domingo, 8 de março de 2015

A cada 36 horas, um jovem brasileiro morre em decorrência do consumo exagerado de álcool

A cada 36 horas, um jovem brasileiro morre em decorrência do consumo exagerado de álcool
Dados levantados pelo jornal O Estado de S.Paulo no portal Datasus mostram que, a cada 36 horas, um jovem brasileiro morre de intoxicação aguda por álcool ou de outra complicação decorrente do consumo exagerado de bebida alcoólica. Segundo informações do Ministério da Saúde reunidas no portal, foram registradas em 2012 (último dado disponível) 242 mortes na faixa etária dos 20 aos 29 anos. Considerando todas as faixas etárias, o número de mortes causadas pelo álcool chegou a 6.944 em 2012, quase o dobro registrado em 1996 (dado mais antigo disponível na base Datasus). Naquele ano, foram 3.973 óbitos associados ao consumo exagerado de bebida. De acordo com especialistas, o número de mortes associadas ao álcool deve ser ainda maior, se consideradas as causas secundárias."Se considerados problemas como cirrose hepática ou acidentes causados por embriaguez, por exemplo, esse dado sobe", diz Deborah Malta, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, do Ministério da Saúde. Clarice Madruga, pesquisadora do Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas da Universidade Federal de São Paulo (Inpad/Unifesp), explica que o consumo exagerado de álcool, quando não leva à morte, desencadeia uma série de problemas físicos e psíquicos. "No caso da intoxicação, é uma relação simples. O álcool em excesso paralisa o sistema nervoso e, se a pessoa entrar em coma alcoólico e não tiver o devido cuidado, pode sofrer parada cardiorrespiratória", diz Clarice, em entrevista à Veja. "Além disso, o álcool causa doenças no fígado, perda cognitiva e ainda pode desencadear de forma mais rápida e severa doenças como a depressão e o transtorno de ansiedade", completa. Para a pesquisadora, a situação só vai mudar quando o governo sobretaxar a indústria e proibir situações como o patrocínio de empresas cervejeiras a festas universitárias. A representante do Ministério da Saúde afirma que o governo tem feito ações de monitoramento e prevenção do uso de álcool, e que o governo apoia projetos de lei que dificultam o acesso à bebida.

Pastor é acusado de ejacular ‘esperma de Deus’ em obreiras


Cleyson Alves de Souza
A polícia de Manaus (AM) prendeu o pastor Cleyson Alves de Souza (foto), 37, sob a acusação de estuprar duas obreiras, uma de 15 e outra de 17 anos. Segundo as vítimas, ele dizia que ejaculava “esperma de Deus” e que tinha de ser engolido para "purificar a alma".

A Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) pediu à Justiça na semana passada prisão preventiva do pastor, após ter recebido a denúncia das adolescentes.

O pastor foi preso na noite ontem (30) quando pregava na Igreja Pentecostal Deus Altíssimo, na região centro-oeste da cidade. A polícia soube que ele estava ali por intermédio de uma denúncia anônima.

Uma das vítimas contou que Souza dizia que, por ser pastor, podia ter o corpo da fiel que quisesse. Ela contou que foi obrigada a assistir a um vídeo onde um menino de 11 anos aparece sendo estuprado pelo pastor com o uso de um cabo de vassoura.

As jovens estão recebendo apoio psicológico. Uma delas foi colocada no Provita (Programa de Proteção  Vítimas e Testemunhas Ameaçadas).

Segundo a delegada Raquel Sabat, Souza dizia às vítimas que também era da polícia e usava um revolver e um distintivo.  A polícia pediu um mandado de busca e apreensão para examinar a casa do suspeito.

Até este momento, nenhum advogado falou à imprensa para dar a versão do pastor.

Sabat informou que o evangélico vai responder por crimes de estupro de vulnerável e, caso confirmado o uso do distintivo policial, por falsidade ideológica.

Fonte: Paulopes


Alvo de inquérito no STF, João Leão diz estar ‘cagando e andando na cabeça desses cornos’

Alvo de inquérito no STF, João Leão diz estar ‘cagando e andando na cabeça desses cornos’
Vice-governador da Bahia e presidente estadual do PP, João Leão afirmou, por meio de nota, que está “cagando e andando, em bom português, na cabeça desses cornos todos”, após ser citado na lista encaminhada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como um dos beneficiários do esquema investigado pela Operação Lava Jato. O nome de Leão e de toda a cúpula do PP na Bahia apareceu entre os políticos alvos de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), cuja denúncia foi aceita pelo relator do processo, ministro Teori Zavascki, nesta sexta-feira (6). Desde a divulgação da relação de políticos envolvidos nas investigações, o Bahia Notícias buscou contato com o vice-governador, porém não obteve resposta. Na nota, encaminhada à Folha de S. Paulo, Leão se apresenta ainda como “um cara sério”. “Bato no peito e não tenho culpa. Segunda-feira vou para Brasília saber porque estou envolvido”, afirma o progressista. O vice-governador trata ainda com “surpresa” o nome incluído na lista de Janot. “Nem conhecia o povo. Acredito que pode ter sido por ter recebido recursos em 2010 das empresas que estão envolvidas na operação. Mas, botar meu nome numa zorra dessas? Não entendo. [...] Recebi recursos da OAS [2010] mas quem recebeu recursos legais, na conta legal, tem culpa?”, questiona Leão.

Bahia Notícias

Depois de várias especulações e transtornos durante a semana, o 2° Campeonato de Futebol Society deu início na Arena Batuca.

Ontem 07/03 no Bairro conhecido como Batucá deu-se início ao 2° Campeonato realizado pelo Vereador Ramon de Sena e a Liga Sapeaçuense de Futebol. O Campeonato deu início às 19 horas conforme o regulamento ouvindo o Hino Nacional. 
Abertura com Hino Nacional
A primeira partida foi entre o Pau Preto 2 x 1 Santa Cruz. Ambos times de Sapeaçu. O Pau Preto venceu a partida com um gol de Pedro Caldas camisa 5 e um de Nivaldo Santos camisa 6. O Santa Cruz fez um gol com o jogador camisa 11 Fabinho Lima.
Pau Preto
Santa Cruz
Árbitros, Capitães dos times da 1ª partida e o Organizador do Campeonato

A segunda partida foi entre os times da Cofel de Cruz das Almas e Real Sapeaçuense. A Cofel venceu o jogo por 5 x 4. Os gols da Cofel foram feitos por:  Edielson Santana camisa 8, dois gols e Washington Borges camisa 9, três gols. Os gols do Real Sapeaçuense foram feitos por: Gabriel Anias camisa 10, dois gols e Elianderson camisa 17, dois gols. 
Cofel
Real Sapeaçuense
A terceira partida foi entre o time do Pacheco de Sapeaçu e Tabúa de Cabaceira do Paraguaçu. O time do Tabúa venceu a partida por 5 x 1. O gol do Pacheco foi marcado por Daniel camisa 5 e os gols do Tabúa foram marcados por: Anderson camisa 13 com quatro gols e um gol de Binho camisa 7.
Tabúa
Pacheco
A comunidade compareceu em massa para prestigiar o evento. Fizeram-se presentes os Vereadores Elias de Gogó de Cruz das Almas e Side de Mandinho de Cabaceira do Paraguaçu e também, políticos e apoiadores do Campeonato. 



Árbitros das Partidas: Edvan Lima e José Lourenço. Ambos da Confederação Baiana de Arbitragem.  
O Campeonato está sendo realizado pelo Vereador Ramon de Sena e a Liga Sapeaçuense de Futebol.

 Alex Silva