quarta-feira, 1 de abril de 2015

Inema participa de palestra sobre monitoramento dos recursos hídricos

DSC_0835  DSC_0869  DSC_0879
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou, na última quinta-feira (26), de palestra sobre a situação atual dos recursos hídricos promovida pela Legião da Boa Vontade (LBV). O evento ocorreu no Centro Comunitário de Assistência Social, no bairro da Ribeira, com a participação de 120 idosos que integram um projeto de inserção sociocultural da LBV.

Durante a apresentação, realizada pelas técnicas da Coordenação de Monitoramento dos Recursos Ambientais e Hídricos (Comon) do Inema, Najara Pita e Juliana Santos, os participantes conheceram o trabalho realizado pelo programa de monitoramento quantitativo e de qualidade dos recursos hídricos realizado pelo Inema.

“Atualmente são monitorados 134 rios, além de outros corpos d’água, num total de 315 pontos de amostragem, gerando informações que permitem o acompanhamento da condição e controle da qualidade dos corpos d’água em todo o estado da Bahia”, destacou Juliana Santos.

A técnica Najara Pita ressaltou a importância do encontro. “A realização de eventos abordando temas ligados às condições dos recursos hídricos é fundamental para que a sociedade se aproprie das informações geradas e possam assim contribuir com a preservação deste recurso essencial para a vida e o desenvolvimento social”.

LBV Bahia- A Legião da Boa Vontade atua, desde 9 de maio de 1956, em favor de crianças, jovens e adultos de famílias de baixa renda da capital baiana. Localizada na Península de Itapagipe, a Instituição desenvolve os programas Criança: Futuro no Presente, que contribui para o protagonismo de crianças de 6 a 15 anos; Vida Plena, que contribui para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos; e Capacitação e Inclusão Produtiva, que prepara jovens e adultos para o mercado do trabalho.

Fonte: Ascom/Inema

Parque São Bartolomeu atrai pessoas de todas as idades

Foto
Um dos principais remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, o Parque São Bartolomeu, em Salvador, NUMA área de 155 hectares, é um dos pontos da cidade mais frequentados por pessoas de todas as idades e de diferentes religiões, como as de matriz africana. Localizado entre a região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e o bairro de Pirajá, o parque passou por requalificação urbana e ambiental, tornando mais agradável aos visitantes.

No trecho do subúrbio estão a praça e a cachoeira que levam o nome de Oxum, a rainha das águas doces. Em homenagem ao orixá, o artista plástico Bel Borba construiu uma escultura no local, considerado sagrado pelos adeptos do Candomblé.

Raiz ancestral

A pedagoga Maria Glacia Bastos esteve no Parque São Bartolomeu, no último domingo (22), quando se reuniu com um grupo de aproximadamente 20 pessoas. Juntos, eles compartilharam informações sobre as tradições da religião e homenagearam as mulheres. De acordo com Maria Glacia, a relação com a natureza é muito importante para sua religião. “Parte das pessoas do nosso terreiro [Ilê Axé Odé Yeye Ibomin] está aqui hoje. Viemos celebrar o Mês da Mulher e falar sobre a vestimenta feminina no Candomblé. Escolhemos este lugar, além da beleza, por esta raiz ancestral que é fortalecida aqui. É um dos poucos espaços na cidade onde temos monumentos dedicados às religiões de matriz africana”.

Cultura e cidadania

Entre os diversos equipamentos construídos no parque que estão à disposição dos frequentadores, um é o Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá. O outro é o Centro de Referência, em São Bartolomeu, instalado no portal de acesso à cachoeira e a praça de Oxum.

Erguido com pilares de eucalipto certificados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o local é um espaço amplo e arejado onde ocorrem atividades esportivas e culturais. O Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS) está entre as entidades que desfrutam da estrutura e desenvolvem projetos de inclusão social, como o da capoeira.

Segundo a secretária do MCPS, Caroline Lopes, a comunidade é convidada a participar das atividades e se faz presente. “Ela [a comunidade] se sente parte disso. A gente se sente parte disso. Mais do que um grupo de capoeira, nos baseamos na história dos nossos antepassados, nas nossas origens. É aqui que a gente se encontra”.

Patrimônio ambiental

De acordo com a coordenadora da Unidade Técnica de Projeto (UTP) da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), arquiteta Regina Luz, “o Parque São Bartolomeu é um patrimônio ambiental da cidade”. Ela cita o exemplo do Rio do Cobre, o que apresenta melhor índice de qualidade de água em Salvador. O rio corre na área do parque e “forma três quedas d’água muito bonitas (Nanã, Oxum e Oxumaré), envolvidas por remanescentes da Mata Atlântica”.

Para despertar entre os mais jovens o gosto pela preservação da natureza, grupos escolares têm a possibilidade de visitar o parque. No local, eles assistem a palestras, que abordam conteúdo histórico, cultural e ambiental, feitas por colaboradores de órgãos como a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e outras instituições.

Datas comemorativas

A coordenadora da UTP informou que as atividades são realizadas em diferentes épocas do ano e fazem parte da programação comemorativa de datas como o Dia Mundial da Água (22 de março), Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Dia da Independência da Bahia (2 de julho), Dia de São Bartolomeu (24 de agosto) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

Ela destacou as ações para conscientização das crianças sobre a importância do Parque São Bartolomeu, que é um patrimônio ambiental. O propósito das ações voltadas para a garotada “é torná-la partícipes desta sensação de pertencimento. São crianças que vão desenvolver suas atividades educativas e culturais no parque e podem, de toda forma, proteger e preservar este patrimônio”.


