quarta-feira, 18 de maio de 2016

Professores reivindicam os 60% da indenização do FUNDEF pago pela União!

Ontem 17 de Maio a população de Sapeaçu foi surpreendida com um Ato Público nas ruas da cidade.

Os Professores efetivos do município foram às ruas reivindicar seus direitos no que diz respeito ao benefício que o município recebeu da União e que 60% dessa verba indenizatória será rateada entre os professores.

Precatório é o processo que os municípios impetraram contra a União quando o Governo Federal parou de repassar o valor real por aluno, durante a vigência do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) que vigorou de 1998 a 2006 sendo substituído pelo  FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que vigora até hoje.
Na gestão atual, Sapeaçu foi contemplada com uma indenização no valor de 13.666.009,13 (TREZE MILHÕES SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS MIL NOVE REAIS E TREZE CENTAVOS). Desse valor, 60% terá que ser dividido em forma de pagamento aos professores efetivos do município. Segundo a representante da APLB de Sapeaçu, a verba já está na conta da prefeitura e que tiveram uma reunião no dia 16 com a plenária da categoria, e ficou acordado que, mesmo antes da reunião com o Sr. Prefeito eles fariam o ato público apenas como forma de sensibilização.


Fotos: APLB 

sábado, 16 de abril de 2016

Reunião Pública sobre a ampliação da Subestação Estação de energia e instalação de torres de transmissão de energia no município de Sapeaçu Bahia.


A Reunião Pública (Audiência Pública) serve para esclarecer a população do município sobre o qual empreendimento será construído nele, e também, apresentar os impactos socioambiental e econômico que o empreendimento irá causar. Esses impactos podem ser positivos ou negativos e ambos.
A reunião começou com a regente formando a mesa com o Vereador RAMON DE SENA representando a população, Vereador EDER GALVÃO representando o Prefeito, o Sr. ALMIR COSTA representando o Empreendedor, RAFAELA SANDER representando a PROSUL e FERNANDA QUELER (Coordenadora dos estudos dos impactos socioambiental e econômico) representante do INEMA.
Os vereadores deram boas vindas aos representantes das empresas PROSUL e CYMI MASA e aos representantes do INEMA. Disseram que estavam querendo saber realmente do que se trata o empreendimento e que a cidade precisa de algo que gere renda e, o que for bom pra a população eles estão pra apoiar.
Em seguida o Sr. Almir Costa apresentou o que é o empreendimento. Disse que vai ser construída uma Subestação em Morro do Chapéu, que receberá energia das usinas eólicas e dessa Subestação a energia será interligada ao Sistema Nacional através da Subestação de Sapeaçu. E, para que essa energia chegue até aqui em Sapeaçu, serão instaladas no percurso de 272,4 km entre Morro do Chapéu a Sapeaçu 549 torres metálicas que darão suporte aos cabos de energia elétrica. Disse também que a Subestação de Sapeaçu será ampliada para dar suporte à energia que receberá.
A Coordenadora dos estudos de Impactos Socioambiental e econômico apresentou os estudos de meio ambiente realizado durante o traçado que as torres irão passar dentre os 11 municípios entre Morro do Chapéu a Sapeaçu. Falou da importância do Empreendimento para a região e para o futuro do país sobre a geração de energia. Disse que o impacto que o meio ambiente sofrerá será pouco, visto que o espaço que será utilizado na implantação das torres é pequeno e embaixo das linhas transmissoras de energia, pode ser reutilizado para plantio de diversos cultivos da cultura local, após a suas instalações. Relatou também, que as torres passarão ao longo das cidades e nenhuma dela terá que remaneja residências para colocação das redes. Em relação aos rios, as torres estarão no perímetro adequado de mais de 100 metros da margem, onde eles não sofrerão nenhum impacto.
Para finaliza a reunião, foi dada a palavra ao público para que tirasse suas duvidas e realizasse suas perguntas.
O professor Pedro da UFRB pediu mais esclarecimento sobre os impactos ambientais, falou sobre o Relatório que não foi destinado a população e nem as instituições de educação local. Edvando Tucunare falou sobre as questões sociais. Ramon de Sena perguntou se haverá contra partida ao município e que deveria ter representante de localidades onde as torres irão passar, porque essas pessoas são as mais interessadas em conhecer o que será o empreendimento. Silvia Coaxi questionou o horário e dia da audiência, falou que o município está passando por uma forte onda de insegurança e as pessoas principalmente da zona rural não querem sair de suas casas, e com isso, não puderam estar presente. Achou que deveria ter consultado a população pra saber que dia e hora seria mais adequado para sua participação. Sr. Rafael perguntou sobre algumas questões técnicas do funcionamento da usina e das torres.
Os questionamentos foram esclarecidos por representantes das áreas especificas e aqueles que dependiam de mais detalhes, foram tomados os contatos para esclarecimentos posteriores.

