunciar a preparação para a chegada do voo em Düsseldorf, o piloto pediu ao copiloto Andrea Lubitz, 28 anos, para assumir o controle da aeronave. Pelo áudio, ouve-se o som de uma cadeira sendo empurrada para trás e, em seguida, a porta sendo fechada, indicando que o piloto tenha saído para usar o banheiro. "Neste ponto, o copiloto é o único no cockpit", disse Robin. "Então, é quando ele está sozinho que ele manipula os botões do sistema de monitoramento de voo para acelerar a descida do avião. Repito, ele estava sozinho no comando desse plano", disse o promotor. O promotor explicou que a única forma para que a aeronave tivesse iniciado a descida seria de forma intencional, deliberada. Após alguns minutos, o piloto acionou o sistema de comunicação interna da aeronave para avisar a Lubitz que liberasse o retorno à cabine. Neste momento, a porta já estava trancada por dentro, impedindo que, mesmo que o piloto digitasse a senha de acesso, a porta se abrisse.
"Nós ouvimos vários gritos do piloto pedindo para entrar na cabine", disse Robin. "Pelo sistema de interfone, ele se identifica, mas não há nenhuma resposta. O piloto bate na porta, mas não há resposta do coiloto", diz. Do lado de dentro da cabine, é possível perceber a "respiração normal" do copiloto, o que, segundo o promotor, descartaria a hipótese de um mal súbito do copiloto. "Ele estava vivo e respirando", disse o promotor. Nesse instante, controladores de tráfego aéreo de uma torre de controle em Marselha pediram sinal de socorro em virtude da mudança de altitude. Do lado de fora da cabine, ouve-se sons de golpes violentos na porta, possivelmente do piloto tentando retornar à cabine.
O promotor destaca que o sistema de travamento da porta contra invasões terroristas impede que qualquer pessoa acesse a cabine, que estava trancada por dentro, pelo copiloto. O sistema ficou mais reforçado após os atentados do 11 de setembro contra as Torres Gêmeas. Segundo o BuzzFeed, ouve-se som de um primeiro impacto do avião, o que indica que pode ter havido um primeiro choque antes do impacto final.

Correio

PL busca ampliar cobertura do Planserv para outros estados em caso de urgência e emergência

PL busca ampliar cobertura do Planserv para outros estados em caso de urgência e emergência
Publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (21), um Projeto de Lei (PL) busca a ampliação da cobertura do Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Planserv) para outros estados em caso de urgência e emergência. De acordo com a justificativa do projeto do deputado Alex da Piatã (PMDB), "as doenças não respeitam calendários e mapas e os mal súbitos não avisam quando vão chegar". "Portanto, se um beneficiário do Planserv é acometido de um mal súbito, como um infarto ou acidente vasco-circular, fora do Estado da Bahia, terá que recorrer a rede pública hospitalar ou então custear o seu atendimento, o que é absolutamente incompatível com o padrão remuneratório dos servidores públicos estaduais", argumentou. Para o deputado, a mudança tornará o plano mais atrativo. "Com a ampliação, o Planserv se tornará ainda mais atrativo para os servidores públicos sejam aqueles que viajam muito a trabalho ou os que passam férias em outros estados e a adesão desses servidores", afirmou em nota.