sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Minha crítica sobre a justificativa da mudança do horário das sessões!

Na sessão do dia 18/10 terça feira, as pessoas que compareceram a sessão ficou sabendo que os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução mudando o horário das sessões que é todas as terças feiras das 20 às 22 horas, para todas terças feiras das 09 às 11 horas. Essa Resolução começará valer a partir de novembro desse ano até dezembro de 1012.

Bem, eu particularmente gostei muito da mudança, pois agora os jovens vão poder conhecer os trabalhos que os vereadores de Sapeaçu fazem na câmara. Visto que durante a noite muitos jovens não participam e os estudantes da zona rural não podem vir para a cidade por causa de transporte. Agora eles vão poder vir, assistir e conhecer como os nossos parlamentares se comportam de ante dos assuntos que são abordados, como se expressam, se têm um bom português, se realmente cumprem o seu real papel de vereador; fiscalizar, sugerir, elaborar projetos para melhorar o município e a vida da população, ou, só vão cumprir ponto para receber salários. Agora os jovens vão poder avaliar melhor os vereadores e ver quem realmente merecem seus votos.

A mudança foi ótima. Mas, o que me deixou intrigado foi à justificativa que os vereadores Manoel dos Santos e Carlos Alberto deram sobre a mudança do horário da sessão quando o vereador Ramon perguntou o motivo da mudança. Manuel dos Santos disse que mora na zona rural e que faz perigo sair à noite. Já vereador Carlos Alberto disse que mora no Parque das Laranjeiras e quando chega nove ou dez horas da noite fica com medo. Gente eu fiquei estarrecido quando ouvir esses pronunciamentos e não pude falar  nada, para mostrar pra eles que a culpa da cidade está nessa situação é a falta de uma boa administração e atuação do poder público nas bases.

 Esses pronunciamentos mostram claríssimo o descaso com os nossos jovens, pois a violência tem crescido no município justamente porque o poder público não tem dado a devida importância aos jovens do município. Pois sabemos que os recursos que vêem para o município não são investido na cultura que abrange a musica, arte, teatro e etc. no esporte que não é só futebol, mas caratê, capoeira, vôlei, basquete e outras modalidades, na educação que não se resume na alfabetização das crianças e adolescentes, mas também, trazer cursos profissionalizantes para capacitar os jovens que muita das vezes sai da escola sem saber o que fazer, pois não foram preparados para o mundo do trabalho. Enfim, fazer com que os jovens do município se sintam importantes na sociedade e valorizados pelo poder público.
O nosso município não tem uma fanfarra, não tem time de futebol de adolescentes incentivando pelo recurso do ministério do esporte, na musica vemos muitos talentos sendo enterrados, porque o município não valoriza, os grupos de teatro que são formados acabam por falta de recurso da cultura, os artistas plásticos do município acabam virando pintores, porque a arte não é valorizada, na cidade não tem mais poetas, ficaram só os da história, o artesanato também não é valorizado. Bem, temos muitos caminhos para tentar mudar esse cenário de drogas, prostituição, violência, roubos, assaltos e assassinatos aqui em Sapeaçu. Falo isso porque já vir vários rapazes que já estudaram, jogaram bola, gude comigo se envolver com drogas, crimes e até morrerem. Mas, os nossos governantes parecem não perceber a realidade do jeito que eu percebo. Bem, se os recursos fossem investidos da maneira que devem a situação não ficava desse jeito a ponto dos vereadores mudarem o horário das sessões com medo. Acho que vocês devem tomar medidas de coibir, já que vocês não impediram que a situação chegasse aonde chegou, e tomar medidas a partir de agora para que essa situação não continue crescendo, basta vocês terem sensibilidade e boa vontade.
Imagine vocês, se todo mundo seguir esse exemplo.
As pessoas que vão as igrejas, os alunos que estudam as noites, os professores também e os estudantes das faculdades e universidades pararem suas atividades noturnas por esse motivo.
Será que essa é uma boa justificativa?
Será que teremos que dividir o dia para as pessoas de bem e as noites para as que não são?
Será que os políticos vão se esconder em vez de procurar solucionar esse problema?

 Alex Silva