sábado, 31 de janeiro de 2015

OAB-BA vai investigar advogados denunciados por extorsão no Fantástico

OAB-BA vai investigar advogados denunciados por extorsão no Fantástico

O Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) vai abrir novos inquéritos para apurar infrações cometidas por advogados no interior do estado, que possam ter lesado aposentados e trabalhadores rurais. De acordo com o presidente do Tribunal, conselheiro Waldir Santos, a competência para julgar os advogados sobre atos cometidos no exercício da função é da OAB, e que, diante da denúncia veiculada no Fantástico, abrirá novos processos para investigar os advogados que possam ter extorquidos trabalhadores rurais em pedidos de aposentadoria. Ele observa que já há processos em curso contra alguns profissionais pelos mesmos fatos denunciados, e que estes tramitam no Tribunal de Ética na Ordem. O conselheiro salienta que a competência da OAB baiana também se estende para julgar casos de advogados inscritos em outras seccionais que atuam no estado. “Mesmo que o advogado esteja inscrito na Ordem de Minas Gerais, a competência para julgar os atos dele, é da OAB baiana, pois os atos foram praticados na Bahia”, explica.

Sobre a ação civil pública aberta pelo Ministério Público Federal (MPF) para investigar os advogados e pedir limitação da fixação de honorários em casos de baixa complexidade, como de previdência, Santos diz que a Ordem pode se manifestar na ação, através do presidente, tanto da nacional quanto da seccional, a depender da extensão da ação proposta. Perante o Tribunal de Ética, o conselheiro diz que o tempo de tramitação de um processo administrativo disciplinar pode durar o mesmo tempo que um processo normal. “O tempo de duração de um processo às vezes dura três meses ou até mais de três anos. Depende muito do caso, das testemunhas arroladas, de quantas pessoas respondem ao processo”, diz. A cobrança de honorários acima do que a tabela estabelece ou abaixo dela é chamada pela Ordem de “cobrança imoderada de honorários”. As penas que podem ser impostas aos advogados nesse caso é de advertência, suspensão, censura e até exclusão dos quadros da OAB, inclusive, com aplicação de multas. Os advogados podem responder a processo na esfera administrativa e cível ao mesmo tempo. Segundo Waldir Santos, a ação aberta pelo MPF pode investigar outras questões que estão fora do alcance da atuação da OAB. O presidente do Tribunal de Ética, entretanto, afirma que o órgão não pode “entrar com ação e aplicar suspensão, excluir o advogado da OAB” e nem delimitar os valores dos honorários advocatícios. “Eu entendo que essa é competência exclusiva da OAB, prevista em lei. Recentemente, a Ordem atualizou a tabela de honorários, e que ela cumpre esse papel quando estabelece o limite máximo e o mínimo. Se alguém extrapola o limite, poderá ser penalizado pela OAB. Ninguém vai privar o MPF de entrar com ação contra o que entenda, mas a OAB poderá recorrer da decisão. O direito à Justiça é garantido à todos, inclusive ao MPF”, analisa o conselheiro.

Na Bahia, o presidente do Tribunal de Ética aponta que são mais de 33 mil advogados inscritos, e que, apenas 106 respondem a processos por cobrança imoderada, o que representa 0,31% do total de advogados que respondem a processos administrativos. Desse total, segundo ele, não se sabe quantos casos realmente são verdadeiros, pois, às vezes são abertas por clientes insatisfeitos. “Uma parte, a gente julga procedente, outra improcedente”, explica. Waldir Santos chama atenção para o fato de que, muitas vezes, o cidadão, por falta de instrução ou orientação, não procura a OAB para denunciar os atos abusivos. “Não tem como a gente agir sem tomar conhecimento dos indícios de infração. A partir do momento que tomamos conhecimento, abrimos um processo para apurar os fatos, tanto para proteger o cidadão quanto o advogado, que pode não ser culpado”, afirma. Waldir Santos, que é conselheiro há três mandatos, afirma que nesse período, diversos advogados já foram punidos. “Somente entre 2013 e 2014, 276 advogados foram punidos, e quando essa punição acontece, ela é publicada no Diário da Justiça e a lista é publicada no site da OAB”, comenta. No momento, 192 advogados estão suspensos de exercer a profissão. A suspensão pode durar entre 30 e 180 dias, a depender da gravidade dos atos imputados. O número de advogados exclusos do quadro da Ordem definitivamente chega a 22.

Waldir Santos orienta ao cidadão que precisa contratar um advogado, que antes de tudo, verifique a lista dos suspensos e exclusos, para saber se o profissional pode exercer a profissão. Ele também diz que é preciso “ter a convicção de quase todos os advogados não respondem a processo”. Segundo ele, problemas como denunciado existem, que é preciso ter cautela, mas que o percentual da má atuação é muito pequeno perto do todo. Além do mais, orienta a identificar um profissional que atue na área desejada, e, sobretudo, confiar no advogado. E se ainda não ficar satisfeito com a atuação do defensor, que procure a OAB para apresentar uma denúncia. “A nossa dica é que a pessoa nos forneça essa informação, até para que o serviço dos advogados seja melhorado”, finaliza.

Fonte: Bahia Noticias

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Alex da Piatã renuncia o cargo de vice-prefeito Coité e tomará posse como deputado estadual

ALEX VAI OCUPAR O GABINETE 108 DO PRÉDIO ANEXO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, EDIFÍCIO WILSON LINS E TERÃO OS TELEFONES 3115-4074/3115-5253/3115-5542/3115-7189 PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO. O ATO DE POSSE SERÁ TRANSMITIDO AO VIVO PELO CALILA NOTÍCIAS.
Ao assumir cadeira na assembleia na próxima segunda-feira, Ivaldo Araújo ficará na condição vice-prefeito do município. 
O vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes da Silva, 40 anos, renunciou ao cargo na quarta-feira (28) para ser empossado deputado estadual no próximo dia 02. O documento de renúncia foi entregue na manhã desta quarta-feira (28) ao presidente da Câmara, vereador Ivaldo Araújo Almeida (PSD), ao prefeito Francisco de Assis (PT) e protocolado no cartório eleitoral da 132ª zona eleitoral.