Fonte: Secom
Um grupo de quinze rebeldes islâmicos sírios ligados à facção AKA Jabhat al-Nusra sequestrou, estuprou e matou uma adolescente cristã chamada Mariam, na cidade de Al-Qusair.A notícia está sendo veiculada pelos principais veículos de informação cristãos do mundo, e segundo o site Acontecer Cristiano, apesar de a jovem ter sido assassinada, a família dela conseguiu escapar da cidade.
.
A facção AKA Jabhat al-Nusra tem se tornado o principal grupo islâmico na guerra civil que divide a Síria e tenta depor o presidente Bashar Al-Assad. Quando a facção descobriu que Mariam era cristã, os representantes do grupo resolveram que ela seria esposa de todos eles. No primeiro dia, um dos rebeldes casou-se com ela, e depois de abusá-la, a rejeitou. Esse ritual se repetiu diariamente, até que todos os quinze a tivessem estuprado.
.
Após os seguidos abusos sexuais e psicológicos, Mariam foi assassinada pelo grupo. Esse tipo de crime é incentivado pelos rebeldes islâmicos na Síria. Um dos líderes muçulmanos do país, Sheikh Yasser Al-Salafi Ajlawni se pronunciou recentemente afirmando que os rebeldes estavam autorizados a capturar e estuprar mulheres não muçulmanas.
.
Agressões sexuais
Esse tipo de crime tem se tornado comum em países onde o cristianismo é minoria. Na Índia, quatro meninas com idades entre 12 e 14 anos foram capturadas e estupradas por um grupo de 20 homens.

De acordo com o site Protestante Digital, o crime aconteceu na cidade de Lawada, que fica no distrito de Pakur, no leste do estado de Jharkhand. Após as agressões sexuais, as crianças foram levadas a um hospital, onde foram examinadas e medicadas.
Fonte:http://www.postmoney.com.br/

Água Doce leva qualidade de vida para 70 mil baianos

Foto Test
27.03.2015 - Transformar água imprópria ao uso em fonte para o consumo de milhares de famílias da zona rural do nordeste baiano. Esta é a meta da implantação de 145 sistemas de dessalinização da água de poços artesianos do Programa Água Doce, autorizada nesta sexta-feira (27), em Minuim, distrito de Santa Brígida - um dos 28 municípios da microrregião de Paulo Afonso que vão ser contemplados.

A ordem de serviço para a primeira etapa da ação, viabilizada por meio da parceria entre o governo federal e do Governo da Bahia, foi assinada pelo governador Rui Costa e pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A estimativa é que 70 mil pessoas serão beneficiadas com o INVESTIMENTO de R$ 61 milhões.

Integrado ao Água para Todos, o Programa Água Doce prevê a construção e recuperação de 385 sistemas de dessalinização, ampliando a oferta de água potável para 150 mil pessoas na Bahia. “Entre grandes INVESTIMENTOS e ações capilares como essa, a Bahia já investiu R$ 4 bilhões em abastecimento, nos últimos anos. Esses sistemas trazem, além de água para o consumo, renda para a população”, disse Rui.

Unidade demonstrativa - Os sistemas seguem o modelo da unidade demonstrativa implantada há cinco anos no povoado de Minuim, na zona rural de Santa Brígida. Após o processo de dessalinização, a água do poço chega às 130 famílias da comunidade pura e pronta para beber.

A família do agricultor Clóvis Nascimento, 59 anos, trocou o pagamento por galões de água pela captada a poucos metros de casa na unidade, que segundo ele mudou para melhor a qualidade de vida da comunidade. “Antes tínhamos muitos casos de diarréia e [outros] problemas de saúde por causa da água, [e agora] existe a facilidade de estar mais próxima”.

A água salinizada é aproveitada na produção de peixes e irrigação da forrageira erva-sal para a alimentação de caprinos e ovinos. Tudo é administrado pelos moradores por meio de uma associação comunitária. “É uma das únicas fontes de renda que temos e é bom porque a água salgada, que poderia prejudicar a terra, é aproveitada. Para a natureza é uma riqueza”, disse a presidente da associação, Íris Feitosa.

Na Bahia o programa é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), que já diagnosticaram 215 dos 700 poços a serem visitados em mais de mil localidades.

Ao todo, 41 municípios já estão selecionados para receber o programa. São prioridades as regiões onde há grupos de famílias e pequenas comunidades não atendidas por qualquer sistema de abastecimento de água potável. Para a ministra, a implantação do sistema “significa dar autonomia a essas comunidades, que passam a gerir um recurso que pertence a elas”.

Escola e INVESTIMENTOS - Ainda em Santa Brígida, Rui Costa autorizou obras de saneamento e entregou uma retroescavadeira destinada à recuperação de estradas vicinais e à construção de barragens e cisternas. Também, dando continuidade à série de visitas a unidades escolares baianas, o governador esteve no Centro Educacional Antonio da Silva Feitosa, no povoado de Minuim.


Fonte: Secom