quinta-feira, 6 de outubro de 2011

QUILOMBOLAS E PESCADORES DENUNCIAM FRAUDE NO LICENCIAMENTO DE TERMOELÉTRICA

Hoje, 06 de outubro, cerca de 700 quilombolas e pescadoras das comunidades de  Ilha de Maré, Caboto, Passé, Alto do Tororó, São Tomé, Baía de Aratu fecharam a rodovia de acesso ao Porto de Aratú, em frente à terraplanagem feita pela SUDIC para construir a termoelétrica do grupo MC2. Os manifestantes estão queimando pneus e obstruindo o trânsito em frente ao canteiro de obras com objetivo de denunciar as irregularidades no licenciamento ambiental, os desvios da administração pública e o excesso de poluição que está afetando a população local.

Depois de um ano de trabalhos de terraplanagem apenas agora os empreendedores revelam tratar-se da construção de uma termoelétrica. Sem placas informativas da obra, sem estudos de impacto ambiental ou audiências públicas para ouvir a população, os empreendedores fraudaram a legislação ambiental e negam os direitos conquistados pela população.
A situação torna-se ainda mais grave pelo fato da população do entorno estar fortemente afetada pelo excesso de poluição provocada pelas industriais do Porto de Aratú já instaladas,como comprovam os estudos realizados por pesquisadores da UFBA e pela incidência de casos de doenças relacionados com a poluição.  Esta situação demonstra a falta de capacidade de suporte do ambiente para novos empreendimentos poluidores e explica a má fé dos empreendedores de omitir a construção do empreendimento da população local.
Existem indícios de envolvimento da SUDIC – superintendência de desenvolvimento industrial e comercial -  nas irregularidades praticadas, seja omitindo da população informações, seja investindo recursos públicos na construção de empreendimentos privados, seja articulando um licenciamento ambiental fraudulento desconsiderando direitos da população local.
O Ministério Público já está a par das irregularidades e está realizando investigações sobre o caso. A População espera uma ação mais efetiva para embargar a obra suspeita.
Movimento dos Pescadores e Pescadoras - Bahia

1 MINUTO DE SILÊNCIO!
Ontem, os deputados federais mostraram a cara e não votaram o projeto de lei FICHA LIMPA. Para quem não sabe, ontem, foi rejeitada a votação, na Ordem do Dia da Câmara Federal, o Projeto de Lei FICHA LIMPA, que impede a candidatura a qualquer cargo eletivo, de pessoas condenadas em primeira ou única instância ou por meio de denúncia recebida em tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves, como: racismo, homicídio, estupro,homofobia, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas..

A IMPRENSA FOI CENSURADA E ESTÁ IMPEDIDA DE DIVULGAR ! PORTANTO, VAMOS USAR A INTERNET,PARA DAR CONHECIMENTO AOS OUTROS 198.000.000 DE BRASILEIROS QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS TRAÍRAM O POVO!

As palavras do presidente do PV de Sapeaçu sobre da filiação do vereador Ramon no partido

É com grande satisfação que o Partido Verde de Sapeaçu assina a ficha de filiação do vereador Ramon de Sena Souza. Esse partido nasce em nosso município com a preocupação de realizar um trabalho único de conscientização política e para intensificar a busca pelas reais atribuições dos nossos representantes políticos nas diversas instâncias. O vereador Ramon tem trilhado em sua carreira política no caminho da ética, compromisso e abnegação no tratamento das questões populares, seja no esporte, na cultura e bem estar social comprovados pelas suas diversas indicações e pelos vários eventos organizados por ele para atender às necessidades dos jovens de nossa cidade. Político como Ramon de Sena Souza serão sempre bem vindos ao PV.

Chico de Rufino Presidente do diretório do Partido Verde (PV) de Sapeaçu.