quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A rua é para todos no Rio e em Salvador

Painel de encerramento em SP apresentou casos de sucesso de revitalização e incentivo ao transporte ativo
Publicado em Dez 2 2014
Apresentados exemplos de cidades para pessoas no Brasil. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
O Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências encerrou seu primeiro dia de apresentações com inspiração em exemplos nacionais no painelCidades para Pessoas, nesta terça-feira (2). Ana Nassar, gerente de Políticas Públicas do ITDP Brasil, conduziu o debate após exposições de Nivea Oppermann Peixoto, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da EMBARQ Brasil; André Fraga, secretário de Cidade Sustentável de Salvador; e Maria Lucia Navarro, gerente do Plano Cicloviário da Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
“Quando falamos em pessoas, falamos em qualidade de vida e bem-estar. Queremos que todos tenham uma nova relação com suas cidades, mais humanas, mais diversas”, abriu o debate Ana Nassar. E para isso, não existe fórmula mágica, mas sim conceitos estratégicos e práticas efetivas de planejamento urbano - muitos dos quais apontados na publicação DOTS Cidades, lançada durante o painel por Nivea Oppermann. Clique aqui para saber mais e fazer o download da publicação na íntegra.

Salvador no caminho da sustentabilidade

Liderada por ACM Neto, a capital baiana tem sido protagonista em mudanças de planejamento e requalificação do espaço urbano no país. A mais recente transformação foi em um dos principais cartões postais da cidade, o Farol da Barra, onde houve um investimento para qualificar o passeio, retirando a passagem para os carros e devolvendo o espaço para as pessoas.
“O Farol da Barra é hoje considerado um parque urbano, pois as pessoas caminham ao lado de bicicletas, patins, skates. Bem diferente da realidade anterior, onde os carros ocupavam a maior parte do espaço, com congestionamento e poluição”, lembrou André Fraga, um dos capitães do processo de concretização de Espaços Públicos Sustentáveis em Salvador. O jovem secretário apresentou outras campanhas e inciativas propostas pelo governo municipal que estão inspirando outras cidades brasileiras a trilhar o mesmo caminho.
André Fraga lidera projetos sustentáveis na capital baiana. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
Um deles é o “Movimento Salvador Vai de Bike”, que disponibilizou estações de bicicletas públicas e uma vasta rede de ciclovias e ciclofaixas. “Inicialmente, tínhamos como meta 90 km de implantação de ciclovias. Agora, já almejamos 350 km até 2016”, comemora. O programa também envolve treinamento de motoristas de ônibus, que se colocam no lugar do ciclista para entender os riscos que os agentes mais vulneráveis correm no trânsito.
“Em Salvador, 28% dos deslocamentos são feitos a pé”, explicou Fraga. Nesse sentido, outra iniciativa de destaque é a “Eu Curto Meu Passeio – Salvador acessível a todos”, programa de recuperação de calçadas com inserção de piso tátil e infraestrutura qualificada ao pedestre. Estão sendo investidos 20 milhões de reais no programa, e 70 km de passeios já foram requalificados em diversos pontos da cidade. A acessibilidade é uma prioridade para a atual gestão, que também desenvolveu o “PARAPRAIA”, programa que possibilita que pessoas com mobilidade reduzida desfrutem da praia sem barreiras físicas, com auxilio de técnicos em mergulho e outros profissionais.
“Com essas mudanças a cidade tem ressurgido e a cidadania emergido, mas ainda há muito a ser feito, é apenas o início”, destacou Fraga que também comemorou os 200 km² requalificados em parques antes degradados.
Ao final, o secretário brincou com a mensagem de uma internauta bem-humorada na página da Prefeitura no Facebook: “Que absurdo o que está acontecendo com a cidade. Tem gente, gente, gente. Se tivermos tanta gente nas praças como ficarão nossos shoppings?! Um absurdo”, a brincadeira fez o público gargalhar e aplaudir as iniciativas que estão colocando as pessoas de volta às ruas de Salvador.

O Rio vai de bicicleta

Já faz tempo que os cariocas adotaram a bicicleta como meio de transporte diário, e não apenas de lazer. A cidade é a que apresenta a maior malha cicloviária entre todos municípios do país, com 361 km. A prefeitura estipulou normas, especificações e detalhes para padroniza-las, mas sem restringir as possibilidades. “Procuramos não ‘engessar’ o processo, pois se não restringiria muito a execução. Há trechos, por exemplo, onde a largura padrão não se aplica, mas a rota tem uma alta demanda de ciclistas. Assim optamos por executar a ciclovia de acordo com o possível”, explicou Maria Lucia Navarro.
Auditório cheio durante apresentação de Lucia Navarro no painel de encerramento do primeiro dia de Seminário em SP. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)
A gerente do Plano Cicloviário do Rio apresentou o Manual para Incentivar o Uso da Bicicleta em Comunidades, produzido pela EMBARQ Brasil em parceria com a Secretaria de Habitação do Rio. Foram realizadas visitas a diversas comunidades, com diferentes tipologias, que resultaram em diretrizes técnicas para incrementar o uso do modal, já bastante popular em comunidades cariocas.
A especialista também destacou o trabalho de integração de ciclovias a meios de transporte coletivos como o metrô e o BRT. “Outro ponto positivo tem sido a implantação de bicicletários e de Zonas 30, que oferecem mais comodidade e segurança aos usuários de bicicletas”, afirmou Maria Lucia.

Fonte:Partido Verde - Ba