quinta-feira, 14 de julho de 2011

Mim pergunto, O que será desse país com a juventude de hoje?


              Apática, anestesiada, covarde, manipulada e obediente a mídia, sem nenhum senso critico, sem nenhuma opinião própria, sem personalidade e fazendo apenas aquilo que o é imposto.

Apesar de saber, que esse sistema que vem de longas datas, e tem deixado não só a juventude, mas também boa parte da sociedade assim. Sistema deixado desde a época do Brasil colônia. Mas, o que mais me preocupa é que tem políticos e partidos que pregaram mudar esse cenário e hoje em dia estão fazendo pior. Deixando a sociedade cada vez mais manipulada e sem força.

Apesar desse sistema cruel, ouve tempo em que a juventude desse país teve peito para enfrentar a tirania da época. Muitos foram presos, exilados, torturados, mortos em praças publicas e outros foram mortos de maneira tão cruéis que sumiram com seus corpos, que até hoje não foram encontrados.

Depois disso, criaram um novo nome para o sistema, criaram nova forma de manipular e de calar a boca da população. E tentam passa através da mídia, que está tudo maravilhoso. E como a sociedade não está educadamente preparada (culpa desse sistema), não percebe toda a problemática.

Mas com tudo isso, vê uma multidão anestesiada, sem querer lutar nem pelo seu próprio direito, uma sociedade medrosa sem querer mudar esse sistema ditador que está implantado para sermos sempre controlados apenas por uma pequena parte da sociedade, que tem feito diferentes manobras para nos enganar; é doloroso!

Enquanto a sociedade não tomar par da situação política, seremos sempre marionetes nas mãos de pessoas que irão nos usar como forma de adquirirem poder e dinheiro, para continuar controlando a população, sem dar de fato o que ela precisa e tem de direito por lei. A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública e o bem social da população.

Ela é fundamental na vida de todos nós, pois é através da política que construimos a nossa vida, não podemos ingenuinamente nos abster, cabe a população a discussão e colocar pressão nos governantes.

A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma, com mais responsábilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes. Mas, nem por isso "devemos" deixar de lado esse assunto. Porque é de "nossa "inteira resposabilidade o que tem acontecido com a politica. Pois, só "brigamos" para escolher um candidato, a troco de algum beneficio proprio. Mas, quando se trata da coletividade "somos" iguais aos politicos, só "pensamos" em "nós" mesmo. Daí, a culpa da sociedade em toda essa sujeira que está na politica brasileira e em especial aqui em Sapeaçu.

Não venho com esse informativo dizer que político A, B ou C são bons ou ruins. Por que. “Quer saber quem uma pessoa é realmente, dê poder a ela, e não o acompanhe”. O que quero dizer com isso é; se ficarmos da maneira que estamos “anestesiados” vendo políticos dizerem o que devemos fazer, dizer, comer, trabalhar e etc. Todo político eleito por nós será ruim. Mas, se a população eleger um político e acompanhar seu mandato não como “puxar-saco dele”, e sim, como um patrão que contratou um funcionário para administrar a cidade em seu lugar, qual quer político será bom. Porque quem deve administrar a cidade é a população, mas, como ela é muito grande, e às vezes muitas pessoas ao mesmo tempo atrapalham e não ajudam, a população escolhe uma pessoa da cidade através de votação (eleições), para administrar a cidade no seu lugar. Com isso está explícito que o povo, é quem é o legitimo governante de uma cidade. Então, por que não governamos a cidade? Por que deixamos o prefeito e seus secretários fazerem da cidade o que eles bem querem, e ficamos de braços cruzados ou reclamando em esquinas, bares e ruas? Vamos nos mover? Se é que queremos o melhor para todos. O que não pode é ficarmos do jeito que estamos.
(Alex Silva)
  



  "Uma sociedade de ovelhas costuma dar lugar
                         a um Estado de Lobos".            
  (Autor desconhecido) 



          










FUNÇÕES DO VEREADOR

Esse artigo serve tanto para as pessoas que deverão concorrer nas próximas eleições ao cargo de vereador, também para alguns vereadores que ainda estão na ativa e para os eleitores que ainda não tem consciência da importância da política na vida de cada um.
Infelizmente, a maioria da população desconhece totalmente as funções de um vereador, daí eleger pessoas despreparadas e sem nenhum conhecimento de causa.

