quarta-feira, 23 de abril de 2014

Presidente Nigeriano dá lembrança a convidados do casamento da filha, iPhones de ouro 24 quilates.

iphone de ouro. Crédito: reprodução do Instagram

A Nigéria tem quase 150 milhões de habitantes. É o país mais populoso do continente africano e também o mais rico, graças do petróleo, que responde por 20% do PIB. Mas riqueza não quer dizer distribuição de renda e bem estar social. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nigeriano é baixo (0,471), colocando o país no 153º lugar no ranking mundial.
Olhando o que fazem os políticos de lá (que muitas vezes não ficam atrás dos de cá), dá para entender o motivo. No ano passado, o blog Graphic Details, da revista The Economist, mostrou que os parlamentares nigerianos eram os que tinham o rendimento mais desproporcional em relação à população. Ganhavam US$ 189,5 mil por ano: 116 mais que a média dos nigerianos.
Talvez seja por isso que, no último sábado (12), a lembrancinha do casamento da filha do presidente Goodluck Jonathan, Faith, tenha sido um tanto diferente. Esqueça os bem-casados. Os convidados receberam iPhones de ouro como lembrança.
Como você pode ver na foto, os aparelhos foram personalizados com os nomes dos noivos na “traseira” de ouro 24 quilates, que foi feita especialmente para a ocasião. Detalhe para os nomes dos noivos: FAITH (Fé) e GODSWILL (Vontade de Deus ou dos deuses).
Vai ver que foi a vontade de Deus que o presidente esbanjasse. Não que ele não esteja acostumado. No ano passado, Goodluck Jonathan encomendou, na conta do governo, 53 iPhones de ouro para comemorar os 53 anos de independência do país. Que beleza…

Fonte: DP.com.br

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Desmando em obras públicas de Sapeaçu.

Vejo nas redes debates de todos os tipos sobre a situação de Sapeaçu. Uns a favor à administração e outros contra. Porém, o que temos que fazer é tenta ajudar a melhorar esse município de alguma forma. Mesmo que seja apenas criticando e apontando os erros que estão espalhados pelos quatros cantos do município. Vemos também acerto. Por tanto, muito pouco de ante das possibilidades.
Outra coisa são os benefícios que os Governos Federal e Estadual estão destinando aos municípios brasileiros, que estamos vendo os governistas propagarem aos ventos. Mérito ou não do atual Gestor isso não importa, porque é esse o papel de um homem que se predispõem ser Prefeito e administrar um município é buscar recursos e benefícios para a população.
Bem, estou querendo chegar aos recursos públicos que são gerados a partir dos impostos pagos por cada compra que fazemos, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o recurso do FUNDEB, recurso do “Mais Educação” que por sinal as escolas que estão realizando esse Programa não estão dando almoço, do dinheiro da Saúde e outros que são destinados à manutenção do município como INFRAESTRUTURA e etc., que não estamos vendo nenhum progresso neste sentido.  Sobre esses recursos eu não vejo nenhuma propagando por parte dos governistas do município. Não vejo nenhum foguete ser tocado, buzinaço ou coisa do tipo. Aqui nas redes sociais não vejo ninguém comentar. Porém vem muito dinheiro por ano como mostra o link.
ACESSE ESSE LINK para os recursos de 2013:
http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2013&SelecaoUF=1&SiglaUF=BA&NomeUF=BAHIA&CodMun=3891&NomeMun=SAPEACU&ValorMun=25.447.714,37&Pagina=1
ACESSE ESSE LINK PARA OS RECURSOS DE 2014:
http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaAcoes.asp?Exercicio=2014&SelecaoUF=1&SiglaUF=BA&NomeUF=BAHIA&CodMun=3891&NomeMun=SAPEACU&ValorMun=4.621.316,36

E falando em recurso, ou melhor, DINHEIRO PÚBLICO eu vou mostrar uma obra que está sendo feita há quase um ano nesse município que é a Praça do Parque das Laranjeiras. Essa praça começou ser feita pelo meado do ano passado e até os dias de hoje ela ainda está no começo. Ela começou toda irregular. Quando uma obra pública vai ser construída, é dever do gestor público “PREFEITO” apresentar a população o PROJETO dessa obra o que não foi feito pelo Prefeito do município. Outra coisa, no local da obra deve ter placas indicando a fonte dos recursos, a contra partida do Município, placa do CREA e placa da empresa responsável pela construção. Ou seja, uma obra transparente para todas as pessoas do município ficar sabendo do que está acontecendo. Mas, nada disso podemos ver lá. Nem os funcionários usam fardas ou capacetes da empresa que é responsável pela obra. O que vemos lá é a praça sendo desmanchada para refazer porque o cimento que colocaram foi pouco e a chuva que deu quebrou as partes feitas. Outra coisa é a forma que a praça está sendo feita sem nivelamento. Não fizeram uma base nivelada para começar construí-la, e por isso a praça está toda rachada.