Fôlder com mais esclarecimento:
Foto e texto: Alex Silva

domingo, 6 de março de 2016

Marcha para Jesus em Sapeaçu

Ontem dia 05 de março às 19 horas os evangélicos Protestantes do Município de Sapeaçu realizaram a Marcha Para Jesus saindo do Posto Laranjeiras com Trio Hi-Fi, Bandas Ministério Beniel, Geração II e Pastor Noberto Lima e Banda percorrendo as principais ruas da cidade e encerrando na Praça da Bandeira.


O evento teve o apoio de:

·         FERNANDO MÓVEIS CRUZ DAS ALMAS
LEILA VARIEDADES
NILTON MOTOS
MAGAZINE E DIGITAL
LENILDO GÁS
CONFECÇÕES REBOUÇAS
SOBRAL MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO
RELOJOARIA TEND.TUDO  
LENILDO DO LANCHE
STILO MODAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPEAÇU
MERCADO CENTRAL
NILDO DA CESTA BÁSICA
DR. GEORGE GÓES
INOVAR INSTITUTO DE BELEZA
AUTO ESCOLA PRISMA
CONEXÃO JEANS
SAF SANTANA NA DIREÇÃO DE LAPA TRICOLOR
RAMON DE SENA

quinta-feira, 3 de março de 2016

Prefeitura realiza troca de manilhas na Rua da Estação

A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano está realizando a troca de manilhas em trecho principal da Rua da Estação. As manilhas não estavam mais dando conta da vazão de água durante as chuvas, ocasionando alagamento e transtornos para os moradores da área.
Para resolver o problema, foram removidas as manilhas antigas, que estão sendo substituídas por 80 metros de manilhas 040, mais largas.
O Chefe de Gabinete, Luciano Borges fez questão de acompanhar a obra. “A ação faz parte de um planejamento realizado pela Prefeitura para melhorar a segurança e a qualidade de vida da população. Nessa rua, por exemplo, nunca foi realizada uma ação como essa. Isso mostra o comprometimento da gestão municipal com a população sapeaçuense”, disse.
Para os moradores da Estação, Clauderson Bone e William Lima é muito boa essa ação da prefeitura. “Estamos gostando de vê as providencias serem tomas, acredito que com essa obra não vai mais alagar essa área no período de chuva, esse era um grande problema em tempo de chuvas, mas agora será resolvido”, disseram satisfeitos.
Além dessa ação, a prefeitura vem realizando uma série de obras de manutenção em todo o município. São limpeza de tubulações e reparos que estão sendo feitos nas áreas de saneamento e drenagem.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Sapeaçu

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Hoje dia 28 de Fevereiro foi inaugurada a Sede própria da Câmara Municipal de Vereadores de Sapeaçu.


Depois de 62 anos de Emancipação Política Sapeaçu tem sua Câmara própria. A Sede do Legislativo Municipal foi construída pelo Vereador e atual Presidente Eder Galvão em Parceria com a Prefeitura Municipal.
A Câmara Municipal tem o nome de:
- Casa do Poder Legislativo – “Casa Wilson Simões Galvão”
Contem:
- Dois Banheiros
- Sala de Administração
- Sala de Arquivos
- Recepção.
- Copa
- Sala de Reunião
- Gabinete do Presidente
- Salão Nobre (Plenária) com o nome de “Jonival Lucas”
Na sessão fizeram-se presentes os seguintes Vereadores:
- Antônio Lapa
- Carlos Alberto
- Durval Santana
- Eder Galvão
- Edgar de Jesus
- Herivelto Ribeiro Cunha
Composição da Mesa:
- Prefeito Jonival Lucas
- Deputado Federal Antônio Brito
- Vereador de Salvador Edvaldo Brito
- Eládio Bahia
- Laurindo Barbosa
- Manoel dos Santos
- Cristina Lucas

Alex Silva