O primeiro a receber o documento foi o vereador Araújo, como é conhecido o presidente da Câmara que parabenizou o futuro parlamentar e desejou sucesso no novo desafio. Ao entregar a carta de renúncia, Alex da Piatã, como popularmente é chamado, lembrou que foi eleito juntamente com o prefeito Assis no pleito de 2012 e que estava dando conhecimento aos poderes constituídos do município e à população local, em cumprimento a Lei Orgânica do Município, da sua decisão de renúncia naquela data do cargo de vice-prefeito.

Eleito em 2012 para vice de Assis, Alex garante que trabalho em prol do município será ainda maior.
No gabinete do prefeito, onde estavam os vereadores do PMDB, Raimundo Carneiro de Oliveira e Jerônimo Mendes de Oliveira, conhecido por Gel de Tetê, além dos petistas Adalberto Neres Pinto Gordiano, “Betão” e Analene Ferreira da Silva, secretários e assessores, Alex entregou ao prefeito Assis uma cópia da carta e disse que deixava o cargo público conferido pela população coiteense em 2012 através do voto, mas não deixava a luta. “O cargo de vice-prefeito foi o instrumento que tive para servir a um projeto político que sempre idealizei para nosso povo de Coité e este projeto me impõe um novo desafio, uma nova tarefa, incompatível com a função de vice-prefeito, mas não menos nobre”, falou Alex.

O prefeito Assis disse que agora Coité terá um deputado com oportunidade de trazer benefícios para Coité
“É minha obrigação seguir adiante dando minha contribuição de homem público na busca de melhorias na vida do nosso povo, ampliando nossa luta, nossos ideias, nossa voz para todo o Estado da Bahia e renuncio o mandato de vice-prefeito certo de que me dediquei ao máximo para atender da melhor forma ao povo e o faço para assumir a tarefa de deputado estadual que tem o mesmo objetivo, que é continuar me dedicando por uma Bahia melhor para nossa gente”, concluiu.

O prefeito Assis externou sua confiança em Alex, agora com uma função mais ampla e destacou o trabalho que realizaram juntos nestes dois anos e disse ter consciência que houve mudança na qualidade de vida das pessoas e cuidaram de gente. “Sei que Alex vai fazer este mesmo trabalho na Bahia”, afirmou o chefe do executivo coiteense.

Alex garante que não vai faltar luta para corresponder a expectativa dos mais de 45 mil eleitores..
Alex da Piatã, casado, pai de três filhos, duas meninas e um menino, e empresário, nível de escolaridade superior completo, eleito pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) obteve 45.519 votos, correspondente 0.67% dos votos válidos. Em um ritual fixado pela Constituição da Bahia para a posse dos deputados eleitos em cinco de outubro, Alex participará de duas sessões preparatórias, sendo a primeira no dia 1º de fevereiro, domingo, às 14h30, que tem caráter formal e constará da chamada dos parlamentares para a entrega dos diplomas, trata-se de um passo indispensável para a posse, pois os diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral deverão ser registrados junto a Secretaria Geral da Mesa e publicados no Caderno do Legislativo do Diário Oficial. Nesta sessão não serão feitos pronunciamentos, mas marca o início da 18ª legislatura e o fim do mandato dos atuais deputados estaduais.

Na segunda-feira, dia 02, acontecerá outra sessão preparatória às 10h, sendo concluída a posse dos parlamentares que integrarão a nova Legislatura com o juramento previsto na Constituição Estadual e a declaração de posse. Neste mesmo dia os trabalhos prosseguirão com a realização da eleição dos integrantes da Mesa Diretora, nove titulares e cinco suplentes.

Alex vai ocupar o gabinete 108 do prédio Anexo da Assembleia Legislativa, edifício Wilson Lins e terão os telefones 3115-4074/3115-5253/3115-5542/3115-7189 para atendimento ao público. O ato de posse será transmitido ao vivo pelo Calila Notícias.

Fonte: Calila Noticias

Andressa Urach vira evangélica e revela: "Fiz um pacto com uma pombagira"

Andressa Urach fez um novo depoimento na manhã desta quinta-feira (29) em seu perfil no Instagram. Dessa vez, a modelo contou detalhes dos trabalhos que fez para conseguir dinheiro, fama e afastar pessoas. A modelo aproveitou para testemunhar sua experiência com Deus durante o coma e que voltou para a igreja da família.
"Fiz um pacto com uma pombagira que a cada um mil reais que eu ganhasse eu lhe daria uma shamppagne [sic] fora os valores de trabalhos e das festas de final de ano", escreveu na rede social.
Apesar de conquistar tudo que queria, a modelo explica que se sentia com a alma vendida e que resolveu se afastar. Ela chegou a atribuir ao pacto, a infecção que sofreu causada por uma bactéria durante a cirurgia de retirada de hidrogel das pernas. "Procurei a Cristo então quase tudo que conquistei eu perdi inclusive quase minha vida", lembra.
Voltou para Deus
Andressa conta que durante seu internamento no hospital teve um encontro com Deus, pediu perdão pelos pecados, foi perdoada e que isso a tirou do coma. "Clamei a ele uma segunda chance pelo amor que eu tinha ao meu filho e queria ver ele crescer, pedi perdão a Deus e ele me perdoou!!!! Me deu uma segunda chance e eu acordei do coma!".
Nos 25 dias que passou em na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disse que chegou a ver vultos negros a cercando e temeu por sua vida. Para ela, todo o sofrimento foi causado pelo seu passado, que chama de "pecaminoso".