Veja as fotos:








Outra coisa que aproveito pra relatar é sobre o calçamento da mesma rua da praça que teve um projeto aprovado em 2009 que autorizava o ex-prefeito a tomar 550 mil reais no DESENBAHIA para a construção da mesma. Porém, não deu pra terminar e a construção ficou parada. No ano passado eu questionei sobre essa rua no portal (ASCOM - Prefeitura Municipal de Sapeaçu/www.sapeacu.ba.gov.br/https://www.facebook.com/prefeiturasapeacue) e obtive a seguinte resposta: “Bom dia! Se for a rua que liga a estrada de Castro Alves, passando pelo Parque Laranjeiras a BR 101, temos um projeto de drenagem e calçamento já aprovado, esperando apenas a liberação da parte documental por parte do DESENBAHIA. Jonival”.
 Bem, isso significa que foi tomado mais empréstimos no DESENBAHIA. Certo. Nada contra o empréstimo, mas, a forma que a rua esta sendo construída é uma vergonha. Essa semana passou um caminhão e já mostrou que o calçamento não está com capacidade para passar carretas com 60 a 70 toneladas como passam aqui na Rua Nova todos os dia.
Veja essas fotos: 


Só gostaria de saber do Gestor público desse município se ele tem conhecimento desses acontecimentos? Ou seja, do dinheiro público que está sendo jogado fora por quem está construindo essas obras, que antes de terminarem têm que refazer por faltar qualidade na construção?
Isso só faz atrasar as obras, além de deixar mais caras.
Qual a posição Prefeito que Vossa Excelência vai tomar em relação a esse desmando?

Alex Silva

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Caixa eletrônicos são explodido em Sapeaçu.

Nesta madrugada de quinta-feira, 17/04/14, por volta das 02:00 horas, homens pelo  que pareceu, fortemente armados, detonaram os caixas eletrônicos dos postos de atendimentos do Bradesco e da Caixa. O Posto de atendimento do Bradesco, que tem um caixa eletrônico, funciona na Praça XV de Novembro, aonde os bandidos chegaram e detonaram, destruindo todas as instalações. Não se sabe até aqui, se este mesmo grupo, detonou também o caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, que fica instalada na  Capaservis, órgão que fica anexo  a sede da Prefeitura de Sapeaçu e que é responsável pela parte de previdência  dos  servidores  públicos  municipais.   Neste local, que fica a cerca de 150 metros do caixa do Bradesco, que foi detonado, os bandidos também fizeram um estrago.

  Vale lembrar, que a Polícia Militar, da 27ª CIPM, com sede em Cruz das Almas, foi acionada, e junto com a guarnição daqui de Sapeaçu, comandada pelo Sargento Aragão, trocaram tiros com os bandidos, mas, pelo que parece até aqui, ninguém foi preso e os bandidos conseguiram fugir e nem a quantia levada foi revelada. Confira fotos:


Fonte: Sapeaçu na Mídia

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Decisão judicial inédita obriga Anvisa a liberar medicamento derivado da maconha

Decisão judicial inédita obriga Anvisa a liberar medicamento derivado da maconha  

Uma criança com epilepsia conquistou o direito de usar um medicamento a base de Canabidiol (CBD), derivado da maconha, e abriu um precedente para o tratamento de doenças com a droga no país. A decisão liminar da Justiça Federal em Brasília, desta quinta-feira (2), determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entregue o remédio à família do menor. Ao usar o medicamento, Anny, de quatro anos, deixou de sofrer crises convulsivas. A família comprava o medicamento de forma clandestina, pela internet. Na compra mais recente, a Anvisa reteve o produto e cobrou explicações da família, que entrou com pedido de liberação na Justiça. A liberação pode ajudar outros pacientes no Brasil que dependam de drogas sem registro no país. Para conseguir a liberação do Canabidiol, o advogado da menina sustentou que a substância não é proibida no país. “É o primeiro caso do Brasil e abre um precedente muito importante. Tenho convicção de que pode servir de referencia para outros tratamentos”, afirmou o defensor Luiz Fernando Pereira ao site O Globo. 

