terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Prefeitura diminui merenda a pretexto de prevenir obesidade


Protesto: mães ocupam plenário da Câmara de São Bernardo do Campos
Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

SÃO PAULO - A prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) cortou parte da merenda escolar servida em 80 das 200 unidades da rede municipal. Na gestão do prefeito Luiz Marinho (PT), desde o início das aulas deste ano as crianças do período matutino não têm mais direito ao café da manhã. Os que estudam à tarde perderam o direito ao almoço e ficaram apenas com o lanche do intervalo.

A prefeitura alegou que a mudança tem o objetivo de “evitar desperdício de comida e prevenir a obesidade infantil”. A situação, que pegou pais e alunos de surpresa, levou o Ministério Público estadual a instaurar inquérito civil.

Inconformados, os pais fizeram um protesto durante sessão na Câmara Municipal. Antes da mudança, entre 7h e 7h10m era servido um café da manhã, geralmente com pão com manteiga e café com leite, ou cereais com achocolatado, segundo relataram alunos ouvidos pelo O GLOBO. Agora, a única refeição do aluno é um almoço às 10h40m. No período da tarde, o almoço às 13h foi suspenso. O único lanche ocorre por volta das 15h40m (pode variar conforme a escola). Nesse cardápio, na maioria dos dias, alunos comem pão de cachorro quente com carne moída, salsicha ou frango desfiado.

A redução da merenda envolve crianças da pré-escola e do ensino fundamental, que têm entre cinco e dez anos de idade. A prefeitura nega que tenha havido corte. Diz que foi feita adequação no cardápio conforme as necessidades nutricionais dos estudantes durante sua permanência em sala de aula. Ainda segundo a prefeitura, foram escolhidas as escolas que mais desperdiçam alimento.

A administração diz que foi constatado índice de sobrepeso nos alunos após uma avaliação física — um dos fatores considerados para a mudança. Não foram apresentados dados para comprovar a tese.

Os pais contaram ainda que está proibido mandar lanche de casa na mochila da criança.

PUBLICIDADE
— Só podem comer o que é servido na escola. Cadê a obesidade? Ninguém mostrou resultado de estudo algum — reclama Janaina Feitosa, mãe de um estudante de 10 anos.

PROMOTOR PODE ENTRAR COM AÇÃO CIVIL

O promotor de Justiça da Infância e Juventude na Comarca de São Bernardo, Jairo Edward de Luca, solicitou informações e esclarecimentos à Secretaria Estadual de Educação. Se constatadas irregularidades, poderá ser proposto um termo de ajustamento de conduta (TAC) ou a promotoria entrará com ação civil pública.

A prefeitura diz que segue o que determina a Lei 11.947/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e uma resolução de junho de 2013. Um dos itens da resolução prevê que os cardápios deverão ser planejados para atender, no mínimo, “20% das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para os demais alunos matriculados na educação básica, em período parcial

Fonte: O GLOBO

Filme produzido na região de Canudos vai para as escolas públicas

Para realizar esse projeto foram pesquisadas: a “Cartilha de Canudos”, de Antenor Júnior; “OS SERTÕES”, de Euclydes da Cunha; “Cartografia de Canudos”, de José Calasans; e “Euclydes da Cunha – esboço biográfico”, de Roberto Ventura (in memoriam).
gravação de filme em euclides da cunha -4

O município de Euclides da Cunha foi contemplado com um filme curta-metragem. O idealizador da proposta foi o documentarista, fotojornalista e pesquisador da Campanha de Canudos, Antenor Júnior, que elaborou um projeto intitulado – Canudos: História de Meninos. O benefício veio através do Prêmio Pontinhos de Cultura, que integra uma das ações do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura e Secult/Ba.
 gravação de filme em euclides da cunha -5

As atividades do curta-metragem estão sendo realizada com os alunos de ensino fundamental do Centro Educacional Professora Durvalina Andrade de Abreu, situado no bairro da Nossa Senhora da Conceição (URBIS), e, tem uma parceria com o Núcleo de Comunicação Digital OS SERTÕES do Ponto de Cultura OS SERTÕES da cidade de Euclides da Cunha. Para realizar a proposta, Antenor Júnior convidou o cineasta Paulo Tavares, da cidade de Santa Maria-RS, integrante de um dos Pontos de Cultura no Estado de Rio Grande do Sul, para, em conjunto, dirigir o curta-metragem. “As locações foram realizadas em tempo recorde nos municípios de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo”, observou Antenor Júnior.
 gravação de filme em euclides da cunha -3