Depois de sua alta no dia 24 de dezembro, a loira contraiu outra bactéria e precisou ser internada novamente. Por conta disso, ela comecou a ouvir a bíblia e refletir sobre seus problemas. "Me tornei dizimista da casa do senhor voltei a Igreja e aprendi que na Bíblia está escrito que o dízimo eh sagrado, fiz meus propósitos com Deus e ele mostrou seu poder, diante dos meus propósitos ele me curou novamente! Minha fé me curou!". A modelo explicou que passou a procurar outras religiões por achar errado a família pagar dízimo ou ofertas à Igreja Universal do Reino de Deus.Apesar de ter se convertido, Urach disse que continuará trabalhando como modelo e fazendo ensaios sensuais para sustentar a família. "Não vou deixar de trabalhar na Tv [...] vou continuar trabalhando honradamente mesmo que seja fazendo um ensaio de lingerie, Pq sustenta minha casa, e coloca comida na minha mesa", concluiu.

Mulher capota carro a 180 km/h em BR e posta selfie pedindo ajuda: "Socorro"


A paranaense Amanda Machado sofreu um acidente na BR-364, entre as cidades de Palotina e Terra Roxa, no Paraná, no último domingo (25) e avisou aos amigos de uma forma inusitada. Ela resolveu postar duas selfies com o rosto ensanguentado e com as legendas: "Socorrooooo" e "Capoto o carrrooooo"".
As autoridades locais informaram que a paranaense era a passageira do Fiat Strada que capotou. Porém, em uma das fotos, ela aparece sentada no banco do motorista e com um rapaz no banco do passageiro, sem cinto de segurança e com a legenda indicando que iria para um cozido.
Segundo o órgão de trânsito da cidade, o condutor teria perdido o controle ao tentar desviar de outro veículo que tentava fazer uma ultrapassagem. O casal fez alusão à embriaguez ao postar uma foto com o velocímetro do carro, que estava a 180 km/h. Os dois foram atendidos pelo Samu e encaminhados ao Hospital Municipal de Palotina.
Após postar fotos, Amanda virou motivo de piada nas redes sociais. Em seu perfil, a paranaense publicou uma resposta às piadas sobre ela. "Quero agradecer a quem está me ajudando nesse momento. Em muito obrigada aos piadistas de plantão. Estou vendo todas as publicações em sites, no Twitter, aqui no Face msm (sic), no whats e em todos os lugares mas não pense que isso me deixa para baixo, estão enganados. Graças a Deus que estou vendo pois é isso que agradeço pois podia estar morta, e aí? Só tenho a agradecer a Deus por me dar mais uma chance de vida! Para os ignorantes que não sabem dos fatos e criticam, deixo meu silêncio", postou.

Polícia afirma que pai arremessou carro com 4 filhos contra carreta

Em depoimento à Polícia Civil, o motorista do caminhão que se envolveu no acidente que deixou um pai e quatro filhos mortos disse que o condutor do veículo provocou o acidente ao arremessar o carro contra o automóvel de carga. "O caminhoneiro disse que em momento algum ele [pai] esboçou reação de tirar o pé, de frear. Ele fez foi acelerar o veículo", afirmou o delegado responsável pela investigação, Adriano Pereira Melo, em entrevista ao G1.

 No último sábado (24), um acidente na BR-070, em Cocalzinho de Goiás, no Distrito Federal, matou Marco Aurélio Almeida Santos, de 48 anos, e os quatro filhos. Ele havia deixado uma carta de despedida para a mulher antes do acidente. "Samara, espero que quando você estiver lendo essa carta eu e os meus filhos já estejam (sic) bem longe. Hoje é um grande dia, para mim e meus filhos", afirmava o texto.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Deputado federal do PT defende Kannário: 'Deixem ele fumar a maconhazinha dele'

O deputado federal Emiliano José (PT) defendeu o cantor Igor Kannário, detido na última semana por posse de maconha. O parlamentar publicou um texto em sua página no Facebook em que questiona as duas prisões de Kannário - o ex-vocalista da banda A Bronkka também havia sido preso no último dia 7 após ser flagrado com oito 'dolões' de maconha e, na última quinta (22), foi detido na BR-324 com um cigarro da droga. "Não estão perseguindo o cantor Igor Kanário? E ainda sem qualquer ofensa, parece que não é coisa da polícia toda, mas de um ou outro desafeto do rapaz. Será que querem mesmo estragar o carnaval do Kanário", escreve Emiliano José. Ele ainda pede, em sua publicação, que deixem o cantor "fumar a maconhazinha dele". "Que diabos querem com ele? Polícia tem mais o que fazer do que correr atrás do Príncipe do Gueto. Deixem o moço trabalhar, que ele precisa. Respeitem os direitos do gueto", escreve. Veja a publicação completa do deputado federal abaixo:


Blog do Valente

Facebook é responsável por um terço dos casos de divórcio em todo o mundo

O Facebook tem sido citado como responsável por um terço dos casos de divórcio em todo o mundo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas.

O número de casos envolvendo a rede social como motivo de separação aumenta gradativamente. Isso porque comportamentos considerados inadequados, evidências de infidelidade e relações extraconjugais ficam cada vez mais expostas por meio da rede.


“As mídias sociais fornecem um registro permanente de nossas vidas”, contou Lyn Ayrton, sócio de um escritório de advocacia de Leeds, na Inglaterra. Segundo ele, o compartilhamento de mensagens ou publicações são muitas vezes usados nos processos judiciais.

Facebook é responsável por um terço dos casos de divórcio em todo o mundo

O Facebook tem sido citado como responsável por um terço dos casos de divórcio em todo o mundo. Os dados foram obtidos por meio de pesquisas.

Especialistas analisaram mais de 200 casos e encontraram o Facebook como responsável por mais de um terço deles.

44

Eles mencionam que “as pessoas necessitam de uma maior consciência no compartilhamento de informações de si na internet”.