Paulo Souto é o candidato da oposição ao governo da Bahia

ACM Neto escolheu Paulo Souto. Geddel deve ter candidatura avulsa da oposição.
ACM Neto escolheu Paulo Souto. Geddel deve ter candidatura avulsa da oposição.
Parece que a novela na candidatura da oposição ao governo da Bahia chegou ao fim, pelo menos para o PSDB e o DEM, já para o PMDB o enredo continua individualmente.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) decidiu pela candidatura de seu correligionário, o ex- governador Paulo Souto, que também tinha a preferência pela maioria dos deputados na oposição e lidera as pesquisas de consumo interno do grupo.
Já o ex- deputado federal e ex- ministro, Geddel Viera Lima, deve lançar sua candidatura avulsa e já conversa com alguns partidos.
Segundo análise de alguns deputados, duas candidatura da oposição, atrapalha os planos do prefeito ACM Neto de retomar o governo da Bahia das mãos do PT. A quem diga que a oposição vai jogar a última cartada, para manter Geddel e o PMDB na união das oposições.

Fonte: Blog Agravo

Será que foi erro mesmo?

IPEA ERROU !

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta sexta-feira (4) que errou ao divulgar na semana passada pesquisa segundo a qual 65,1% dos brasileiros concordam inteiramente ou parcialmente com a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". De acordo com o instituto, o percentual correto é 26%. O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Rafael Guerreiro Osório, pediu exoneração assim que o erro foi constatado, informou o instituto. A pesquisa, intitulada "Tolerância social à violência contra as mulheres", teve ampla repercussão. A presidente Dilma Rousseff chegou a comentar por meio do microblog Twitter. Com base nos dados da pesquisa, ela disse que o país tem "muito o que avançar no combate à violência contra a mulher".
Em razão da pesquisa, a jornalista Nana Queiroz, de Brasília, lançou um protesto chamado "Eu não mereço ser estuprada", que se espalhou pelas redes sociais, com fotos de homens e mulheres reproduzindo a frase em fotos pessoais. Pelo Twitter, ela disse que foi ameaçada de estupro devido à repercussão da campanha e recebeu a solidariedade de Dilma.
A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, também aderiu à campanha e publicou foto com os dizeres "As mulheres não merecem ser estupradas". Segundo o Ipea, a pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres. Em nota divulgada nesta sexta, o instituto pede desculpas e informa que "o erro relevante" foi motivado por uma troca de gráficos que inverteu resultados de duas das questões – "Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar" e "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". "Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias", diz o texto da nota.
Apesar do erro, a nota do Ipea afirma que as conclusões gerais da pesquisa "continuam válidas". "Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres", afirmou o instituto.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sapeaçu começa a receber as Cisternas do Programa Água para Todos

Sapeaçu começa a receber as Cisternas do Programa Água para Todos


A Prefeitura de Sapeaçu, em parceria com a Companhia Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através do programa “Água Para Todos”, está recebendo 633 cisternas de 16 mil litros cada, para oferecer água de qualidade aos cidadãos da zona rural do município.


O Programa Água para Todos, que integra o Plano Brasil Sem Miséria, foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial.

O prefeito de Sapeaçu, Jonival Lucas, acompanha a chegada de dezenas de carretas transportando as cisternas destinadas a Sapeaçu. "Os beneficiados são pessoas que realmente precisam deste bem tão precioso e que não dispõem de fontes permanentes de água. Os moradores da zona rural agora terão condição de armazená-la seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais”, afirma o prefeito.

“A comunidade está muito feliz com a chegada dessas cisternas, pois sofremos muito com a falta de água, agora a nossa situação vai melhorar. Quero agradecer ao Governo do Estado e principalmente ao prefeito Jonival Lucas e sua equipe por tornar nosso sonho uma realidade. Agora teremos qualidade de vida”, relata Edson Silva, presidente da Associação Tapera e Km 7, que divide sua casa com a esposa e duas filhas, ao fazer o acompanhamento da chegada das cisternas.

As cisternas de polietileno, utilizadas no Programa Água para Todos, estão atraindo a atenção de pessoas que passam no local do Estádio Municipal, onde uma parte está sendo descarregada. Esses reservatórios foram adotados por possuírem tecnologia moderna já testada e aprovada em países como México, Austrália e Indonésia. Além da cisterna cada família também recebe calhas, tubulações, bombas manuais, 7 mil litros de água potável e outros acessórios.




Matéria compartilhada da ASCOM-Sapeaçu, com foto e texto de autoria de Drica de Castro.