quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sapeaçu em Férias! Um absurdo! Uma vergonha! Um descaso!

Rua de Sapeaçu em total escuridão.

Hoje dia 1º de fevereiro completa dois meses que os poderes públicos municipais estão em recesso. Como pode uma cidade sem funcionar. Todos sabem, mas, não tem coragem de denunciar ou mesmo reivindicar. No município tem funcionários públicos contratados que estão sem receber a quase três meses passando dificuldades, e estão insatisfeitos dizendo pela cidade todos sabem. Outro absurdo é a saúde publica de Sapeaçu que os PSFs estão praticamente sem funcionar como pode ser visto indo a um deles. A Maternidade sem médicos especialista, ou seja, só tem atendimento básico, os médicos que não estão de férias foram embora como dizem os atendentes. Por quê? Queremos saber?

Pois o dinheiro para contratar médicos vem e muito! Mas, o mais intrigante é que o PREFEITO e o SECRETÁRIO de SAÚDE SÃO MÉDICOS. É uma vergonha porque eles como médicos poderiam cuidar bem da saúde dão maus exemplos.

A saúde publica de Sapé todos sabem está um caos total, basta ir a um posto de saúde do município ou conversar com a população para ver a insatisfação popular. São tantas coisas que se for verdade da até cadeia. Mas, o povo tem medo de se manifestar os absurdos continuam acontecendo.

A nossa cidade nunca passou pelo o que esta passando. As ruas escuras com lâmpada quebradas, lixos em terrenos baldios, muitos órgão públicos fechados sem funcionar como a secretaria de assistência social, que entrou de férias como se pudesse.

A secretaria de educação que recebem a maior parte da renda anual do município, não começou funcionar ainda as aulas já vão começar e as escolas não começaram a ser reformadas, alem de algumas delas estarem sendo depósitos e sendo doada parte de seu espaço que poderia estar sendo criadas áreas para o crescimento do conhecimento dos alunos. Alem da escola do Janico que está caindo os pedaços tem uma em Baixa do Palmeiras que está a 8 anos fechada. E é “governo para todos”, imagine se não fosse!

Na cultura, esporte e lazer, não preciso falar muito. Todos sabem que o dinheiro que vem para ser gasto nessas áreas ninguém sabe o que o prefeito e os secretários fazem. Pois, nessas áreas não são feito nada para a população. Basta olhar o que vem acontecendo no município para ver se o prefeito está trabalhando nesse sentido.

Na área de infra-estrutura e desenvolvimento urbano, o poder executivo tem feito algumas coisas pelo município. Porem, essas coisas não são bem feitas como deveria. Porque a quantidade de dinheiro que vem para fazer as obras é muito alta. Portanto, as obras mostram claramente que os recursos não foram bem investidos. A Praça da matriz é o maior exemplo do que falo, mais de R$ 380.000,00 para colocar cimento no chão e pronto a Praça está pronto. Não basta ser engenheiro para ver que aquela praça não custou 380 mil reais. Os calçamentos feitos sem rede de esgotamento de águas pluviais e esgoto. Alem, de fazerem faltando um metro de cada lado. A Praça do mercado já está a quase um ano tentando terminar, sendo também a base de cimento e areia muito mal feita basta ir e ver-la, ela não mente. Uma falta de “criatividade”. Temos Cruz das Almas e Conceição do Almeida para pescar o modelo de praça.  

O prefeito que foi eleito pelo POVO para governar a cidade pelo POVO, não está mostrando compromisso com os recursos do povo e nem com a cidade e o bem estar da população, os vereadores que foram eleitos pelo povo para legislar. Ou seja, para levar as necessidades das pessoas e do município para o prefeito deveria cobrar do prefeito que cumpra com suas obrigações e governe a cidade como deve ser governada. Só que aqui em Sapeaçu como também em outras cidades. Os vereadores só trabalham por conveniência e não para atender os anseios da população. Os vereadores desse não sabem ou fingem não saber, qual é o seu real papel perante a legislação e a sociedade, que é fazer das necessidades da população Projetos de Leis para que o prefeito o execute. E se o prefeito veta o projeto os vereadores junto com o presidente da câmara têm poder constitucional de torna o Projeto de Lei em uma Lei. Mas, o que vemos aqui em Sapé, os vereadores carregando gente pra cima e pra baixo e dizendo que está trabalhando. Sendo que esse trabalho e do poder executivo e não do poder legislativo. Pois, o executivo recebe dinheiro para ter carros, ônibus, ambulâncias alem, de contratar médicos especialistas para não precisar está levando as pessoas para outras cidades.

Mas, a nossa população já vem sendo culturalmente induzida nessa realidade. Os políticos todos sem exceção praticam esse tipo de politicagem. E com isso a população sofre e às vezes fica sem saber cobrar seus direitos.

                Bem. O prefeito tem a função de executar, ou seja, administrar o dinheiro do povo, que é contribuído através dos impostos ao comprar ou vender produtos de todos os tipos. Os impostos que o povo paga vêm para a prefeitura para que o prefeito eleito pelo voto do povo possa cuidar da saúde, educação, esporte, cultura, lazer, saneamento básico, meio ambiente, agricultura, infra-estrutura e etc. para que o município e a população possam crescer.

Os vereadores são os legisladores a sua função é fiscalizar o trabalho do prefeito, ver se o município está sendo bem cuidado pelo prefeito e veras necessidades das comunidades e transformar-las em leis para que o prefeito possa solucioná-la. E se o prefeito não cumprir cabe os legisladores dentro das leis fazer com que o prefeito cumpra.

Já o papel da população é eleger prefeito e os vereadores e cobra deles os compromissos firmados por eles nas eleições. Muitas pessoas brigam levantam bandeiras por políticos e quando eles se elegem, essas pessoas não cobram e deixam os políticos fazerem o que quer e bem entendem. O povo tem que tomar iniciativa e fazer o papel de fiscalizador, cobrador de seus direitos, denunciador de irregularidades enfim, fazer de tudo para que a nossa cidade cresça e os políticos respeitam o povo porque nós somos os patrões dele, nós quem os colocamos na posição em que se encontram, e, o papel deles é deixar a população satisfeita.

Para termina eu gostaria que os políticos se conscientizassem e façam nada mais nada menos que o seu papel como prega a constituição. E a população possa acompanha mais de perto os trabalhos dos nossos gestores públicos e pare de acha que política é coisa de ladrão ou coisa assim, pois essa atitude de alguns é que está fazendo com que os políticos tenham esse comportamento. Porque todos nós somos políticos cada ação nossa em sociedade é uma política. Então, vamos fazer a política seria e democrática para que as coisas boas possam acontecer para todos os cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município, estado e país.

Vamos acorda para que possamos ver nossa cidade bem cuidada e a população respeitada e satisfeita!

Alex Silva