O roteiro elaborado por Antenor Júnior e Paulo Tavares envolveu de forma importante os jovens no processo narrativo cinematográfico, bem como estar contribuindo bastante para o desenvolvimento intelectual desses euclidenses. No último dia 02, um grupo de alunos que participaram de uma oficina de teatro durante três meses, dirigida pela estudante em licenciatura em teatro pela Universidade Federal da Bahia (Ufba.) Jamile Cruz, realizada pelo Ponto de Cultura OS SERTÕES, se deslocou pela primeira vez, juntamente com uma equipe de produção cinematográfica, para o interior do município de Canudos, para participar pela primeira vez das gravações de um curta-metragem. Com os rostos estampados de alegria e muita emoção, os jovens-atores, protagonistas, escolhidos para participar do projeto, vestiram os figurinos para iniciar um sonho: participar de um filme. Os atores, Jodson Jesus, Anderson Ferreira e Adilene Silva, são exemplos desse processo envolvidos nesse processo. Eles estão fazendo vários personagens no filme.

Filme será utilizado nas escolas públicas
gravação de filme em euclides da cunha - 1

Uma das principais metas da produção desse filme que estar sendo gravado na região de Euclides da Cunha é fortalecer o conhecimento da história da Campanha de Canudos nas escolas públicas.“Precisamos levar esse conteúdo importante, através dessa nova linguagem que é o audiovisual, para dentro das salas de aulas. Sabemos que os professores estão precisando de material da história da Guerra de Canudos para ser trabalhado com seus alunos e o filme CANUDOS: HISTÓRIA DE MENINOS será uma importante ferramenta”, observou Atenor Junior.
Antenor Junior e Tavares
Antenor Junior e Paulo Tavares
 O roteiro elaborado por Júnior e Tavares envolveu de forma importante os jovens no processo narrativo cinematográfico, bem como estar contribuindo bastante para o desenvolvimento intelectual desses euclidenses. Os atores, Jodson Jesus, Anderson Ferreira e Adilene , são exemplos desse processo. Eles estão fazendo vários personagens no filme. Para realizar esse projeto foram pesquisadas: a “Cartilha de Canudos”, de Antenor Júnior; “OS SERTÕES”, de Euclydes da Cunha; “Cartografia de Canudos”, de José Calasans; e “Euclydes da Cunha – esboço biográfico”, de Roberto Ventura (in memoriam).
gravação de filme em euclides da cunha -6
Esse projeto tem o apoio financeiro do Programa Mais Cultura; Secult/BA e Ministério da Cultura. Colaboração: euclidesdacunha.com; diretoria do Centro Educacional Professora Durvalina Andrade de Abreu; Prefeitura de Euclides da Cunha, através da Secretaria de Educação; e Hotel Quirino.

Exibição de filmes em salas de aulas será obrigatório

A presidente da República Dilma Rousseff assinou no ano passado a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, que obriga as escolas brasileiras a exibirem no mínimo duas horas mensais de filmes nacionais como complemento à grade curricular. A proposta é exibir filmes e promover um debate dos conteúdos nas salas de aulas com os alunos.
Fotos: Tainara Santos.

Fonte: Ascom/ACEC

ABERTURA DA COPA FUTSAL/SOCYTE DA CRIANÇA

No sábado 21/02/15 na Arena Batuca e no Espaço Capim Dourado foi realizado a abertura da COPA FUTSAL/SOCYTE DA CRIANÇA realizada por Pite.
Na Arena Batuca pela manhã houve uma partida entre São Paulo Sapeaçuense sub. 12 e Canabrava onde o São Paulo venceu por 10X2.
Pela tarde no Espaço Capim Dourado houve três partidas entre Batuca x Lins F.C A, Água Branca x Lins F.C B e Água Branca Mirim x Lins F.C Mirim.

O placar foi:
  1. Batuca 1 X 2 Lins F.C A
  2. Água Branca 1 X 1 Lins F.C B
  3. Água Branca Mirim 1 X 0 Lins F.C Mirim


TIME LINS ESPORTE CLUBE
BATUCA SUB. 10
TIME DE ÁGUA BRANCA
LINS F.C A
SÃO PAULO SAPEAÇUENSE SUB 12
COPA FUTSAL/SOCYTE DA CRIANÇA
MIRIM SUB-12 E FRALDINHA SUB-10 EDIÇÃO 2015
1.    TAÇA THIAGO NEIVA DE SENA
2.    TAÇA ERIC BUNE
LOCAL: CAPIM DOURADO E BATUCA
REALIZAÇÃO: AISDECS
ALEX SILVA