Fonte: Mirror

sábado, 24 de janeiro de 2015

ProUni vai oferecer mais de 213 mil bolsas de estudo


O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai ofertar 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. O número representa crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas.
As inscrições começam nesta segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 29 na página do ProUni. Já estão disponíveis para consulta no site as bolsas ofertadas nesta edição. O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.
Em 2015, as bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. De acordo com o Blog do Planalto trata-se da maior oferta de bolsas desde que o programa foi criado. O aumento, no entanto, é menor que no ano passado, quando a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre de 2013.
A maior parte das bolsas concentra-se na Região Sudeste (48%), seguida pela Região Sul (22%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%).
Podem concorrer às bolsas, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar a renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.
Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado 0 na redação. Outra condição é que ainda não tenha diploma de curso superior.
Professores do quadro permanente da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do ProUni. Nesse caso, não é necessário comprovar a renda.
Segundo dados do Ministério da Educação, ao longo de dez anos, o Prouni concedeu 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o País. Nesse período, o programa formou mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, o programa beneficia mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas integrais ou de 50% em universidades privadas de todo o País.
Veja a lista dos cursos com maior oferta de bolsas:
1. Administração – 22.050
2. Pedagogia – 15.562
3. Direito – 15.010
4. Ciências contábeis – 11.917
5. Engenharia civil – 8.405
6. Educação física – 8.181
7. Gestão de recursos humanos – 6.854
8. Enfermagem – 6.801
9. Psicologia – 5.307
10. Engenharia de produção – 5.284

Ministro da Fazenda diz que seguro-desemprego é um benefício "completamente ultrapassado"

Em entrevista ao jornal britânico Financial Times durante o Fórum Econômico Mundial na Suíça, nesta sexta-feira (23), o ministro da Fazenda afirmou que o seguro-desemprego é um benefício "completamente ultrapassado" e disse ser necessária uma reforma em diversas áreas. Entretanto, ele afirmou que não irá alterar o Bolsa Família. "O mundo está mudando e é hora de o Brasil mudar", afirmou ele, citando as economias de países como Estados Unidos e China. "Acho que um crescimento zero não pode ser descartado como possibilidade apesar de o crescimento do Brasil ser resiliente", declarou.

Humberto Leite sobre a extinção da Dires: "Não disseram isso durante a campanha"


A extinção das Diretorias Regionais de Saúde (Dires), após reforma administrativa do governador Rui Costa (PT), continua causando polêmica entre prefeitos de municípios baianos e deputados. A discussão entre políticos e profissionais de saúde tomou corpo depois do ex-secretário de Saúde, eleito deputado federal, Jorge Solla (PT), atacar o governo baiano, chamando-o de “insensível” em relação às demandas da área de saúde em diversas regiões que dependeriam das Diretorias.
Com a extinção, 205 servidores foram exonerados. “Não considerou as consequências tanto para as pessoas envolvidas, quanto para a própria estrutura do sistema de saúde do estado. Foram exonerados funcionários que desempenhavam funções essenciais ao bom funcionamento do sistema”, disse Solla.
Além do temor de perder assistência de saúde por conta das extinções, diversos prefeitos afirmam que não foram informados desta decisão da reforma administrativa e que não houve audiências para que o novo secretário de saúde, Fábio Vilas-Boas, apresentasse como será o apoio do estado aos municípios. Eles esperam, com urgência, um encontro esclarecedor com o gestor.
O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Leite (PDT), é um dos que estão temerosos com a situação da saúde nos próximos meses. Segundo ele, diversos prefeitos aguardam uma audiência com o secretário de saúde para esclarecer como funcionarão os núcleos regionais de saúde, cujas funções de coordenação, regulação e cooperação técnica e financeira com os municípios serão assumidas pelo Estado.
“Não gostamos de saber que a Dires vai se transformar num núcleo. Núcleo para sumir é daqui para ali. Isso que ia acontecer não foi nos dito durante a campanha, foi surpresa pra gente”, afirmou para uma rádio local.
Em nota à Tribuna da Bahia, Vilas-Boas ressaltou que “o Governo da Bahia apoiará técnica e financeiramente a conformação dos consórcios regionais de saúde e que o sentido da extinção das Dires é de “tornar mais eficiente a gestão da saúde e aprimorar a articulação do estado com os municípios, sem que o estado continue a assumir atribuições que são dos municípios”.
Conforme a Sesab, a Lei que criou os Núcleos Regionais de Saúde (NRS) deu ampla margem de discricionariedade ao gestor estadual da saúde para reconfigurar a atuação regional. “Nesse sentido, constitui-se uma oportunidade ímpar de se redefinir a forma de atuação da Sesab, para se avançar na regionalização e na formação das redes de atenção à saúde, melhorando os serviços oferecidos à população.”
Para o deputado estadual Carlos Gaban (DEM), o governo está descumprindo com as promessas de campanha e deixando de dar um apoio à população, seja em campanha de vacinação ou em estrutura necessária de apoio às prefeituras municipais.
“O Estado está privatizando a saúde. E quem está pagando o pato é a população, cada vez mais mal atendida. Não se preocupa mais com o atendimento do cidadão, mas com o faturamento de entidades pseudofilantrópicas. À medida que você tira instrumento de apoio no interior, está colaborando para aumentar os problemas aqui na capital”, declarou.
Apesar de também afirmarem que não houve audiência para explicar melhor como seria a extinção das Dires e a atuação dos NRS, os prefeitos Zenildo Santana, de Lafayete Coutinho, João Bosco, de Teixeira de Freitas, e Maria Quitéria, de Cardeal da Silva e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), preferiram aguardar como vai ser o desenrolar desta nova gestão da saúde regionalizada. Segundo Maria Quitéria, como de fato as ações não foram discutidas com os gestores, não é possível tomar nenhuma atitude ou posição.
“Eu acredito muito no governo. Tudo que é novo causa estranheza. Acredito que seja mais uma questão estrutural. Aguardamos uma reunião com o secretário de Saúde Fabio Vilas-Boas”, afirmou.
Já Zenildo não acredita que a saúde dos municípios será prejudicada “porque a proposta é criar consórcios públicos e este trabalho deverá ser melhor do que o desenvolvido pelas Dires”, opinou.
João Bosco diz: “Não acredito que vai ficar um buraco aberto e vazio. Eu não sei de que forma será feita, não conheço o projeto. Não conhecemos o projeto, mas estamos na verdade aguardando para saber como é que será. Não fomos informados, por isso acreditamos que é cedo para analisar”, definiu.

