segunda-feira, 28 de maio de 2012

Aberta a inscrição para o Enem 2012. Não deixe pra última hora!


Roteiro com todas as informações necessárias para se tornar um candidato ao Exame Nacional do Ensino Médio
iG São Paulo |
Candidatos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio já podem se inscrever pela internet. Quem estiver interessado em participar da prova deve acessar o site www.enem.inep.gov.br e preencher os dados exigidos até o dia 15 de junho. Após a inscrição, é preciso pagar uma taxa até o dia 20 de junho. Conheça as principais regras do exame:
Finalidades da provaA nota do exame pode ser utilizada para o ingresso em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também serve para obter bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni), para obter Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participar do programa de intercâmbio no exterior Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais.
Sistema
Para fazer a inscrição, é preciso preencher no sistema o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o
número do documento de identidade, documentos obrigatórios para o realizar o exame. Também é exigido um endereço de e-mail ou um número de telefone celular válidos.
Quem necessitar atendimento diferenciado, como lactantes, deficientes físicos, guardadores de sábado, também devem indicar a informação no sistema.
Taxa de inscrição
Os candidatos devem pagar R$ 35 em bancos para se inscrever por meio de uma guia de recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição.
São isentos da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola que frequentam deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição. Também não pagam aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção deverá ser feito por meio do sistema de inscrição.



Acompanhamento
Para acompanhar a inscrição, o candidato deve guardar o número de inscrição e a senha fornecidos pela internet. Os números também são exigidos para consultar os resultados individuais após o exame e para realizar a inscrição no Sisu, no Prouni e no Fies com a nota do Enem. É possível recuperar a senha no endereço sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, que é encaminhada por e-mail ou celular, via SMS.
Certificado de Conclusão
Quem vai realizar o Enem para fins de certificação de conclusão do ensino médio devem escolher a instituição certificadora no ato da inscrição. É necessário tirar 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação para receber o diploma do colégio através do exame.
Cartão
O cartão de confirmação de inscrição com o número de inscrição, data, hora, local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico (se for o caso); opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso) será enviado pelos Correios para o endereço informado na inscrição.
O cartão também estará disponível no sistema de divulgação de local de prova no endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.
Provas
O exame é constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.
Resultados
O gabarito das provas objetivas está previsto para ser divulgado no dia 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.
Calendário do Enem 2012Datas
Abertura das inscrições28/05
Fim das inscrições15/06
Pagamento da taxaaté 20/06
Provas3/11 (sábado) e 4/11 (domingo)
Gabarito7/11
Resultado final28/12

MEC/Inep