sábado, 17 de janeiro de 2015

Autoridades da Indonésia apreendem passaportes de equipe da Globo

Os passaportes do repórter da TV Globo Márcio Gomes e de um cinegrafista da emissora foram retidos por autoridades de imigração em Cilacap, cidade próxima a Jacarta capital da Indonésia, neste sábado (17). Eles foram detidos enquanto filmavam o porto de Cilacap, local de onde saem as balsas rumo ao local onde seis presos serão executados na tarde de sábado no Brasil. Entre os executados estará o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos. Ele foi condenado por traficar droga dentro de tubos de uma asa-delta.
Segundo as autoridades da Indonésia, o entorno do porto é área restrita e que o repórter e o cinegrafista da Globo entraram no país com visto de turistas. Eles foram liberados para voltar ao HOTEL  onde estão hospedados, mas os seus passaportes estão retidos. Neste momento, o Itamaraty tenta ajudar a resolver a questão. A comunicação da Globo afirmou não saber o motivo pelo qual os passaportes foram retidos.


Fonte: Blog do Valente

Condenado por tráfico, brasileiro é fuzilado na Indonésia

Marco esteve por cerca de uma hora com o advogado, com a tia e com funcionários da Embaixada do Brasil antes de ser fuzilado.
O brasileiro Marco Acher, 53 anos, foi executado neste sábado (17) na Indonésia depois de ser condenado à morte pelo crime de tráfico de drogas – já é domingo no horário local. Mesmo com apelo do governo brasileiro para tentar evitar a execução da pena, que foi por fuzilamento, a Indonésia afirmou que não seria possível atender ao pedido.

O carioca foi executado por fuzilamento às 15h30 do sábado, no horário de Brasília, 0h30 de domingo no horário local. Ele é primeiro cidadão brasileiro na história a ser executado por pena de morte. Além dele, outras cinco pessoas também foram fuziladas.

Uma tia do brasileiro, Maria de Lourdes Archer Pinto, 61 anos, fez uma última visita a ele. Ela chegou a Cilacap, na Ilha de Java, neste sábado, para se despedir do instrutor de voo. Segundo nota do Itamaraty, Marco esteve por cerca de uma hora com o advogado, com a tia e com funcionários da Embaixada do Brasil. A tia levou mel e doce de leite para o brasileiro.

A tia contou à Folha Online que Marco chorou muito na despedida e a beijou muito. Ela também estava em prantos diante da proximidade da execução. “O Marco não merece isso”, afirmou.

Ontem, um vídeo com áudio em que o brasileiro pede clemência circulou pela web. “Eu estou ciente de que cometi um erro gravíssimo, mas mereço mais uma chance. Porque todo mundo erra”, diz.  O instrutor de voo diz que é seu sonho voltar ao Brasil. “Quero pedir perdão à minha nação e mostrar aos jovens que a droga só leva a dois caminhos, ou a prisão ou a morte”.

Archer foi preso ao tentar entrar na Indonésia em 2004 com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-X no Aeroporto Internacional de Jacarta. O brasileiro conseguiu fugir do aeroporto, mas foi preso duas semanas depois. O país pune com pena de morte o tráfico de drogas.

Além de Archer, outro brasileiro aguarda no corredor da morte da Indonésia. O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também foi condenado à morte por tráfico de cocaína. Ainda não há data para execução de Gularte.

Apelo negado

No dia 30 de dezembro foram rejeitados os pedidos de clemência para os seis condenados. Praseyto, procurador-geral indonésio, disse que cinco dos presos foram transferidos para a penitenciária de Nusakambangan e um sexto para a prisão de Boyolali, ambas na Ilha de Java, onde as sentenças deverão ser executadas à 0h de domingo (15h de hoje em Brasília).

“Isso vai enviar uma mensagem aos membros dos cartéis de droga. Não há clemência para os traficantes”, acrescentou. Estas são as primeiras de 20 execuções que as autoridades indonésias vão fazer este ano, depois de, em 2014, não terem executado nenhum condenado.

A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, telefonou nessa sexta-feira (16) ao presidente indonésio, Joko Widodo, para pedir pela vida de Marco Archer Cardoso Moreira. Widodo, que insistiu que não perdoaria as condenações à morte por delitos relacionados com o tráfico de drogas, respondeu que “não poderia comutar a sentença” uma vez que tinham sido cumpridos todos os trâmites legais.

A Anistia Internacional (AI) pediu uma moratória da pena de morte a Widodo, que tomou posse em outubro e tem sido considerado por muitos ativistas como uma esperança de mudança no país.


Fonte: Correio24horas

Estudante diz ter escrito "porque hoje é meu niver" e tirado 600 em redação do Enem


Um estudante paraibano publicou nas redes sociais a folha de rascunho da redação do Enem, na qual ele teria escrito "porque hoje é meu niver". A frase seria uma homenagem a si próprio, que comemorou 16 anos no dia 9 de novembro de 2014, data em que a prova também foi aplicada.
Caso a inserção da frase, que aparece na última frase do terceiro parágrafo do texto, seja confirmada após a divulgação do espelho da redação pelo Ministério da Educação, o texto de Francinaldo Guedes Pereira deveria ser anulada.  O item 14.9.5 diz que será atribuída nota 0 (zero) à redação "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'Anulada'"
Ainda nas redes sociais, o estudante também mostrou uma imagem com as notas no exame, em que teria tirado 600 na redação. Em entrevista ao Globo, o aluno disse que ficou supreso com a nota.
"Vi que um aluno colocou a receita de miojo (na redação do Enem 2012), e aí queria testar como era. Era dia do meu aniversário e eu estava fazendo (a prova) só por experiência. Fiquei surpreso com a minha nota, porque muita gente fez com o tema certo, tudo direitinho, e tirou nota menor. Esperava tirar zero", explicou.

Redações do Enem 2012 que continham brincadeiras como uma receita de macarrão instatâneo e trechos de hinos de do Palmeiras receberam 560 e 500 pontos, respectivamente. Após denúncias feitas pela imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, tornou os critérios de correção mais rígidos. (Correio)