Inscrições para eleição do Conselho de Assistência Social vão até o dia 13 de fevereiro

Inscrições para eleição do Conselho de Assistência Social vão até o dia 13 de fevereiro
O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Sapeaçu vai realizar no dia 27 de fevereiro, eleição dos novos conselheiros para entidades da sociedade civil do biênio 2015/ 2017. Podem participar do pleito representante de entidades públicas, usuários dos serviços (CRAS, Programa Bolsa Família, entre outros), organizações de assistência e seus trabalhadores residentes em Sapeaçu.
A eleição acontece na Secretaria de Assistência e Integração Social, Parque das Laranjeiras, Centro S/N, mas as entidades interessadas em indicar representantes às vagas deverão se inscrever impreterivelmente de 05 até 13 de fevereiro.
Os interessados em participar do processo devem preencher a ficha de inscrição disponível na própria Secretaria de Assistência e Integração Social apresentar documento de identificação com foto, cópia da matrícula, cartão de frequência, declaração da entidade ou documento firmado pelo presidente do serviço assistencial de Sapeaçu. Além de declaração de disponibilidade de participar das reuniões e compromissos do Conselho.

Outras informações sobre o assunto podem ser acessadas na edição online de no. 698 do Diário Oficial do Município do dia 14 de janeiro de 2015, no site oficial da Prefeitura - www.sapeacu.ba.gov.br.

Santo Antonio de Jesus: Homem é preso e linchado após roubar TV, veja os vídeos

Na tarde desta quinta-feira (22), um homem que não teve os dados divulgados, entrou em uma residência na Rua Ruy Barbosa e subtraiu uma TV, em seguida fugiu pelas ruas do centro da cidade quando foi identificado por populares que o capturaram e começaram a linchar o assaltante que não teve como escapar até a chegada da Polícia Militar no local. O criminoso foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia. O aparelho de TV furtado foi devolvido ao dono.



quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Apaixonado por perigo, fisiculturista ‘desafia’ trem e morre atropelado

Investigadores querem saber quem dirigiu a filmagem não autorizada. Eles entrevistaram testemunhas e descartaram a possibilidade de suicídio.
fisiculturista
Um modelo de fisiculturismo americano morreu durante um desafio em que tentava ser mais rápido que um trem na Calfórnia. Greg Plitt, 37 anos, fazia um ensaio fotográfico e gravação de vídeo na estação de Burbank quando foi atropelado e morreu na tarde do sábado.

“Os trilhos servem para apenas uma coisa: trens”, disse um porta-voz da Metrolink, sistema de trens da Califórnia, comentando o caso. Plitt é um nome conhecido no mundo fashion dos EUA e é descrito por amigos como um “apaixonado pelo perigo”.

fisiculturista-2 
Segundo testemunhas, ele fazia um vídeo para seu site quando foi atingido pelo trem. Ele tentava vencer uma corrida contra o trem, mas não conseguiu e foi atropelado. “Ele estava apenas tentando obter a melhor filmagem”, disse ao LA Times a namorada de Plitt, Christina Stejskal. “Ele era como o super-homem: queria sempre levar as coisas ao limite”, disse ela, chorando.

Funcionários da Metrolink disseram ontem que Pitt não tinha permissão para fazer a filmagem sobre o trilho. Um amigo dele, Warren Coulter, disse que o modelo possivelmente tropeçou durante a corrida. “Foi um momento estranho em que algo saiu do controle”, acredita. “Tudo que ele sempre fez na vida foi perfeito. Não há dúvida de que foi apenas um erro”.


Investigadores querem saber quem dirigiu a filmagem não autorizada. Eles entrevistaram testemunhas e descartaram a possibilidade de suicídio. (Calila Notícia)

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

2° Campeonato de Futebol Society no Andaraí em Cruz das Almas.

Nesse domingo dia 18 pela manha aconteceu a primeira rodada do Campeonato de Futebol Society do Andaraí em Cruz das Almas. A primeira partida do Campeonato foi entre o time de BARCELONA DE SAPEAÇU X BAHIA DE CRUZ DAS ALMAS. O Barcelona venceu a partida por 3x0. A segunda partida foi entre SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE DE SAPEAÇU e PIPOCA FUTEBOL CLUBE DE CRUZ DAS ALMAS. Nesse jogo a equipe de Cruz das Almas venceu por 7x3 o time do Sapeaçu.

O Campeonato de Futebol Society do Andaraí em Cruz das Almas é realização do Professor de futebol Therry que vem realizando nesse bairro aulas de futebol com os jovens e pelo segundo ano esse evento que tem trazido vários times locais e de cidades vizinhas. 



Barcelona de Sapeaçu

Barcelona de Sapeaçu
Barcelona de Sapeaçu
Silvio, Ramon de Sena e Therry
São Paulo Futebol Clube de Sapeaçu
Pipoca Futebol Clube 




domingo, 18 de janeiro de 2015

Liberação do canabidiol para tratamento de doenças foi consenso em debates

A liberação do uso medicinal do canabidiol foi amplamente debatida pelo Senado, no ano passado, em meio à discussão da regulamentação da maconha. Em novembro, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), relator de uma sugestão popular sobre o tema (SUG 8/2014),declarou-se convencido da necessidade de se liberar os medicamentos à base do derivado da maconha, usados no tratamento de doenças como mal de Parkinson, autismo, esclerose, câncer e síndrome de Dravet.
— O uso medicinal sob a forma de remédio tem que ser regulamentado imediatamente. Não se justifica deixar centenas, milhares de pessoas sofrendo, sabendo que há um remédio disponível e que as pessoas não têm acesso porque tem uma proibição — disse o senador.
Num dos seis debates sobre o tema realizados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), pais de crianças com recomendação médica de uso de derivados da maconha relataram o sofrimento de seus filhos e a dificuldade para obtenção dos produtos — trazidos à margem da lei em viagens ou comprados com amparo de decisões judiciais.
A liberação da importação de canabinoides foi defendida também pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) de projeto que reforma a Lei de Drogas (PLC 37/2013). Em substitutivo aprovado na comissão, ele libera a importação, estabelecendo como requisitos a autorização de órgão federal e a apresentação de receita médica.
“Optamos por seguir a tendência que já vem sendo encampada pelo Judiciário, que é de permitir a importação de canabinoides para uso medicinal, em casos específicos de certas doenças graves”, avaliou Valadares.
Em todos os debates, mesmo parlamentares contrários à regulamentação mais ampla da produção, comércio e uso da maconha se manifestaram a favor da legalização da importação de medicamentos à base de derivados da droga, para tratamento de doenças graves.