Não cabe ao vereador fazer promessa, dar presentes, patrocinar jogos e churrascos, comprar remédios, cestas básicas, batizar crianças, tira título de eleitor, fazer viajem como taxista, pagar conta de água, luz, botijão de gás, cerveja em bares e outras coisas, com o único objetivo de conseguir votos para uma possível candidatura.

Se o candidato bem soubesse a sua função social, responsabilidade, integridade, respeitabilidade, dignidade, coerência, caráter, ética, moralidade, honestidade, que todo vereador deveria ter, com certeza pensaria duas vezes ou mais antes de colocar o nome nas ruas, para ser um candidato. Mas da maneira como a sociedade se comporta de ante desse assunto, todo mundo lança-se candidato, mesmo sem nenhum conhecimento e compromisso, só com o intuito de ganhar dinheiro e fazer escada para partidos e prefeito ter poder, esquecendo assim o verdadeiro papel dele, que é: legislar, fiscalizar, sugerir e representar.

LEGISLAR

Os vereadores aprovam as leis que regulamentam a vida da cidade. Para isso elaboram projetos de lei e outras propostas que são votados na câmara durante as sessões ordinárias ou extraordinárias. Aprovam ou rejeitam projetos de lei, elaboram decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres, requerimentos, elaboram o regimento interno da câmara e participam de comissões permanentes.

FISCALIZAR

O executivo (prefeito e secretários) comparece periodicamente à câmara, quando convidado, para prestar esclarecimentos aos parlamentares. Estes esclarecimentos podem ser solicitados por requerimentos. A fiscalização ocorre também, por meio da atuação nas comissões especiais e em prol do bom uso do dinheiro público, discussão e aprovação do orçamento anual e da Lei de Diretriz Orçamentária que planeja onde e como aplicar o orçamento do município e análise profunda do Plano Diretor.

SUGERIR

Nas questões em que os vereadores não possam apresentar um projeto de lei, por exemplo, eles têm a competência de alertar o executivo sobre determinada necessidade da população, estimulando as providências cabíveis.

REPRESENTAR

O vereador é, ao mesmo tempo, porta voz da população, do partido que representa e de movimentos organizados. Cabe ao parlamentar não só fazer política partidária, mas organizar e conscientizar a população. A realização de seminários, debates e audiências públicas são funções dos parlamentares que contribuem neste aspecto, pois funcionam como caixa de ressonância dos interesses gerais.

(Alex Silva)



Política e democracia


Política. 1.  CONJUNTO DOS FENÔMENOS E DAS PRÁTICAS RELATIVOS AO ESTADO OU A UMA SOCIEDADE 2.ARTE E CIÊNCIA DE BEM GOVERNAR, DE CUIDAR DOS NEGÓCIOS PÚBLICOS.            (Dicionário Aurélio)

Política é um assunto de grande importância na vida da sociedade, apesar dela não se interessar muito pelo assunto, achando que é um assunto apenas de quem está no poder tirando proveito. Sendo assim, aumenta a chance dos políticos desonestos continuarem se mantendo no poder BRINCANDO com dinheiro que o povo os dar através dos impostos, para que eles os adiministrem bem. Para que eles possam cuidar bem da saúde não deixando faltar remédios, curativos, médicos e colocar pessoas capacitadas para trabalharem no atendimento ao povo, da educação, das estradas, da segurança, do esgotamento sanitário do município que não tem, e a população tem que jogar seus esgotos nas ruas, da iluminação pública, incentivar o comércio local, enfim, tratar o povo com respeito e como o seu patrão, aquele que não só paga seus salários, mas também, quem os coloca nos lugares que estão. Só que a maioria deles só lembram da população no período de campanha e pior que a população ainda estão desatenta, e se deixa enganar com essas atitude dos maus políticos. Bem, política é coisa séria para ser lembrada somente em período de eleição, quando somos praticamente obrigados a votar senão sofremos sanções. Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão.             (Alex Silva)

 Democracia. 1. GOVERNO DO POVO; 2. SOBERANIA POPULAR.                 (Dicionario Aurélio)

Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões  políticas, está direta ou indiretamente com os cidadãos (povo), por meio de representantes eleitos (prefeito, vereadores, deputados federais e estaduais, senadores governadores e presidente). Será que em nossa cidade, o poder de tomar decisões importantes está de acordo com o significado? Ou falta DEMOCRACIA em nossa Sapeaçu?      (Alex Silva)