sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O que penso sobre a Lei 04 de 2013!




O que eu penso quando vejo pessoas que foram eleitos para defender os interesses do povo não dar importância ao poder que tem e as entregam sem reclamar.
Digo isso porque ontem os vereadores fizeram isso aprovando um Projeto de Lei nº 04 de 2013 que autoriza o Poder Executivo Municipal à firma convênios, contratos, convenções, concordatas e acordos outros com a União, com o Estado e com outros Municípios brasileiros, com concessionárias de serviços públicos e das outras providencias;.
Gente há os dois poderes que atuam no município cuidando do dinheiro do povo. O Poder Executivo e Poder Legislativo Municipal e cada um tem sua função especifica.
Como já diz, Poder Executivo tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas segundo a necessidade do povo.  Já o Poder Legislativo Municipal sua principal função é LEGISLAR, isto é, fazer Leis do Município. APROVAR OU NÃO leis vindas do Poder Executivo e de outros parlamentares, FISCLIZAR as obras públicas, a verba municipal, os serviços públicos no município, SUJERIR LEIS e projetos de leis. Além de atender as reivindicações da população e passando as ao prefeito.
Só que, quando os vereadores aprovam uma Lei que dar “carta branca” ao Poder Executivo de fazer o que bem entender, sem que passe os projetos de convênios, contratos, convenções, concordatas e acordos outros pelo plenário da câmara e a aprovação ou não do mesmo, eles automaticamente estão dando o poder de legislar, que lhe foi conferido através do voto popular.
Isso é um absurdo!
Pense bem se não estou certo.
Os vereadores vão às Sessões da Câmara praticamente para votar projetos que são enviados pelo prefeito. Só que agora, o prefeito está autorizado por eles a fazer o que quer e bem entender, sem que passe pela aprovação do plenário da câmara. Será que vai haver sessão?
Não estou dizendo que com essa autorização o prefeito irá fazer coisas ruins. Mas, o correto é que passe pela aprovação da Casa Legislativa todos os projetos e coisas boas que o prefeito queira trazer para o crescimento do município e o bem estar da população, e, seja reprovado todos os projetos e coisas ruins para todos.
Quero frisar que todas as regras têm exceções.
Porque os Vereadores Ramon e Edgar se pronunciaram contra a Lei de n 04. Mas, aprovaram os Projetos que foram votados em primeiro e única votação e de forma coletiva. Que não deu opção de eles votarem contra o Projeto 04. Mas pediu que fosse constado em Ata a resalva deles contra esse projeto.  
 
Fica aqui minha indignação!
Alex Silva