Simplificação da importação do canabidiol deve sair em até 40 dias

Apesar da exclusão do canabidiol da lista de substâncias proibidas no Brasil, o processo para importar produtos à base da substância em associação a outros derivados da maconha permanece o mesmo e exige autorização excepcional. Mas, de acordo com o diretor-presidente interino da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jaime Oliveira, o procedimento deve ser revisto e simplificado em um prazo de até 40 dias.
— Essa reclassificação [de substância proibida para substância de uso controlado] não muda nada, porque os produtos que são trazidos hoje e importados não contêm apenas o canabidiol, contêm outros canabinoides [derivados da maconha] também, entre eles, o THC, que continua sendo um produto proscrito [proibido] porque gera efeitos psicotrópicos — explicou.
Ainda assim, Oliveira considerou a decisão da diretoria colegiada da Anvisa muito importante, uma vez que põe dentro dos parâmetros de discussão técnica e científica um assunto que muitas vezes é influenciado por outras questões, como a legalização da maconha medicinal ou da maconha recreativa.
Para Oliveira, o que mais pesou em todo o debate e motivou a reclassificação foi o fato de o canabidiol não causar dependência, não ter efeitos colaterais e apresentar efeitos terapêuticos potenciais, além de não ter efeitos adversos prejudiciais registrados.
— Essa decisão significa que uma substância entendida como proibida e que estava classificada junto a outras substâncias que geram dependência e efeitos psicotrópicos saiu dessa lista e foi classificada como uma substância sujeita a controle. Uma classificação que estava inadequada foi corrigida. Isso passa uma sinalização para a pesquisa, a sociedade, pacientes e médicos de que a substância não pode ser considerada tão nociva e sem efeitos terapêuticos.
Da Agência Brasil

Anvisa libera uso de canabidiol como medicamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (14), por unanimidade, a reclassificação do canabidiol - derivado da maconha - como medicamento de uso controlado e não mais como substância proibida. A decisão foi tomada durante reunião da diretoria colegiada.
A maior parte dos diretores da agência ressaltou que não há relatos de dependência relacionada ao uso de canabidiol e que há diversos indícios registrados na literatura científica de que a substância auxilia no tratamento de enfermidades como a epilepsia grave.
Os diretores também ressaltaram que a reclassificação permite que as famílias ajam na legalidade, além de incentivar pesquisas sobre o tema. A Anvisa iniciou a discussão sobre a possibilidade da reclassificação da substância em maio de 2014. Na época, não houve decisão terminativa sobre a questão. Desde então, a agência vem autorizando a liberação de importação do canabidiol em caráter excepcional.
Até o momento, o governo federal recebeu 374 pedidos de importação para uso pessoal. Desses, 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 11 estão em análise pela área técnica. Há ainda sete arquivamentos, sendo três mandados judiciais cumpridos, duas desistências e três mortes de pacientes após a entrada do pedido.
Da Agência Brasil

sábado, 17 de janeiro de 2015

Autoridades da Indonésia apreendem passaportes de equipe da Globo

Os passaportes do repórter da TV Globo Márcio Gomes e de um cinegrafista da emissora foram retidos por autoridades de imigração em Cilacap, cidade próxima a Jacarta capital da Indonésia, neste sábado (17). Eles foram detidos enquanto filmavam o porto de Cilacap, local de onde saem as balsas rumo ao local onde seis presos serão executados na tarde de sábado no Brasil. Entre os executados estará o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos. Ele foi condenado por traficar droga dentro de tubos de uma asa-delta.
Segundo as autoridades da Indonésia, o entorno do porto é área restrita e que o repórter e o cinegrafista da Globo entraram no país com visto de turistas. Eles foram liberados para voltar ao HOTEL  onde estão hospedados, mas os seus passaportes estão retidos. Neste momento, o Itamaraty tenta ajudar a resolver a questão. A comunicação da Globo afirmou não saber o motivo pelo qual os passaportes foram retidos.


Fonte: Blog do Valente

Condenado por tráfico, brasileiro é fuzilado na Indonésia

Marco esteve por cerca de uma hora com o advogado, com a tia e com funcionários da Embaixada do Brasil antes de ser fuzilado.
O brasileiro Marco Acher, 53 anos, foi executado neste sábado (17) na Indonésia depois de ser condenado à morte pelo crime de tráfico de drogas – já é domingo no horário local. Mesmo com apelo do governo brasileiro para tentar evitar a execução da pena, que foi por fuzilamento, a Indonésia afirmou que não seria possível atender ao pedido.

O carioca foi executado por fuzilamento às 15h30 do sábado, no horário de Brasília, 0h30 de domingo no horário local. Ele é primeiro cidadão brasileiro na história a ser executado por pena de morte. Além dele, outras cinco pessoas também foram fuziladas.

Uma tia do brasileiro, Maria de Lourdes Archer Pinto, 61 anos, fez uma última visita a ele. Ela chegou a Cilacap, na Ilha de Java, neste sábado, para se despedir do instrutor de voo. Segundo nota do Itamaraty, Marco esteve por cerca de uma hora com o advogado, com a tia e com funcionários da Embaixada do Brasil. A tia levou mel e doce de leite para o brasileiro.

A tia contou à Folha Online que Marco chorou muito na despedida e a beijou muito. Ela também estava em prantos diante da proximidade da execução. “O Marco não merece isso”, afirmou.

Ontem, um vídeo com áudio em que o brasileiro pede clemência circulou pela web. “Eu estou ciente de que cometi um erro gravíssimo, mas mereço mais uma chance. Porque todo mundo erra”, diz.  O instrutor de voo diz que é seu sonho voltar ao Brasil. “Quero pedir perdão à minha nação e mostrar aos jovens que a droga só leva a dois caminhos, ou a prisão ou a morte”.

Archer foi preso ao tentar entrar na Indonésia em 2004 com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-X no Aeroporto Internacional de Jacarta. O brasileiro conseguiu fugir do aeroporto, mas foi preso duas semanas depois. O país pune com pena de morte o tráfico de drogas.

Além de Archer, outro brasileiro aguarda no corredor da morte da Indonésia. O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também foi condenado à morte por tráfico de cocaína. Ainda não há data para execução de Gularte.

Apelo negado

No dia 30 de dezembro foram rejeitados os pedidos de clemência para os seis condenados. Praseyto, procurador-geral indonésio, disse que cinco dos presos foram transferidos para a penitenciária de Nusakambangan e um sexto para a prisão de Boyolali, ambas na Ilha de Java, onde as sentenças deverão ser executadas à 0h de domingo (15h de hoje em Brasília).

“Isso vai enviar uma mensagem aos membros dos cartéis de droga. Não há clemência para os traficantes”, acrescentou. Estas são as primeiras de 20 execuções que as autoridades indonésias vão fazer este ano, depois de, em 2014, não terem executado nenhum condenado.

A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, telefonou nessa sexta-feira (16) ao presidente indonésio, Joko Widodo, para pedir pela vida de Marco Archer Cardoso Moreira. Widodo, que insistiu que não perdoaria as condenações à morte por delitos relacionados com o tráfico de drogas, respondeu que “não poderia comutar a sentença” uma vez que tinham sido cumpridos todos os trâmites legais.

A Anistia Internacional (AI) pediu uma moratória da pena de morte a Widodo, que tomou posse em outubro e tem sido considerado por muitos ativistas como uma esperança de mudança no país.


Fonte: Correio24horas

Estudante diz ter escrito "porque hoje é meu niver" e tirado 600 em redação do Enem


Um estudante paraibano publicou nas redes sociais a folha de rascunho da redação do Enem, na qual ele teria escrito "porque hoje é meu niver". A frase seria uma homenagem a si próprio, que comemorou 16 anos no dia 9 de novembro de 2014, data em que a prova também foi aplicada.
Caso a inserção da frase, que aparece na última frase do terceiro parágrafo do texto, seja confirmada após a divulgação do espelho da redação pelo Ministério da Educação, o texto de Francinaldo Guedes Pereira deveria ser anulada.  O item 14.9.5 diz que será atribuída nota 0 (zero) à redação "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'Anulada'"
Ainda nas redes sociais, o estudante também mostrou uma imagem com as notas no exame, em que teria tirado 600 na redação. Em entrevista ao Globo, o aluno disse que ficou supreso com a nota.
"Vi que um aluno colocou a receita de miojo (na redação do Enem 2012), e aí queria testar como era. Era dia do meu aniversário e eu estava fazendo (a prova) só por experiência. Fiquei surpreso com a minha nota, porque muita gente fez com o tema certo, tudo direitinho, e tirou nota menor. Esperava tirar zero", explicou.

Redações do Enem 2012 que continham brincadeiras como uma receita de macarrão instatâneo e trechos de hinos de do Palmeiras receberam 560 e 500 pontos, respectivamente. Após denúncias feitas pela imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, tornou os critérios de correção mais rígidos. (Correio)

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Estudante que tirou nota mil no Enem citou desenho animado 'Peppa Pig' leia


Apenas 250 estudantes em todo o país conseguiram atingir a nota máxima na prova de redação do Enem neste ano. Uma delas é Lairssa Freisleben, 18 anos, que mora na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul. A jovem tirou mil na redação citando a porquinha do desenho animado britânico "Peppa Pig", que virou febre no Brasil em 2014.
Segundo a Larissa, em entrevista à Folha de S. Paulo, ela conciliou a preparação para o exame com a conclusão do ensino médio, cursinhos pré-vestibular e até aulas de balé. Além disso, fazia leitura de livros "mais bobinhos" até os clássicos da literatura.
Larissa conta que gostou muito do tema "Publicidade infantil em questão no Brasil" e explica que citou o desenho animado pela influência que ele tinha em seus primos, que acabavam tentando imitar e querer os brinquedos da famosa porquinha. "Gostei mais do que o tema anterior. Consegui ter argumentos para essa proposta", disse à Folha.
No Brasil, o desenho é exibido no canal fechado Discovery Kids. Leia abaixo a redação de Lairssa Freisleben, publicada pela Folha de S.Paulo.
Publicidade Infantil: perigoso artifício
Uma criança imitando os sons emitidos por porcos já foi atitude considerada como falta de educação. No entanto, após a popularização do programa infantil "Peppa Pig", essa passou a ser uma cena comum no Brasil. O desenho animado sobre uma família de porcos falantes não apenas mudou o comportamento dos pequenos como também aumentou o lucro de uma série de marcas que se utilizaram do encantamento infantil para impulsionar a venda de produtos relacionados ao tema. Peppa é apenas mais um exemplo do poder que a publicidade exerce sobre as crianças.
Os nazistas já conheciam os efeitos de uma boa publicidade: são inúmeros os casos de pais delatados pelos próprios filhos –o que mostra a facilidade com que as crianças são influenciadas. Essa vulnerabilidade é maior até os sete anos de idade, quando a personalidade ainda não está formada. Muitas redes de lanchonetes, por exemplo, valem-se disso para persuadir seus jovens clientes: seus produtos vêm acompanhados por brindes e brinquedos. Assim, muitas vezes a criança acaba se alimentando de maneira inadequada na ânsia de ganhar um brinquedo.

A publicidade interfere no julgamento das crianças. No entanto, censurar todas as propagandas não é a solução. É preciso, sim, que haja uma regulamentação para evitar a apelação abusiva –tarefa destinada aos órgãos responsáveis. No caso da alimentação, a questão é especialmente grave, uma vez que pesquisas mostram que os hábitos alimentares mantidos até os dez anos de idade são cruciais para definir o estilo de vida que o indivíduo terá quando adulto. Uma boa solução, nesse caso, seria criar propagandas enaltecendo o consumo de frutas, verduras e legumes. Os próprios programas infantis poderiam contribuir nesse sentido, apresentando personagens com hábitos saudáveis. Assim, os pequenos iriam tentar imitar os bons comportamentos.
Contudo, nenhum controle publicitário ou bom exemplo sob a forma de um desenho animado é suficiente sem a participação ativa da família. É essencial ensinar as crianças a diferenciar bons produtos de meros golpes publicitários. Portanto, em se tratando de propaganda infantil, assim como em tantos outros casos, a educação vinda de casa é a melhor solução. (Correio)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Depois de onze anos, o Bolsa Família chega ao seu limite

O governo encerrou o ano de 2014 diante de um fato inédito. Pela primeira vez, desde que o Bolsa Família foi criado, em janeiro de 2004, houve uma queda anual no número de famílias beneficiadas: de 14,1 milhões em 2013 para 14 milhões no ano passado. A oscilação, ainda que pequena, contrariou as estimativas do próprio governo, que esperava para o ano passado uma ampliação de mais de 500 mil famílias, ou 1,8 milhão de pessoas. Diante da disparidade entre as projeções palacianas e os fatos, especialistas acreditam que o programa tenha chegado ao seu limite. A principal razão para isso estaria nas tendências demográficas. Reduziu-se o número de filhos nas famílias, o que implica em aumento da renda per capita nos lares e, consequentemente, na inelegibilidade ao benefício.
Levantamento feito com base em dados do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) mostra que a queda não é homogênea: foi puxada por Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todos os Estados das três regiões reduziram seu número de beneficiários. Distrito Federal, Espírito Santo e Paraná tiveram a maior queda porcentual: 7,23%, 5,76% e 5,41% respectivamente. Contudo, nas regiões Norte e Nordeste, apenas Amazonas, Tocantins, Ceará e Rondônia conseguiram reduzir a quantidade de bolsas.

O aumento do Bolsa Família nas regiões mais carentes mostra que os grotões do país estão mais suscetíveis aos solavancos no mercado de trabalho. Dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged) mostram que, no Estado de São Paulo, por exemplo, a criação de emprego desacelerou de 2,8% para 1,75% entre 2013 e 2014. Tal movimento, no entanto, não impediu que o número de bolsas recuasse 2,9% no mesmo período. Já no caso de Sergipe, em que a engrenagem do emprego desacelerou de 4,95% em 2013 para 3,58% no ano passado, o número de beneficiários subiu 4%.(Veja)

MEC divulga as notas do Enem 2014

O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 para 6.193.565 estudantes que fizeram as provas. Eles podem acessar sua nota na página enem.inep.gov.br ou no sitesistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem.

Candidato deve inserir CPF e senha e ver as notas nas provas do Enem (Foto: Reprodução/Inep)
Para ver o resultado, o candidato deve inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha.
Logo após a publicação das notas, a página de acesso do Inep apresentou lentidão devido ao grande volume de tráfego.
Os mais de 6,2 milhões de estudantes que fizeram as provas poderão ver a nota que tiraram nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e na redação. Dúvidas podem ser solucionadas pelo telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.
O exame foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014.
Queda na média
Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7%, respectivamente, em relação ao Enem do ano anterior.
Mais de 529 mil candidatos tiraram nota zero em redação, e apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000 pontos).
A demora na divulgação das notas deixou milhares de estudantes ansiosos durante todo o dia.Muitos criaram memes nas redes sociais para brincar com a espera pela divulgação.
Ministro Cid Gomes comenta as redações com nota zero. Assista abaixo:

Nota das objetivas
A nota das provas objetivas usa a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Uma das principais dúvidas sobre a TRI é o fato de que é impossível o aluno tirar nota 1.000 na prova de múltipla escolha (na redação, isso é possível).
Nessa metodologia, mesmo que o aluno acerte todas as 45 questões de cada prova, sua nota nunca será 1.000. Da mesma forma, um candidato que erre todas as questões não acaba com nota zero (ou, no caso do Enem, a pontuação mínima, que é 200 pontos).
Isso acontece porque o exame dá pontos aos candidatos de acordo com uma escala. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova.
Redação do Enem abordou a publicidade infantil
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Nota da redação
O tema da redação do Enem 2014 foi "Publicidade infantil no Brasil". A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos. Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2:
 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3:
 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4:
 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5:
 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Cada redação do Enem foi corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
Se houvesse discrepância entre as notas dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências fosse superior a 80 pontos, a redação iria para um terceiro corretor.
Caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, ou caso houvesse discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final seria a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximaram.
Se a nota do terceiro corretor tivesse diferença equidistante das notas dos outros dois corretores, ou se for completamente diferente, a redação seria avaliada por uma banca de três avaliadores que dará a nota definitiva.
Sisu
Com a pontuação em mãos, os candidatos poderão concorrer às 205.514 vagas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A consulta às vagas já está disponível neste link. As inscrições serão abertas no dia 19 no sitesisu.mec.gov.br. O prazo de inscrições vai até às 23h59 do dia 22.
O Sisu seleciona alunos para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar desta edição, o candidato tem de ter feito a edição 2014 do exame e não ter zerado na redação. O estudante poderá se inscrever em até duas opções de vaga.
A Lei de cotas (lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012), garante a reserva de 50% das vagas, por curso e turno nas 63 universidades federais, nos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e nos 2 centros federais de educação tecnológica, a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas.
O resultado da primeira chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.